{"id":13228,"date":"2021-03-05T15:45:09","date_gmt":"2021-03-05T15:45:09","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13228"},"modified":"2021-03-05T15:45:09","modified_gmt":"2021-03-05T15:45:09","slug":"alteracoes-climaticas-so-faltam-24-horas-algum-avanco-mas-se-calhar-vamos-ter-que-ficar-ate-sabado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/alteracoes-climaticas-so-faltam-24-horas-algum-avanco-mas-se-calhar-vamos-ter-que-ficar-ate-sabado\/","title":{"rendered":"Altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas: S\u00f3 faltam 24 horas\u2026 algum avan\u00e7o, mas se calhar vamos ter que ficar at\u00e9 s\u00e1bado"},"content":{"rendered":"

\u00c0 hora em que este pen\u00faltimo di\u00e1rio \u00e9 escrito h\u00e1 um conjunto de negoica\u00e7\u00f5es a decorrerem.<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Basicamente h\u00e1 tr\u00eas grupos separados:<\/p>\n

 <\/p>\n

– um sobre o texto final da Confer\u00eancia a aprovar na Confer\u00eancia das Partes (por todos os pa\u00edses, incluindo os EUA) e cujo t\u00edtulo mais prov\u00e1vel \u00e9 \u201cDecis\u00e3o para melhorar a implementa\u00e7\u00e3o da Conven\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas sobre Altera\u00e7\u00f5es Clim\u00e1ticas\u201d; espera-se assim algo muito gen\u00e9rico e sem grande peso pol\u00edtico mas ainda faltam umas horas;<\/p>\n

 <\/p>\n

– segundo grupo est\u00e1 a trabalhar sobre o c\u00e9lebre artigo 3.9 sobre as negocia\u00e7\u00f5es p\u00f3s-2012 no quadro do Encontro das Partes (os pa\u00edses que ratificaram Quioto); a\u00ed a situa\u00e7\u00e3o evoluiu ligeiramente apesar de estar aqu\u00e9m do desej\u00e1vel; aponta-se neste momento para a cria\u00e7\u00e3o de um grupo \u201cad-hoc\u201d que ter\u00e1 o mandato para estabelecer as negocia\u00e7\u00f5es nos pr\u00f3ximos anos, havendo o compromisso de tal ter de estar resolvido de modo a n\u00e3o haver nenhum intervalo p\u00f3s-2012, mas sem uma data limite que no entender das associa\u00e7\u00f5es deveria ser 2008; aproveita-se para lembrar que as linhas do Protocolo de Quioto foram na altura delineadas por um grupo chefiado pelo Embaixador da Argentina, Raul Estrada, no quadro do denominado Mandato de Berlim, resultante da primeira Confer\u00eancia das Partes da Conven\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

– um terceiro grupo dedica-se a fazer a definir o procedimento de revis\u00e3o do Protocolo de Quioto que ter\u00e1 lugar no pr\u00f3ximo ano.<\/p>\n

 <\/p>\n

Assim, alguns avan\u00e7os mas ainda aqu\u00e9m do desej\u00e1vel foram feitos, sendo que as negocia\u00e7\u00f5es apontam para decis\u00f5es l\u00e1 bem para a noite de sexta-feira.<\/p>\n

 <\/p>\n

Entretanto o ex-Presidente dos EUA, Bill Clinton, estar\u00e1 presente no \u00faltimo dia na Confer\u00eancia e talvez traga algumas not\u00edcias sobre o que a esposa far\u00e1 em mat\u00e9ria de altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas se vier a ser Presidente a partir de Janeiro 2009\u2026<\/p>\n

 <\/p>\n

Estamos aqui para proteger o planeta<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

O Primeiro-Ministro Canadiano Paul Martin abriu na quarta-feira o segmento de alto-n\u00edvel da Confer\u00eancia com um claro pedido para ac\u00e7\u00e3o em mat\u00e9ria de altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas e recebeu no final uma longa ova\u00e7\u00e3o. O Primeiro-Ministro tocou tamb\u00e9m uma das grandes tens\u00f5es nesta Confer\u00eancia \u2013 a falha dos pa\u00edses mais desenvolvidos em assumirem a sua quota-parte de responsabilidade em resolver o problema. Ele disse: \u201cAs altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas s\u00e3o um desafio mundial que exige uma resposta global; por\u00e9m, h\u00e1 na\u00e7\u00f5es que continuam a resistir, vozes que tentam diminuir a urg\u00eancia ou esquecer a ci\u00eancia \u2013 e declarar, por palavras ou indiferen\u00e7a, que n\u00e3o \u00e9 um problema nosso para resolver.\u201d A resposta dos Estados Unidos da Am\u00e9rica n\u00e3o se fez esperar<\/p>\n

 <\/p>\n

Portugal discursou no segmento de alto-n\u00edvel na quinta-feira \u00e0 tarde<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Os discursos neste segmento s\u00e3o sempre muito formais mas servem para identificar as preocupa\u00e7\u00f5es principais de cada um dos Governos. Curioso o destaque para o Plano Tecnol\u00f3gico que assim chega a um F\u00f3rum internacional e para a central solar de Moura, investimento que n\u00e3o deixa de ser question\u00e1vel \u00e0 escala nacional. Virtude acima de tudo na garantia de cumprimento do Protocolo e no enfrentar de metas mais rigorosas a que a pr\u00f3pria Uni\u00e3o Europeia se comprometeu.<\/p>\n

 <\/p>\n

Aqui est\u00e1 o seu conte\u00fado:<\/p>\n

 <\/p>\n

STATEMENT BY H.E MR. HUMBERTO ROSA<\/p>\n

PORTUGUESE SECRETARY OF STATE FOR ENVIRONMENT<\/p>\n

 <\/p>\n

AT COP 11 OF THE UNFCCC AND COP\/MOP 1 OF THE KYOTO PROTOCOL<\/p>\n

 <\/p>\n

Mr. Chair \/ President, Ladies and Gentlemen<\/p>\n

 <\/p>\n

We are gathered in Montreal to both celebrate the historical entry into force of the Kyoto Protocol, but also to look beyond the horizon and begin charting a course for further climate change action.<\/p>\n

 <\/p>\n

Indeed, continuing rising temperatures and extreme weather events, such as this summer devastating hurricane season in the Americas, forest fires in Portugal and one of the worst drought in Southern Europe, attest a changing climate that, pure and simply, requires concerted global action.<\/p>\n

 <\/p>\n

Portugal shares its responsibilities under the global climate change regime, in the framework of the European Community.<\/p>\n

 <\/p>\n

We are fully committed to complying with the Kyoto Protocol.<\/p>\n

 <\/p>\n

Granted, our emissions have been rising at a rate which certainly raises concerns due to it being one of the most challenging reductions amongst developed countries.<\/p>\n

 <\/p>\n

But this challenge also raises our determination to put in place policies and measures to reduce emissions, increase energy efficiency, and improve public transportation.<\/p>\n

 <\/p>\n

Technology plays a key role in our policy. The government\u2019s Technology Plan is aimed at transforming Portugal\u2019s technological profile through, for instance, over 4 billion euros investment in green, state of the art, projects in renewable energy.<\/p>\n

 <\/p>\n

Among these, wind power, is a key priority. In 2004 Portugal was the second country in the world in terms of wind power capacity growth.<\/p>\n

 <\/p>\n

In the first semester of 2005 the wind power generation more than doubled reaching more than 1000 MW by years end.<\/p>\n

 <\/p>\n

The Portuguese government has recently decided to set a more ambitious target for wind power capacity by 2010 \u2013 up to 5100 MW.<\/p>\n

 <\/p>\n

This increases our renewable electricity production target from 39% to 44%.<\/p>\n

 <\/p>\n

Also in 2005, the Government approved what will be the world\u00b4s largest solar generation plant with a 60 MW electric production capacity.<\/p>\n

 <\/p>\n

But because meeting our target will require additional action, we are updating the National Climate Change Program to define which further measures Portugal will need to put in place.<\/p>\n

 <\/p>\n

With that in mind, Portugal will make full use of all the policy instruments available, including the Kyoto Mechanisms.<\/p>\n

 <\/p>\n

We are cooperating with a number of developing country partners, in particular the Portuguese Speaking Countries in Africa and Latin America, to identify opportunities and to promote and facilitate investment in the Clean Development Mechanism.<\/p>\n

 <\/p>\n

Government is in the process of establishing the Portuguese Carbon Fund, which will invest in the Kyoto mechanisms.<\/p>\n

 <\/p>\n

But Portugal is also deeply committed to enhancing and streamlining our climate development cooperation with developing countries.<\/p>\n

 <\/p>\n

In this regard, Portugal is active in two innovative networks: the Portuguese Speaking Countries Network on Climate Change and the Ibero-American Network of Climate Change Offices.<\/p>\n

 <\/p>\n

These initiatives deal with a broad range of issues, focusing particularly on capacity building and on adaptation to climate change.<\/p>\n

 <\/p>\n

[Mr. Chair \/ President]<\/p>\n

 <\/p>\n

President Dion has presented us three challenges in our coming to Montreal, of which I will highlight your third \u201ci\u201d: be innovative with regard to the future.<\/p>\n

 <\/p>\n

Portugal believes the time has arrived for the world to engage in open dialogue on how to tackle climate change, taking into account our common but differentiated responsibilities and respective capabilities.<\/p>\n

 <\/p>\n

Scientific knowledge leaves no room for doubt that the World needs to act.<\/p>\n

 <\/p>\n

Developed countries will take the lead and further reduce their aggregate emissions. In Europe, our heads of state and government have steered our societies on such a path.<\/p>\n

 <\/p>\n

But, Mr. [Chair \/ President] and Ladies and gentlemen,<\/p>\n

 <\/p>\n

the challenge ahead of us is of such magnitude, and the action required so widespread that all countries \u2013 developed and developing alike \u2013 must increasingly take part in combating global climate change.<\/p>\n

 <\/p>\n

The future clearly looks multifaceted and challenging. It requires innovative and concerted actions by the world community. It requires an inclusive dialogue and fair outcomes.<\/p>\n

 <\/p>\n

Portugal will continue taking its share of the global responsibility.<\/p>\n

 <\/p>\n

Thank you very much<\/p>\n

 <\/p>\n

Rede de Ac\u00e7\u00e3o Clim\u00e1tica reuniu com Secret\u00e1rio de Estado do Ambiente<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

A Quercus atrav\u00e9s de Francisco Ferreira, o Director da Rede de Ac\u00e7\u00e3o Clim\u00e1tica Europeia, Matthias Duwe, bem como tr\u00eas membros da CAN Internacional: Alden Meyer dos EUA e Mark Lutes e Rubens Born do Brasil reuniram com o Secret\u00e1rio de Estado do Ambiente de Portugal, Prof. Humberto Rosa, entre as 10.30h e as 11h, hora do Canad\u00e1 (5 horas mais cedo que em Portugal); foi discutida a posi\u00e7\u00e3o de Portugal e da Uni\u00e3o Europeia nas negocia\u00e7\u00f5es a decorrer, tendo sido igualmente expostas as preocupa\u00e7\u00f5es das organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00c0s 15h, hora do Canad\u00e1, a delega\u00e7\u00e3o portuguesa promoveu no pavilh\u00e3o da Uni\u00e3o Europeia um evento de lan\u00e7amento da Rede de Organismos de Altera\u00e7\u00f5es Clim\u00e1ticas da CPLP (RELAC), bem como a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Guin\u00e9-Bissau em mat\u00e9ria de altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas.<\/p>\n

 <\/p>\n

O Pr\u00e9mio \u201cF\u00f3ssil do Dia\u201d<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Pr\u00e9mio atribu\u00eddo diariamente por vota\u00e7\u00e3o das organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais de ambiente aos pa\u00edses que em termos negociais t\u00eam pior comportamento. O primeiro lugar do F\u00f3ssil do Dia de quinta-feira foi atribu\u00eddo \u00e0 Uni\u00e3o Europeia por se opor constantemente ao fixar de uma data limite para as negocia\u00e7\u00f5es p\u00f3s-2012, os Estados Unidos da Am\u00e9rica recebeu o segundo lugar por n\u00e3o se encontrar, nem sequer para discutir, com parceiros como as ONGAs, e o terceiro \u00e0 R\u00fassia, por bloquear as negocia\u00e7\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o ao artigo 3.9 do Protocolo de Quioto que estabelece o quadro negocial para os pr\u00f3ximos anos em rela\u00e7\u00e3o ao p\u00f3s-2012 (www.fossil-of-the-day.org\/<\/a>)<\/p>\n

 <\/p>\n

Di\u00e1rio da Quercus sobre a COP-11\/MOP-1<\/p>\n

Montreal, 9 de Dezembro de 2005<\/p>\n

 <\/p>\n

A foto do dia<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

(a quantidade de informa\u00e7\u00e3o em jogo nesta confer\u00eancia \u00e9 tanta, e muita dela sem ser em formato electr\u00f3nico, o que resulta em verdadeiros corredores de papelada, alguma dela j\u00e1 bem misturada)\u00a0Fotos de eventos<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Hoje, para al\u00e9m da foto do dia, duas fotos extra: o lan\u00e7amento da RELAC (mencionada anteriormente), e o discurso do Secret\u00e1rio de Estado do Ambiente de Portugal no Plen\u00e1rio.<\/p>\n

 <\/p>\n

O cartoon do dia<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Di\u00e1rio da Quercus sobre a COP-11\/MOP-1\u00a08 de Dezembro de 2005<\/a>\u00a07 de Dezembro de 2005<\/a>\u00a06 de Dezembro de 2005<\/a>\u00a05 de Dezembro de 2005<\/a>\u00a04 de Dezembro de 2005<\/a>\u00a03 de Dezembro de 2005<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

\u00c0 hora em que este pen\u00faltimo di\u00e1rio \u00e9 escrito h\u00e1 um conjunto de negoica\u00e7\u00f5es a decorrerem.   Basicamente h\u00e1 tr\u00eas grupos separados:   – um sobre o texto final da Confer\u00eancia a aprovar na Confer\u00eancia das Partes (por todos os pa\u00edses, incluindo os EUA) e cujo t\u00edtulo mais prov\u00e1vel \u00e9 \u201cDecis\u00e3o para melhorar a implementa\u00e7\u00e3o […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[92,255],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13228"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=13228"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13228\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":13239,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13228\/revisions\/13239"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=13228"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=13228"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=13228"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}