{"id":12894,"date":"2021-03-04T18:15:38","date_gmt":"2021-03-04T18:15:38","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12894"},"modified":"2021-03-04T18:15:38","modified_gmt":"2021-03-04T18:15:38","slug":"rally-de-portugal-classificativas-super-especiais-decididas-em-pista-fabricada-a-partir-de-pneus-reciclados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/rally-de-portugal-classificativas-super-especiais-decididas-em-pista-fabricada-a-partir-de-pneus-reciclados\/","title":{"rendered":"RALLY de Portugal | Classificativas Super Especiais decididas em pista fabricada a partir de pneus reciclados"},"content":{"rendered":"
O RALLY de Portugal vai utilizar uma pista de corrida constru\u00edda a partir de produtos da reciclagem de pneus usados: BMB \u2013 Betume Modificado com Borracha. Essa pista, instalada no complexo desportivo do Est\u00e1dio do Algarve, \u00e9 onde v\u00e3o decorrer as classificativas Super Especiais do Rally de Portugal disputadas nos dias 29 de Mar\u00e7o e 1 de Abril, respectivamente, no primeiro e \u00faltimo dia do evento.<\/b><\/p>\n
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A pista em causa tem 2,03 km, duas faixas de 6 metros largura, tendo sido utilizados na sua constru\u00e7\u00e3o 32000 kg de granulado de borracha, equivalendo este valor \u00e0 reciclagem de 4000 pneus usados (de ve\u00edculos ligeiros).<\/p>\n
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O BMB \u00e9 uma solu\u00e7\u00e3o de pavimenta\u00e7\u00e3o (da responsabilidade da empresa RECIPAV) que incorpora, no m\u00ednimo, cerca de 20% de granulado de borracha (resultante da reciclagem de pneus usados) sobre o peso total do ligante. Esta solu\u00e7\u00e3o, para al\u00e9m de apresentar importantes caracter\u00edsticas diferenciadoras (durabilidade, resist\u00eancia \u00e0 fadiga e rodar silenciosos) promove solu\u00e7\u00f5es de sustentabilidade ambiental, nomeadamente:<\/p>\n
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Os pneus usados s\u00e3o um importante fluxo de res\u00edduos que carece de uma gest\u00e3o adequada, atrav\u00e9s da aplica\u00e7\u00e3o de opera\u00e7\u00f5es de recolha e tratamento direccionados para a sua reciclagem. A reutiliza\u00e7\u00e3o, por exemplo atrav\u00e9s da recauchutagem, e a reciclagem s\u00e3o os destinos ambientalmente mais indicados. A utiliza\u00e7\u00e3o de borracha reciclada em pavimentos \u00e9 uma aplica\u00e7\u00e3o interessante para viabilizar econ\u00f3mica e ambientalmente a reciclagem de pneus em Portugal, sujeitos \u00e0 aplica\u00e7\u00e3o de metas legais de gest\u00e3o (em 2007 devem ser recolhidos pelo menos 95% dos pneus colocados no mercado, recauchutados 30% e reciclados 65% da totalidade dos pneus recolhidos e n\u00e3o recauchutados).<\/p>\n
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A Quercus salienta ainda que o LNEC \u2013 Laborat\u00f3rio Nacional de Engenharia Civil, em Novembro de 2006, publicou um Documento de Aplica\u00e7\u00e3o para esta solu\u00e7\u00e3o de pavimenta\u00e7\u00e3o. Recentemente, a 2 de Mar\u00e7o de 2007, foi publicado um Despacho Conjunto dos Minist\u00e9rios do Ambiente e das Obras Publicas sobre a utiliza\u00e7\u00e3o de Betumes Modificados com Borracha, em infra-estruturas rodovi\u00e1rias.<\/p>\n
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Neste contexto, consideramos que est\u00e3o reunidas todas as condi\u00e7\u00f5es, nomeadamente t\u00e9cnicas, legais e ambientais, para a utiliza\u00e7\u00e3o de borracha reciclada na constru\u00e7\u00e3o (ou reconstru\u00e7\u00e3o) de estradas no nosso pa\u00eds. Acreditamos que brevemente tamb\u00e9m venham a ser criadas condi\u00e7\u00f5es para a utiliza\u00e7\u00e3o de outros materiais reciclados, nomeadamente os resultantes do tratamento dos chamados res\u00edduos de constru\u00e7\u00e3o e demoli\u00e7\u00e3o (RC&D), vulgarmente conhecidos por entulhos.<\/p>\n
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Lisboa, 29 de Mar\u00e7o de 2007<\/p>\n
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Informa\u00e7\u00f5es complementares:<\/p>\n
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1)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Informa\u00e7\u00e3o sobre a gest\u00e3o de pneus usados em Portugal da responsabilidade da Valorpneu \u2013 Sociedade de Gest\u00e3o de Pneus, Lda.<\/p>\n
http:\/\/www.netresiduos.com\/cir\/comunicados\/Valorpneu2007.pdf<\/a><\/p>\n <\/p>\n 2)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Despacho Conjunto dos Minist\u00e9rios do Ambiente e das Obras Publicas sobre a utiliza\u00e7\u00e3o de Betumes Modificados com Borracha, em infra-estruturas rodovi\u00e1rias<\/p>\n http:\/\/www.netresiduos.com\/cir\/comunicados\/Despacho4015.pdf<\/a><\/p>\n <\/p>\n 3)\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Documento de Aplica\u00e7\u00e3o do BMB elaborado pelo LNEC \u2013 Laborat\u00f3rio Nacional de Engenharia Civil<\/p>\n