{"id":13231,"date":"2021-03-05T15:45:24","date_gmt":"2021-03-05T15:45:24","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13231"},"modified":"2021-03-05T15:45:24","modified_gmt":"2021-03-05T15:45:24","slug":"relatorio-mostra-falha-de-50-anos-da-industria-da-aviacao-em-aumentar-a-eficiencia-no-consumo-de-combustivel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/relatorio-mostra-falha-de-50-anos-da-industria-da-aviacao-em-aumentar-a-eficiencia-no-consumo-de-combustivel\/","title":{"rendered":"Relat\u00f3rio mostra falha de 50 anos da ind\u00fastria da avia\u00e7\u00e3o em aumentar a efici\u00eancia no consumo de combust\u00edvel"},"content":{"rendered":"

Bruxelas \/ Lisboa \u2013 Os avi\u00f5es comerciais de hoje n\u00e3o s\u00e3o mais eficientes em termos de consumo de combust\u00edvel que os seus equivalentes de h\u00e1 cinquenta anos atr\u00e1s e os argumentos da ind\u00fastria da avia\u00e7\u00e3o que menciona uma melhoria de 70% na efici\u00eancia do consumo de combust\u00edvel s\u00e3o falsos. Estas s\u00e3o as conclus\u00f5es de um relat\u00f3rio do Laborat\u00f3rio Nacional Aeroespacial Holand\u00eas (Dutch National Aerospace Laboratory (NLR) ) publicado hoje pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) de que a Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza \u00e9 membro e divulgado no Dia Internacional da Avia\u00e7\u00e3o Civil cujo tema \u00e9 precisamente o ambiente.<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

O novo relat\u00f3rio foi solicitado para investigar o an\u00fancio por parte de grupos chaves da ind\u00fastria aeron\u00e1utica como a Associa\u00e7\u00e3o Internacional de Transporte A\u00e9reo (International Air Transport Association (IATA)) que afirmam \u201cOs avi\u00f5es que s\u00e3o hoje introduzidos na frota s\u00e3o 70% mais eficientes em termos de consumo de combust\u00edvel que os de h\u00e1 40 anos atr\u00e1s\u201d. (1)<\/p>\n

 <\/p>\n

O NLR, instituto l\u00edder mundial de investiga\u00e7\u00e3o aeroespacial identificou que a fonte original do valor de 70%, o Relat\u00f3rio Especial sobre Avia\u00e7\u00e3o e a Atmosfera Golbal do Painel Intergovernamental para as Altera\u00e7\u00f5es Clim\u00e1ticas (IPCC) de 1999 (2), apenas examinou as melhorias durante a era a jacto e ignorou os avi\u00f5es a h\u00e9lice dos anos 50. O relat\u00f3rio mostra que o foco na velocidade que conduziu \u00e0 introdu\u00e7\u00e3o de reactores a jacto nos 1960s causou uma redu\u00e7\u00e3o inicial enorme na efici\u00eancia do consumo de combust\u00edvel e s\u00f3 agora est\u00e1 a ser recuperada. Por exemplo, o Lockheed Super Constellation de meio dos anos 1950s era pelo menos duas vezes mais eficiente que os primeiros jactos e t\u00e3o eficiente como os avi\u00f5es de hoje.<\/p>\n

 <\/p>\n

O estudo mostra que at\u00e9 os ganhos de efici\u00eancia ocorridos durante a era dos jactos t\u00eam sido exagerados. O primeiro ponto de refer\u00eancia do estudo do IPCC foi o jacto de passageiros de maior gasto de combust\u00edvel alguma vez produzido, o De Havilland Comet 4 que consumia muito mais fuel que outros avi\u00f5es a jacto anteriores. O segundo ponto de refer\u00eancia, no entanto, foi o avi\u00e3o de passageiros mais fuel-eficiente produzido at\u00e9 \u00e0 data.<\/p>\n

 <\/p>\n

De forma significativa o relat\u00f3rio tamb\u00e9m levanta d\u00favidas sobre as previs\u00f5es da ind\u00fastria sobre as melhorias futuras em termos de efici\u00eancia no consumo de combust\u00edvel afirmando \u201cmuitos estudos sobre ganhos previstos no futuro tendem a ser demasiado optimistas.\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

Jos Dings, Director do T&E disse, \u201cA ind\u00fastria tem deliberadamente enganado o p\u00fablico para encobrir o seu falhan\u00e7o em termos de melhoria de efici\u00eancia. N\u00e3o h\u00e1 reza\u00e7\u00e3o para acreditar que eles venham a dar prioridade \u00e0 efici\u00eancia no futuro a n\u00e3o ser que os governos avancem com incentivos s\u00e9rios para reduzir as emiss\u00f5es.\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

O T&E publicou os resultados encontrados no estudo feito no \u00e2mbito do Dia Internacional da Avia\u00e7\u00e3o Civil, este ano dedicado ao ambiente, onde foi sublinhado a falha da Organiza\u00e7\u00e3o Internacional da Avia\u00e7\u00e3o Civil (ICAO), os organizadores do evento, em tomar medidas com vista a reduzir as emiss\u00f5es \u2013 uma responsabilidade que lhes foi dada quando o Protocolo de Quioto foi assinado em 1997. (3) A \u00faltima assembleia geral da ICAO em Outubro de 2004 proibiu efectivamente aos estados a introdu\u00e7\u00e3o de taxas relativas \u00e1s emiss\u00f5es, numa resolu\u00e7\u00e3o que \u201caconselha os estados membros a n\u00e3o implementarem unilateralmente taxas de emiss\u00e3o (antes) da pr\u00f3xima sess\u00e3o ordin\u00e1ria da assembleia em 2007\u201d.<\/p>\n

 <\/p>\n

O T&E recomenda com alguma precau\u00e7\u00e3o a proposta recente da UE em incluir as emiss\u00f5es da avia\u00e7\u00e3o no Sistema de Com\u00e9rcio de Emiss\u00e3o da Uni\u00e3o Europeia (EU-ETS) ap\u00f3s 2009 mas chama \u00e0 aten\u00e7\u00e3o que o com\u00e9rcio s\u00f3 por si n\u00e3o ir\u00e1 dar o incentivo suficiente para reduzir as emiss\u00f5es no montante necess\u00e1rio (4). A acrescentar ao com\u00e9rcio de emiss\u00f5es, o T&E apela a um pacote de medidas adicionais incluindo taxas sobre o fuel e taxas de emiss\u00e3o associadas \u00e0s rotas.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u201cSem IVA a ser pago nos bilhetes internacionais, sem taxas no fuel e milhares de milh\u00f5es de Euros em ajuda dadas \u00e0 Airbus e Boeing, o sector da avia\u00e7\u00e3o continua a operar num universo paralelo onde subs\u00eddios directos e indirectos s\u00e3o oferecidos. Na aus\u00eancia de ac\u00e7\u00e3o internacional, a UE deve prosseguir a sua proposta de introduzir o com\u00e9rcio de emiss\u00f5es t\u00e3o rapidamente quanto poss\u00edvel e tamb\u00e9m avan\u00e7ar com um pacote de medidas adicionais para conseguir cortes significativos nas emiss\u00f5es\u201d diz Dings.<\/p>\n

 <\/p>\n

– FIM –<\/p>\n

7 Dezembro 2005<\/p>\n

(Dia Internacional da Avia\u00e7\u00e3o Civil \u2013 Tema: The Greening of Flight)<\/p>\n

 <\/p>\n

Mais informa\u00e7\u00e3o:<\/p>\n

Francisco Ferreira, Quercus, +1 (514) 578 6251<\/p>\n

Jos Dings, Director, T&E +32 498 515 319<\/p>\n

Dudley Curtis, Communications Officer, T&E +32 2 289 1042<\/p>\n

 <\/p>\n

(1) Ver IATA Environmental Review 2004 (link<\/a>) (2) Texto complete do relat\u00f3rio IPCC 1999 (link<\/a>). (3) O sector da avia\u00e7\u00e3o internacional (bem como o da navega\u00e7\u00e3o internacional) foi exclu\u00eddo do Protocolo de Quioto sobre Altera\u00e7\u00f5es Clim\u00e1ticas. No quadro do acordo de Quioto, a responsabilidade em reduzir as emiss\u00f5es foi transferida para a Organiza\u00e7\u00e3o Internacional da Avia\u00e7\u00e3o Civil (ICAO)\u00a0http:\/\/www.icao.int<\/a>\/, uma organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas. At\u00e9 agora n\u00e3o houve qualquer ac\u00e7\u00e3o apesar do facto das emiss\u00f5es de CO2 do sector estarem a aumentar 4% ao ano \u2013 mais rapidamente que qualquer outro modo de transporte. (4) A Comiss\u00e3o Europeia prop\u00f4s em Setembro que o sector da avia\u00e7\u00e3o passe a incluir o Sistema de Com\u00e9rcio de Emiss\u00e3o da Uni\u00e3o Europeia (EU-ETS). Tal \u00e9 pouco prov\u00e1vel que aconte\u00e7a antes de 2009 e ir\u00e1 requerer a prova\u00e7\u00e3o dos governos nacionais e do Parlamento Europeu antes que tais medidas possam ser introduzidas (link<\/a>). O impacte real do com\u00e9rcio de emiss\u00f5es depende de como o sistema for desenhado. O T&E e a Quercus apelam a medidas que resultem no m\u00e1ximo de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es: – Todos os v\u00f4os partindo ou chegando a aeroportos europeus dever\u00e3o ser abrangidos. N\u00e3o apenas v\u00f4os intra-europeus. – O sistema deve contabilizar para o impacte complete da avia\u00e7\u00e3o no clima. O CO2 est\u00e1 associado apenas a 25-50% dos gases de efeito de estufa dos avi\u00f5es. – Os limites de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es devem estar em linha com os actuais objectivos de Quioto para outros sectores. – As licen\u00e7as de emiss\u00e3o devem ser vendidas em leil\u00e3o e n\u00e3o oferecidas aos actuais operadores. Nota: O relat\u00f3rio completo NLR \/ Peeters Advies incluindo o sum\u00e1rio e conclus\u00f5es pode ser retirado da internet\u00a0aqui<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

A imagem pode ser usada pela comunica\u00e7\u00e3o social europeia entre 7 e 14 de Dezembro de 2005: T\u00edtulo: A Lockheed Super Constellation (circa 1955), t\u00e3o fuel-eficiente como os avi\u00f5es de passageiros actuais Cr\u00e9dito: Hulton Archive \/ Getty Images Imagem em alta resolu\u00e7\u00e3o poss\u00edvel de ser retirada\u00a0daqui<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Acerca do T&E \/ Quercus<\/b>\u00a0T&E \u00e9 a principal organiza\u00e7\u00e3o ambiental europeia que efectua campanhas sobre transportes. is Europe\u2019s principal environmental organisation campaigning specifically on transport. Os membros s\u00e3o ONGs de praticamente todos os pa\u00edses Europeus, todas elas promovendo uma vis\u00e3o ambiental sobre transportes. A Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza \u00e9 membro do T&E.\u00a0www.t-e.nu<\/a>\u00a0\/\u00a0www.quercus.pt<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Bruxelas \/ Lisboa \u2013 Os avi\u00f5es comerciais de hoje n\u00e3o s\u00e3o mais eficientes em termos de consumo de combust\u00edvel que os seus equivalentes de h\u00e1 cinquenta anos atr\u00e1s e os argumentos da ind\u00fastria da avia\u00e7\u00e3o que menciona uma melhoria de 70% na efici\u00eancia do consumo de combust\u00edvel s\u00e3o falsos. Estas s\u00e3o as conclus\u00f5es de um […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[92,255],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13231"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=13231"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13231\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":13242,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13231\/revisions\/13242"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=13231"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=13231"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=13231"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}