{"id":12897,"date":"2021-03-04T18:15:55","date_gmt":"2021-03-04T18:15:55","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12897"},"modified":"2021-03-04T18:15:55","modified_gmt":"2021-03-04T18:15:55","slug":"quercus-e-veolia-agua-estao-a-apoiar-10-projectos-escolares-que-promovem-a-poupanca-de-agua-mais-de-1500-alunos-envolvidos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/quercus-e-veolia-agua-estao-a-apoiar-10-projectos-escolares-que-promovem-a-poupanca-de-agua-mais-de-1500-alunos-envolvidos\/","title":{"rendered":"Quercus e Veolia \u00c1gua est\u00e3o a apoiar 10 projectos escolares que promovem a poupan\u00e7a de \u00e1gua: mais de 1500 alunos envolvidos"},"content":{"rendered":"

A Quercus e a Veolia \u00c1gua Portugal criaram em 2006 um programa de apoio para dinamiza\u00e7\u00e3o de projectos escolares na \u00e1rea da gest\u00e3o racional do recurso \u00e1gua e na procura de solu\u00e7\u00f5es de reutiliza\u00e7\u00e3o de \u00e1gua. Concorreram 23 escolas e foram seleccionados e financiados os 10 melhores projectos escolares apresentados. Deu-se prefer\u00eancia a candidaturas escolares que, entre outros objectivos, sensibilizassem a comunidade onde est\u00e1 inserida a escola, estimulassem a poupan\u00e7a de \u00e1gua nas popula\u00e7\u00f5es estudantis, contribu\u00edssem para a mudan\u00e7a de comportamentos relativamente ao uso de recursos e que tivessem car\u00e1cter inovador.<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Este programa \u00e9 tanto mais pertinente quando se sabe que as altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas s\u00e3o uma evid\u00eancia cient\u00edfica e que os cen\u00e1rios para Portugal apontam para graves problemas de escassez de recursos h\u00eddricos, situa\u00e7\u00e3o que refor\u00e7a a necessidade de se criarem mecanismos e estrat\u00e9gias de poupan\u00e7a de um recurso natural que se vai tornar cada vez mais escasso e de mais dif\u00edcil obten\u00e7\u00e3o. Tenta-se assim dar um sinal claro \u00e0 sociedade que a gest\u00e3o do recurso \u00e1gua \u00e9 uma tarefa de todos.<\/p>\n

 <\/p>\n

Conhe\u00e7a agora o contributo e os resultados das escolas atrav\u00e9s dos projectos que est\u00e3o a ser realizados neste ano lectivo de 2006-2007:<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola Secund\u00e1ria de Paredes<\/p>\n

Projecto \u201c\u00c1gua, a partilha de uma responsabilidade\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

No \u00e2mbito do projecto \u201c\u00c1gua, a partilha de uma responsabilidade\u201d, da Escola Secund\u00e1ria de Paredes, foram promovidas diversas iniciativas quer a n\u00edvel da pr\u00f3pria escola, quer a n\u00edvel da comunidade envolvente.<\/p>\n

No contexto da escola promoveu-se: a substitui\u00e7\u00e3o dos bebedouros; a desactiva\u00e7\u00e3o do sistema autom\u00e1tico de rega; a planta\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies vegetais menos exigentes em \u00e1gua; uma maior vigil\u00e2ncia nos gastos da \u00e1gua (ap\u00f3s a identifica\u00e7\u00e3o de situa\u00e7\u00f5es espec\u00edficas, com recurso a um inqu\u00e9rito interno); a montagem de exposi\u00e7\u00f5es com trabalhos dos alunos, a organiza\u00e7\u00e3o de concursos liter\u00e1rios e de desenho (o concurso para o log\u00f3tipo do projecto teve a participa\u00e7\u00e3o de alunos de outras escolas), a elabora\u00e7\u00e3o de placas com textos e imagens alusivos \u00e0 poupan\u00e7a de \u00e1gua (as placas j\u00e1 est\u00e3o prontas mas ainda n\u00e3o foram colocadas nos locais j\u00e1 definidos – casas de banho, cantina e balne\u00e1rios) e o enriquecimento da biblioteca escolar com material did\u00e1ctico proveniente do Museu da \u00c1gua. Falta concretizar a pintura de um painel para o polivalente.<\/p>\n

A n\u00edvel da comunidade extra-escolar, o projecto implicou a montagem, com a colabora\u00e7\u00e3o de alunos de uma turma do 9\u00ba ano, de uma pe\u00e7a de teatro (a qual j\u00e1 foi apresentada em duas escolas prim\u00e1rias da regi\u00e3o, faltando a apresenta\u00e7\u00e3o noutra escola); a constru\u00e7\u00e3o de jogos did\u00e1cticos (que foram aplicados aos alunos que assistiram \u00e0 pe\u00e7a de teatro); a elabora\u00e7\u00e3o de dois inqu\u00e9ritos, um sobre a utiliza\u00e7\u00e3o da \u00e1gua a n\u00edvel dom\u00e9stico e outro sobre a distribui\u00e7\u00e3o da \u00e1gua no concelho de Paredes.<\/p>\n

Muitas das iniciativas propostas no projecto foram j\u00e1 concretizadas. A pe\u00e7a teatral, os jogos e os inqu\u00e9ritos \u00e0 comunidade local foram as actividades que conseguiram maior projec\u00e7\u00e3o, isto porque a pe\u00e7a de teatro e os jogos criaram uma grande empatia entre os alunos das prim\u00e1rias e do 9\u00ba ano e com as ideias por eles transmitidas; os inqu\u00e9ritos revelaram preocupa\u00e7\u00f5es e atitudes na comunidade local em rela\u00e7\u00e3o ao tema da \u00c1gua.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Iolanda Borges<\/p>\n

 <\/p>\n

Agrupamento de Escolas de Cacia – Aveiro<\/p>\n

Projecto \u201cUso Racional da \u00c1gua\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

No \u00e2mbito do programa “Poupar \u00c1gua, Prevenir o Futuro” e no desenvolvimento do projecto \u201cUso Racional da \u00c1gua\u201d a decorrer na EB2,3 de Cacia, Aveiro, em parceria com o Brasil, a B\u00e9lgica, o Jap\u00e3o e a Argentina, fizeram-se pesquisas na Internet, visionaram-se v\u00eddeos e consultaram-se livros; ap\u00f3s a recolha de alguma informa\u00e7\u00e3o foi preenchido um question\u00e1rio sobre a percep\u00e7\u00e3o do uso racional da \u00e1gua, por professores, alunos e encarregados de educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Ap\u00f3s esta fase, e depois de analisados e discutidos os resultados do question\u00e1rio, foram elaborados cartazes para afixar na escola e em alguns estabelecimentos comerciais, e panfletos sobre \u201cestrat\u00e9gias de redu\u00e7\u00e3o do consumo de \u00e1gua\u201d, que foram distribu\u00eddos pelas pessoas que visitaram o mercado da localidade. Fez-se um percurso orientado pelo espa\u00e7o envolvente da escola para se observar o estado da rede de abastecimento de \u00e1gua e esgotos. Organizou-se um col\u00f3quio na escola aberto a alunos, pais, professores e pessoal auxiliar e administrativo, dinamizado pela Engenheira Fernanda Bai\u00e3o, dos Servi\u00e7os Municipalizados de Aveiro, e pela Dr.\u00aa Ana Albuquerque Barata, da Quercus. Visitou-se a nascente do Rio Vouga, que passa na nossa localidade, e as termas de S. Pedro do Sul, nascente de \u00e1gua quente do mesmo rio. Visitou-se a Esta\u00e7\u00e3o de Telegest\u00e3o de \u00c1guas do Silval (ETA de onde prov\u00e9m a \u00e1gua consumida na nossa zona) e visitou-se a Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de \u00c1guas Residuais de Cacia (ETAR que recolhe as \u00e1guas sujas produzidas na nossa zona). Com o envolvimento da fam\u00edlia fez-se a leitura semanal da \u00e1gua consumida nas resid\u00eancias e na escola, aplicando as estrat\u00e9gias de redu\u00e7\u00e3o de consumo da mesma. Estas estrat\u00e9gias e os resultados do consumo de \u00e1gua individual est\u00e3o publicados numa brochura, editada pela C\u00e2mara Municipal de Aveiro.<\/p>\n

Neste momento trabalha-se na implementa\u00e7\u00e3o de um sistema de rega gota a gota para a horta da escola.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Maria da Concei\u00e7\u00e3o Monteiro Silva<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Escola E. B. 2,3 D. Afonso, 4\u00ba Conde de Our\u00e9m \u2013 Our\u00e9m<\/p>\n

Projecto \u201cRecursos H\u00eddricos da nossa Regi\u00e3o: uma das nossas riquezas a preservar\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

Ao longo destes meses e ap\u00f3s a recep\u00e7\u00e3o \u00e0s entidades promotoras do projecto \u201cPoupar \u00e1gua, prevenir o futuro\u201d, os alunos tiveram a oportunidade de come\u00e7ar a calcorrear as margens da Ribeira de Sei\u00e7a, ap\u00f3s as grandes torrentes de \u00e1gua que ocorreram durante o in\u00edcio do ano, e que como mais \u00e0 frente se dir\u00e1, alteraram um pouco as condi\u00e7\u00f5es do leito da ribeira. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s actividades programadas, os alunos t\u00eam tirado algumas fotografias nas sa\u00eddas de campo de modo a documentar-se, de alguma maneira, o que se vai observando. Tamb\u00e9m \u00e9 nestas sa\u00eddas que os alunos ter\u00e3o a oportunidade de aprimorar (e alguns experimentar) a sua t\u00e9cnica fotogr\u00e1fica, melhorando gradualmente a qualidade das fotografias que v\u00e3o tirando (do ponto de vista t\u00e9cnico e est\u00e9tico).<\/p>\n

Relativamente a situa\u00e7\u00f5es menos positivas, e para al\u00e9m do muito lixo depositado ao longo das margens da Ribeira de Sei\u00e7a, os alunos tiveram tamb\u00e9m a oportunidade de observarem descargas de efluentes dom\u00e9sticos directamente para o leito da ribeira, causando importantes focos de polui\u00e7\u00e3o num meio j\u00e1 t\u00e3o fr\u00e1gil.<\/p>\n

A partir de meados de Abril v\u00e3o continuar a realizar outras sa\u00eddas, com melhores condi\u00e7\u00f5es climat\u00e9ricas; \u00e0 medida que a temperatura da \u00e1gua subir, e o caudal da ribeira diminuir, estaremos atentos ao aparecimento da esp\u00e9cie que procuramos: a Lampreia-de-riacho.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Gabriel Lagarto<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2 \u2013 Frei Ant\u00f3nio Brand\u00e3o \u2013 Benedita<\/p>\n

Projecto \u201cA \u00c1gua e os Homens\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

Foi feita a sensibiliza\u00e7\u00e3o da Comunidade Escolar para a poupan\u00e7a da \u00e1gua atrav\u00e9s de panfletos feitos pelos alunos e distribu\u00eddos pela escola, bem como mensagens afixadas em placar na zona do bar. Fez-se a comemora\u00e7\u00e3o dos dias Nacional e Mundial da \u00c1gua.<\/p>\n

Entre as diversas actividades h\u00e1 que salientar a organiza\u00e7\u00e3o de brigadas de alunos que verificaram diariamente se as torneiras dos WC estavam bem fechadas e a funcionar correctamente, enquanto outras faziam a leitura semanal do consumo de \u00e1gua no contador da escola e o respectivo registo.<\/p>\n

No que toca ao envolvimento da comunidade, foi efectuado um levantamento dos recursos h\u00eddricos da nossa regi\u00e3o e elaborado um pequeno document\u00e1rio (que seguiu em anexo ao relat\u00f3rio final).<\/p>\n

Outra actividade desenvolvida neste \u00e2mbito foi a preserva\u00e7\u00e3o da Lagoa do Casal da Estrada. Assim os alunos \u2018puseram m\u00e3os \u00e0 obra\u2019 e sensibilizaram as autoridades locais e conseguiram evitar o entulhamento da lagoa, destino de tantas outras existentes na nossa regi\u00e3o. A recupera\u00e7\u00e3o da lagoa comunit\u00e1ria do Casal da Estrada mant\u00e9m-se ainda este ano em parceria com a Junta de Freguesia da Benedita e a C\u00e2mara Municipal de Alcoba\u00e7a no \u00e2mbito do projecto do Eco-Escolas.<\/p>\n

J\u00e1 no que respeita \u00e0 liga\u00e7\u00e3o escola-fam\u00edlia, v\u00e1rios alunos realizaram maquetas dos sistemas de capta\u00e7\u00e3o e armazenamento de \u00e1gua nas suas casas.<\/p>\n

No campo de actividade l\u00fadica, foi elaborado um jogo em PowerPoint pelos alunos do 6\u00ba F que se designou o \u201cJOGO DA \u00c1GUA\u201d e que tamb\u00e9m seguiu em anexo ao relat\u00f3rio final.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Margarida Ferreira<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2,3 \u2013 Sophia de Mello Breyner Andresen \u2013 Brandoa<\/p>\n

Projecto \u201c”Que seca, tanta seca!”<\/p>\n

 <\/p>\n

Em \u00c1rea Projecto, o 5\u00ba ano est\u00e1 a desenvolver o tema “A \u00e1gua no mundo em transforma\u00e7\u00e3o”. Em Ed. Visual fizeram-se postais de Natal alusivos ao tema: uma gotinha de \u00e1gua com o Boneco de Neve, fizeram parte da ilustra\u00e7\u00e3o dos mesmos. Em L\u00edngua Portuguesa os alunos seleccionaram v\u00e1rias frases tendo por tema o consumo\/desperd\u00edcio da \u00e1gua.<\/p>\n

Estas mesmas frases foram utilizadas para ilustrar “marcadores” produzidos na disciplina de Forma\u00e7\u00e3o C\u00edvica. Todas as actividades tem tido grande receptividade por parte dos alunos pois pretendemos que o projecto seja interventivo e induza a uma mudan\u00e7a de h\u00e1bitos que conduzam a uma poupan\u00e7a de \u00e1gua.<\/p>\n

No 6\u00ba os alunos contaram em colectivo a hist\u00f3ria da Gotinha de \u00c1gua Radical na \u00c1rea de Estudo Acompanhado. Fizeram a leitura declamada do poema “O grande continente Azul” de J. Jorge Letria, para a comunidade escolar, durante a semana da Leitura. Divididos em grupos, trataram de v\u00e1rios temas (investigaram, produziram DVDs, escreveram, fizeram cartazes) tais como: A seca no Mundo; o Ciclo da \u00e1gua; Desportos n\u00e1uticos; Fauna aqu\u00e1tica; Aquecimento global. Da investiga\u00e7\u00e3o resultaram trabalhos bastante positivos. Fizeram uma exposi\u00e7\u00e3o oral de cada trabalho para o grupo turma e, atendendo que foi a primeira vez que o fizeram, as professoras consideraram que os trabalhos foram bastante satisfat\u00f3rios pois mostraram o envolvimento dos alunos perante o tema proposto.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Elisabete Ascens\u00e3o<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2,3 Padre Ant\u00f3nio Lu\u00eds Moreira – Gaia<\/p>\n

Projecto \u201c\u00c1gua: um bem a partilhar e a proteger!\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

A escola dinamizou, em interdisciplinaridade, v\u00e1rias actividades no \u00e2mbito do projecto \u201c Poupar \u00c1gua, Prevenir o Futuro\u201d, a saber:<\/p>\n

Redac\u00e7\u00e3o de textos e de propostas para poupar \u00e1gua, ilustra\u00e7\u00e3o e inser\u00e7\u00e3o no jornal web\u00a0www.aquamagica.com<\/a><\/p>\n

Pesquisa de informa\u00e7\u00e3o e constru\u00e7\u00e3o de PowerPoint com propostas para evitar a polui\u00e7\u00e3o e o desperd\u00edcio da \u00e1gua para ser projectado \u00e0 comunidade no Dia Mundial da \u00c1gua e divulgado no jornal web.<\/p>\n

Ilustra\u00e7\u00f5es a partir de textos elaborados pelos alunos expostos nos diferentes locais da escola e numa exposi\u00e7\u00e3o na Biblioteca,<\/p>\n

Elabora\u00e7\u00e3o de uma gotinha para divulga\u00e7\u00e3o de propostas para poupar \u00e1gua colocada em diferentes locais da escola e na comunidade (Centro de Sa\u00fade, Bombeiros, casas comerciais).<\/p>\n

Elabora\u00e7\u00e3o de cartazes, brochuras, livros, (O que eu posso fazer para poupar \u00e1gua).<\/p>\n

Prepara\u00e7\u00e3o de visitas de estudo \/ campanha de limpeza (pesquisa e constru\u00e7\u00e3o de PowerPoint) ao litoral \u00e0 ELA e a um afluente do rio Febros.<\/p>\n

Reportagem fotogr\u00e1fica dos diferentes momentos da realiza\u00e7\u00e3o das actividades.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Armanda Pinho<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2,3 dos Castanheiros – Cane\u00e7as<\/p>\n

Projecto \u201c\u00c1gua Doce \u00c1gua\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

A partir do m\u00eas de Dezembro, os alunos do Clube de Ambiente, realizaram Ac\u00e7\u00f5es de Sensibiliza\u00e7\u00e3o sobre recolha selectiva de embalagens, no \u00e2mbito do concurso \u201cNo Amarelo \u00e9 Limpinho\u201d, (Dezembro-Abril 2007) dos SMAS de Loures, em parceria com a VALORSUL (programa ECOVALOR). Aproveit\u00e1mos ainda estas ac\u00e7\u00f5es para alertar para a escassez da \u00e1gua doce e pot\u00e1vel, se continuarmos a poluir os nossos cursos de \u00e1gua. Reciclar tamb\u00e9m \u00e9 poupar \u00e1gua, como mat\u00e9ria-prima. Reciclar evita a contamina\u00e7\u00e3o dos solos, dos cursos de \u00e1gua e da atmosfera.<\/p>\n

Paralelamente a estas actividades, desenvolvemos materiais de car\u00e1cter l\u00fadico e did\u00e1ctico, com recurso \u00e0s TIC, como a grava\u00e7\u00e3o de CD\u00b4s, \u201cA Seca em Portugal\u201d, \u201cOs inc\u00eandios\u201d, e ainda a grava\u00e7\u00e3o de um CD audio \u201cRes\u00edduo S\u00f3lido\u201d. Na disciplina de Ci\u00eancias Naturais, em \u00c1rea de Projecto e no Clube de Ambiente, os alunos realizaram trabalhos de pesquisa em grupo, que foram apresentados \u00e0 turma, para al\u00e9m da disciplina de Ci\u00eancias, nas aulas das disciplinas n\u00e3o curriculares, como Estudo Acompanhado, Forma\u00e7\u00e3o C\u00edvica e \u00c1rea de Projecto.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Elisa Fran\u00e7a<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2,3 de S. Silvestre – Coimbra<\/p>\n

Projecto \u201cSaber gastar, saber poupar… Para a \u00e1gua nunca acabar!\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

Os alunos envolvidos no projecto depois de terem criado as mascotes do projecto o F\u00e3o, a Fa e a Fita, com a reutiliza\u00e7\u00e3o de materiais: garraf\u00e3o, garrafa e garrafita, est\u00e3o a desenvolver a sua ac\u00e7\u00e3o em duas vertentes: a primeira no sentido da implementa\u00e7\u00e3o na Escola de medidas concretas de poupan\u00e7a de \u00e1gua e a segunda na prepara\u00e7\u00e3o e realiza\u00e7\u00e3o de campanhas de sensibiliza\u00e7\u00e3o para a import\u00e2ncia daquele elemento natural e da sua preserva\u00e7\u00e3o que, apesar de se dirigirem \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral, t\u00eam no entanto como p\u00fablico privilegiado os alunos do 1\u00ba Ciclo do Ensino B\u00e1sico do Agrupamento.<\/p>\n

No \u00e2mbito da primeira linha de ac\u00e7\u00e3o j\u00e1 est\u00e1 elaborado, com concord\u00e2ncia do Conselho Executivo, o projecto da instala\u00e7\u00e3o na Escola, at\u00e9 ao final do ano lectivo, de um dep\u00f3sito de recolha de \u00e1gua das chuvas para a rega de jardim\/plantas de interior e aplica\u00e7\u00e3o de economizadores de \u00e1gua nos duches do balne\u00e1rio do pavilh\u00e3o desportivo.<\/p>\n

Relativamente \u00e0 segunda ac\u00e7\u00e3o realizaram o estudo do ciclo da \u00e1gua e da interven\u00e7\u00e3o do Homem no Ciclo de \u00c1gua, fizeram o levantamento de situa\u00e7\u00f5es de desperd\u00edcio associados ao consumo de \u00e1gua e produziram e adaptaram materiais simples informativos e pedag\u00f3gicos para serem utilizados pelas crian\u00e7as do 1\u00ba Ciclo do Agrupamento para estudar a \u00e1gua e sensibilizar para a sua poupan\u00e7a e utiliza\u00e7\u00e3o racional: apresenta\u00e7\u00f5es powerpoint, cartazes, o caderno da \u00e1gua, folhetos informativos, um jogo da gl\u00f3ria gigante, etc.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Berta Bemhaja<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2,3 deVimioso<\/p>\n

Projecto \u201cPor mim, por ti, por todos…\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

A Escola EB 2\/3 de Vimioso est\u00e1 a desenvolver o projecto \u201cPor Mim, Por Ti, Por Todos\u2026!\u201d. Iniciou no ano lectivo 2005\/2006 e ir\u00e1 terminar no ano lectivo decorrente. O objectivo primordial do mesmo \u00e9 sensibilizar tanto a comunidade escolar como a comunidade geral para a import\u00e2ncia e necessidade premente de utilizar racionalmente este recurso t\u00e3o precioso e esgot\u00e1vel, que \u00e9 a \u00e1gua!<\/p>\n

Sendo os alunos, por excel\u00eancia, os actores de todo o projecto, est\u00e3o a realizar as seguintes actividade:<\/p>\n

\u2022 Levantamento das pr\u00e1ticas de utiliza\u00e7\u00e3o dom\u00e9stica da \u00e1gua no concelho, an\u00e1lise e exposi\u00e7\u00e3o dos resultados no espa\u00e7o escolar;<\/p>\n

\u2022 Realiza\u00e7\u00e3o de um an\u00fancio publicit\u00e1rio alusivo \u00e0 poupan\u00e7a da \u00e1gua e passagem do mesmo no cinema local, antes de cada sess\u00e3o;<\/p>\n

\u2022 Um grupo de alunos do 2\u00ba ciclo est\u00e1 a ensaiar alunos do 1\u00ba ciclo para a representa\u00e7\u00e3o de uma pe\u00e7a de teatro sobre o tema da \u00e1gua, a qual ser\u00e1 apresentada no final do ano lectivo, a toda a comunidade;<\/p>\n

\u2022 Elabora\u00e7\u00e3o de trabalhos relacionados com a necessidade de fazer um uso correcto da \u00e1gua afim de realizar uma exposi\u00e7\u00e3o dos mesmos no dia 22 de Mar\u00e7o de 2007;<\/p>\n

\u2022 Realiza\u00e7\u00e3o de uma reportagem escrita sobre a \u00e1gua (eco-rep\u00f3rter);<\/p>\n

\u2022 Elabora\u00e7\u00e3o de uma banda desenhada alusiva ao tema da \u00e1gua.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Georgina Espenica<\/p>\n

 <\/p>\n

Escola B\u00e1sica 2,3 D. In\u00eas de Castro – Alcoba\u00e7a<\/p>\n

Projecto: \u201c\u00c1gua \u00e9 Vida\u201d<\/p>\n

 <\/p>\n

O projecto que est\u00e1 a ser realizado pretende desenvolver ac\u00e7\u00f5es que melhorem o desempenho ambiental da escola, estimulando a adop\u00e7\u00e3o de comportamentos sustent\u00e1veis no quotidiano ao n\u00edvel pessoal, familiar e comunit\u00e1rio. Diversas ac\u00e7\u00f5es foram realizadas com destaque para a visita de estudo \u00e0s nascentes do rio Alcoa e respectiva monitoriza\u00e7\u00e3o, para a implanta\u00e7\u00e3o de um sistema de rega sustent\u00e1vel na escola e para a recupera\u00e7\u00e3o\/limpeza de uma nascente. Realizou-se tamb\u00e9m uma campanha de sensibiliza\u00e7\u00e3o para a poupan\u00e7a e racionaliza\u00e7\u00e3o do uso da \u00e1gua, onde foi divulgada uma banda desenhada. Canaliza\u00e7\u00f5es, torneiras e autoclismos foram alvo de intervn\u00e7\u00f5es para melhorarem o desempenho da escola e diminu\u00edrem custos.<\/p>\n

 <\/p>\n

Coordena\u00e7\u00e3o: Jo\u00e3o Manuel Tereso<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa, 22 de Mar\u00e7o de 2007<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Quercus e a Veolia \u00c1gua Portugal criaram em 2006 um programa de apoio para dinamiza\u00e7\u00e3o de projectos escolares na \u00e1rea da gest\u00e3o racional do recurso \u00e1gua e na procura de solu\u00e7\u00f5es de reutiliza\u00e7\u00e3o de \u00e1gua. Concorreram 23 escolas e foram seleccionados e financiados os 10 melhores projectos escolares apresentados. Deu-se prefer\u00eancia a candidaturas escolares […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[95,293],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12897"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12897"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12897\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":12908,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12897\/revisions\/12908"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12897"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12897"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12897"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}