{"id":13084,"date":"2021-03-05T15:30:21","date_gmt":"2021-03-05T15:30:21","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13084"},"modified":"2021-03-05T15:30:21","modified_gmt":"2021-03-05T15:30:21","slug":"semana-da-mobilidade-quercus-alerta-para-as-consequencias-da-poluicao-na-saude-publica-urgente-implementar-medidas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/semana-da-mobilidade-quercus-alerta-para-as-consequencias-da-poluicao-na-saude-publica-urgente-implementar-medidas\/","title":{"rendered":"Semana da Mobilidade – Quercus Alerta para as Consequ\u00eancias da Polui\u00e7\u00e3o na Sa\u00fade P\u00fablica. Urgente Implementar Medidas"},"content":{"rendered":"

A QUERCUS alertou hoje para as consequ\u00eancias da polui\u00e7\u00e3o autom\u00f3vel na sa\u00fade p\u00fablica e para a aus\u00eancia de medidas que conduzam a uma mobilidade mais sustent\u00e1vel, colocando mais de 50 CRUZES NEGRAS ao longo da Avenida da Liberdade, em Lisboa.<\/b><\/p>\n

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Os dados que t\u00eam vindo a ser disponibilizados nos \u00faltimos anos revelam que \u00e9 cada vez mais urgente intervir sobre o tr\u00e1fego do interior das cidades do Porto e Lisboa e respectivas envolventes, de forma a minorar os efeitos graves da m\u00e1 qualidade do ar na sa\u00fade p\u00fablica e permitir assim o cumprimento da legisla\u00e7\u00e3o nacional e europeia.<\/p>\n

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Polui\u00e7\u00e3o por Ozono troposf\u00e9rico<\/b><\/p>\n

Os dados disponibilizados pelo Instituto do Ambiente (www.qualar.org<\/a>) revelam que nos \u00faltimos dois anos o n\u00famero de exced\u00eancias ao limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico (180 ug\/m3 por hora) para o poluente Ozono troposf\u00e9rico tem vindo a atingir valores recordes em Portugal:<\/p>\n

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-Em 2005 foram registadas 900 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

-Em 2006, at\u00e9 19 de Setembro, j\u00e1 haviam sido registadas 705 horas em exced\u00eancia ao limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico para o poluente Ozono troposf\u00e9rico;<\/p>\n

-S\u00f3 na semana de 6 a 12 de Agosto de 2006 foram registadas 354 horas em exced\u00eancia ao limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

-A 11 de Agosto foram registadas 101 horas em exced\u00eancia ao limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico, um valor nunca antes registado em Portugal.<\/p>\n

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Consequ\u00eancias:<\/b><\/p>\n

De acordo com dados de 2000, o excesso de Ozono troposf\u00e9rico provoca em Portugal 500 mortes prematuras por ano (estudo do Instituto Internacional para An\u00e1lise Aplicada de Sistemas, da \u00c1ustria).<\/p>\n

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Polui\u00e7\u00e3o por Part\u00edculas Inal\u00e1veis (PM10)<\/b><\/p>\n

Nos \u00faltimos anos os n\u00edveis excessivos de polui\u00e7\u00e3o por Part\u00edculas Inal\u00e1veis t\u00eam atingido valores preocupantes, principalmente nas regi\u00f5es de Lisboa e Porto.<\/p>\n

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A Avenida da Liberdade, em Lisboa, tem sido considerada um dos pontos mais polu\u00eddos da Europa, apresentando j\u00e1 desde 2001 valores excessivos de Part\u00edculas Inal\u00e1veis que obrigam ao desenvolvimento de Planos e Programas para a redu\u00e7\u00e3o da polui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Apesar de, por ano, o valor m\u00e1ximo admiss\u00edvel para as Part\u00edculas Inal\u00e1veis ser de 35 dias em excesso (m\u00e9dias di\u00e1rias acima de 50 ug\/m3), na Avenida da Liberdade, j\u00e1 desde 2001, o n\u00famero de dias em excesso tem sido sempre superior a 111:<\/p>\n

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-Em 2003, o n\u00famero de dias em excesso foi 131;<\/p>\n

-Em 2004, o n\u00famero de dias em excesso foi 119;<\/p>\n

-Em 2005, at\u00e9 ao m\u00eas de Setembro j\u00e1 tinham sido atingidos 124 dias em excesso;<\/p>\n

-Em 2006, no fim de Fevereiro j\u00e1 tinha sido ultrapassado o n\u00famero m\u00e1ximo de dias em excesso permitido por ano (35 dias).<\/p>\n

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Consequ\u00eancias: De acordo com dados de 2004, o excesso de Part\u00edculas Inal\u00e1veis provoca em Portugal quase 4000 mortes prematuras e uma redu\u00e7\u00e3o de 5 meses na esperan\u00e7a m\u00e9dia de vida dos lisboetas e portuenses (estudo da Ag\u00eancia Europeia do Ambiente).<\/p>\n

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Consequ\u00eancias para a sa\u00fade p\u00fablica<\/b><\/p>\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade estima que as doen\u00e7as associadas \u00e0 polui\u00e7\u00e3o do ar por part\u00edculas inal\u00e1veis pode ser considerada dentro das dez maiores causas de morte nos pa\u00edses desenvolvidos. Este facto foi detalhado por um estudo da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade que estima que no total da Fran\u00e7a, Sui\u00e7a e \u00c1ustria a polui\u00e7\u00e3o do ar seja respons\u00e1vel por 6% do total da mortalidade, resultando em mais de 40 mil casos de morte por ano atribu\u00eddos a esta causa, metade deles resultante especificamente das emiss\u00f5es de tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio. Estima-se igualmente que o tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio nestes pa\u00edses cause por ano: 25 mil novos casos de bronquite cr\u00f3nica em adultos, 290 mil epis\u00f3dios de bronquite em crian\u00e7as, 500 mil ataques de asma e 16 milh\u00f5es de pessoas\/dia de actividades limitadas. Os custos da polui\u00e7\u00e3o do ar para estes tr\u00eas pa\u00edses foram estimados em cerca de 1,7% do seu PIB. O total da popula\u00e7\u00e3o dos tr\u00eas pa\u00edses atinge cerca de 75 milh\u00f5es de habitantes; os pa\u00edses em causa apresentam concentra\u00e7\u00f5es menores de part\u00edculas inal\u00e1veis nas grandes cidades em compara\u00e7\u00e3o com Portugal.<\/p>\n

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Planos e Programas para a melhoria da qualidade do ar<\/b><\/p>\n

Em sequ\u00eancias dos elevados n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o por Part\u00edculas Inal\u00e1veis registados em Lisboa e no Porto foram elaborados, de acordo com o previsto na Lei (embora tardiamente), Planos e Programas para a melhoria da qualidade do ar nestas duas regi\u00f5es. Apesar destes documentos elencarem v\u00e1rias medidas para reduzirem os n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o, tardam em ser implementadas.<\/p>\n

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Algumas medidas para uma mobilidade mais sustent\u00e1vel:<\/b><\/p>\n

-Acabar com o estacionamento gratuito no interior das cidades;<\/p>\n

-Penaliza\u00e7\u00e3o muito mais forte do estacionamento ilegal, atrav\u00e9s de uma aplica\u00e7\u00e3o muito mais vasta dos bloqueadores;<\/p>\n

-Constru\u00e7\u00e3o de parques de estacionamento dissuasores na periferia;<\/p>\n

-Melhoria da articula\u00e7\u00e3o da rede de transportes p\u00fablicos, com a introdu\u00e7\u00e3o de um bilhete \u00fanico intermodal;<\/p>\n

-Melhorar o conforto dos interfaces de transportes p\u00fablicos e dos pr\u00f3prios transportes p\u00fablicos, em particular do transporte colectivo rodovi\u00e1rio;<\/p>\n

-Adop\u00e7\u00e3o de mais e mais longos corredores BUS;<\/p>\n

-Pre\u00e7os mais apelativos para os utentes dos transportes colectivos;<\/p>\n

-Cria\u00e7\u00e3o de pistas cicl\u00e1veis;<\/p>\n

-Entrada em funcionamento das Autoridades Metropolitanas de Transportes;<\/p>\n

-Introdu\u00e7\u00e3o de portagens diferenciadas (de acordo com o n\u00famero de ocupantes do ve\u00edculo), sendo mais reduzidas para ve\u00edculos com 3 ou mais pessoas incluindo o condutor;<\/p>\n

-Avalia\u00e7\u00e3o da introdu\u00e7\u00e3o de portagens para utilizadores das \u00e1reas centrais de Lisboa e Porto, \u00e0 semelhan\u00e7a da experi\u00eancia de Londres;<\/p>\n

-Reduzir portagens para os ve\u00edculos com maior ocupa\u00e7\u00e3o;<\/p>\n

-Alargamento das \u00e1reas sem carros;<\/p>\n

-Apoios significativos \u00e0 renova\u00e7\u00e3o das frotas de t\u00e1xis e autocarros;<\/p>\n

-Incentivo \u00e0 adop\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis menos poluentes e instala\u00e7\u00e3o de filtros de part\u00edculas, particularmente em frotas de t\u00e1xis, autocarros, servi\u00e7os municipais e empresas;<\/p>\n

-Promover o g\u00e1s natural criando postos de abastecimento;<\/p>\n

-Promo\u00e7\u00e3o de um ordenamento do territ\u00f3rio a n\u00edvel nacional, regional e local que proporcione a ocupa\u00e7\u00e3o das \u00e1reas urbanas centrais das grandes cidades, ao contr\u00e1rio de continuar a promover a resid\u00eancia na periferia e os consequentes movimentos pendulares.<\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa, 20 de Setembro de 2006<\/p>\n

A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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