{"id":12836,"date":"2021-03-04T18:06:08","date_gmt":"2021-03-04T18:06:08","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12836"},"modified":"2021-03-04T18:06:08","modified_gmt":"2021-03-04T18:06:08","slug":"apresentacao-da-plataforma-pela-educacao-ambiental","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/apresentacao-da-plataforma-pela-educacao-ambiental\/","title":{"rendered":"Apresenta\u00e7\u00e3o da Plataforma pela Educa\u00e7\u00e3o Ambiental"},"content":{"rendered":"

Ap\u00f3s profunda reflex\u00e3o de diversos profissionais da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (iniciada em Janeiro de 2007, no \u00e2mbito das XIV Jornadas Pedag\u00f3gicas de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental organizadas pela ASPEA), depois de cuidada leitura do panorama nacional e internacional, considerando o nosso dever e direito de interven\u00e7\u00e3o e enquanto representantes da sociedade civil portuguesa, v\u00e1rias Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais de Ambiente (ONGA) e outras institui\u00e7\u00f5es com interesse nesta \u00e1rea, decidiram unir esfor\u00e7os e criar a Plataforma pela Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/b><\/p>\n

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Este movimento pretende tra\u00e7ar um diagn\u00f3stico rigoroso da situa\u00e7\u00e3o actual da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental em Portugal, auscultando os diversos intervenientes e actores e contribuir de forma activa e pr\u00f3-activa na constru\u00e7\u00e3o de solu\u00e7\u00f5es com car\u00e1cter permanente e sustent\u00e1vel. Estaremos tamb\u00e9m atentos a todas as situa\u00e7\u00f5es que limitem o natural processo de consolida\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no nosso pa\u00eds, denunciando incumprimentos, incorrec\u00e7\u00f5es e todos os obst\u00e1culos que tentem interpor-se no seu percurso de evolu\u00e7\u00e3o natural.<\/p>\n

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A import\u00e2ncia da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental \u00e9 actualmente reconhecida pelos diversos sectores da sociedade portuguesa, estando presente no discurso de m\u00faltiplos agentes e encontrando-se consagrada na Constitui\u00e7\u00e3o da Rep\u00fablica Portuguesa (artigo 66\u00ba, ponto 2, introduzido na 4\u00aa revis\u00e3o – 1997), que refere a obriga\u00e7\u00e3o do Estado Portugu\u00eas na promo\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e do respeito pelos valores do ambiente.<\/p>\n

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Nas \u00faltimas d\u00e9cadas, com especial incid\u00eancia nos anos 90, a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental evoluiu positivamente no nosso pa\u00eds, cumprindo objectivos ambientais, sociais e educativos, consolidando a sua posi\u00e7\u00e3o no contexto da educa\u00e7\u00e3o formal, n\u00e3o formal e informal, evoluindo em estreita parceria com a inova\u00e7\u00e3o e conhecimento da Educa\u00e7\u00e3o. Prova desta evolu\u00e7\u00e3o s\u00e3o os muitos profissionais afectos a este dom\u00ednio de interven\u00e7\u00e3o que, em todo o pa\u00eds, tentam diariamente cumprir o seu dever profissional e implementar verdadeiras e significativas ac\u00e7\u00f5es e projectos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n

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Contudo, nos \u00faltimos anos temos assistido a um acentuado desinvestimento nesta \u00e1rea, liderado pelas entidades que deveriam assegurar a sua verdadeira e s\u00f3lida implementa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Curiosamente, estes mesmos organismos n\u00e3o abdicam de recorrer \u00e0 refer\u00eancia da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental nos seus discursos para legitimarem pol\u00edticas e op\u00e7\u00f5es, assinam protocolos e documentos de inten\u00e7\u00e3o em prol da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental mas, de forma sistem\u00e1tica, negligenciam a sua promo\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o efectiva, reduzem e suprimem meios e recursos, aniquilam canais de comunica\u00e7\u00e3o e ignoram as ac\u00e7\u00f5es de todos aqueles que tentam, de facto, cumprir estes des\u00edgnios.<\/p>\n

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Tendo em conta que no quadro da racionaliza\u00e7\u00e3o das atribui\u00e7\u00f5es do MAOTDR, operou-se a fus\u00e3o do Instituto do Ambiente e do Instituto de Res\u00edduos na Ag\u00eancia Portuguesa do Ambiente (APA), procurando assim uma maior efic\u00e1cia na gest\u00e3o das pol\u00edticas de ambiente e desenvolvimento sustent\u00e1vel e a consequente melhoria da qualidade dos servi\u00e7os prestados aos cidad\u00e3os; cumpre-lhe exercer fun\u00e7\u00f5es em mat\u00e9ria de educa\u00e7\u00e3o ambiental, participa\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico e apoio \u00e0s organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais de ambiente (ONGA).<\/p>\n

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Num momento especialmente cr\u00edtico, no qual assistimos a altera\u00e7\u00f5es significativas em diversas estruturas afectas ao Estado Portugu\u00eas e quando o ambiente \u00e9 confrontado com desafios \u00e0 escala mundial, consideramos ser este o momento oportuno para a cria\u00e7\u00e3o da Plataforma pela Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n

Este movimento espera crescer nos pr\u00f3ximos meses, estando aberto a todos aqueles que nele queiram participar.<\/p>\n

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A PLATAFORMA PELA EDUCA\u00c7\u00c3O AMBIENTAL \u00e9 constituida pela APEA, ASPEA, CFMBM, GEOTA, LPN,<\/p>\n

NEREA Investiga, Associa\u00e7\u00e3o PATO, QUERCUS.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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