{"id":12831,"date":"2021-03-04T18:05:39","date_gmt":"2021-03-04T18:05:39","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12831"},"modified":"2021-03-04T18:05:39","modified_gmt":"2021-03-04T18:05:39","slug":"topten-automoveis-conheca-quais-sao-os-veiculos-mais-amigos-do-ambiente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/topten-automoveis-conheca-quais-sao-os-veiculos-mais-amigos-do-ambiente\/","title":{"rendered":"Topten Autom\u00f3veis | Conhe\u00e7a quais s\u00e3o os ve\u00edculos mais amigos do ambiente!"},"content":{"rendered":"

O Topten.pt analisou todos os ve\u00edculos novos vendidos actualmente no mercado portugu\u00eas e identificou os dez melhores autom\u00f3veis para cada classe.<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

O\u00a0Topten.pt<\/a>\u00a0v\u00ea assim acrescentada mais uma categoria, para al\u00e9m da Ilumina\u00e7\u00e3o e M\u00e1quinas de lavar roupa. O site\u00a0Topten.pt<\/a>\u00a0 tem sido alvo de milhares de consultas di\u00e1rias por parte dos consumidores que querem fazer a melhor escolha em termos ambientais e principalmente em termos de efici\u00eancia energ\u00e9tica.<\/p>\n

 <\/p>\n

Os crit\u00e9rios de ordena\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos inclu\u00edram as emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono, causadoras do agravamento de efeito de estufa e consequentes altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas, a emiss\u00e3o de outros poluentes do ar, o ru\u00eddo causado e ainda o uso de recursos, reflectindo a reciclagem que \u00e9 poss\u00edvel efectuar dos materiais do ve\u00edculo.<\/p>\n

 <\/p>\n

Os ve\u00edculos estar\u00e3o divididos por classes: mini-carros, pequenos carros, compactos, classe m\u00e9dia, classe m\u00e9dia superior, carrinhas cinco lugares, carrinhas de seis ou mais lugares.<\/p>\n

 <\/p>\n

O melhor autom\u00f3vel identificado para cada uma das categorias foi o seguinte:<\/p>\n

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Mini-carros:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_1.pdf\"\"pastedGraphic_2.pdf\"\"pastedGraphic_3.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Citroen C1 1.0i\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Peugeot 107 1.0i\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Toyota Aygo 1.0<\/p>\n

 <\/p>\n

Pequenos carros:<\/p>\n

 <\/p>\n

\"pastedGraphic_4.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Daihatsu Sirion 1.0<\/p>\n

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Compactos:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_5.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Honda Civic Hybrid<\/p>\n

 <\/p>\n

Classe m\u00e9dia:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_6.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Toyota Prius 1.5 Hybrid<\/p>\n

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Classe m\u00e9dia superior:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_7.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

BMW 520d Sedan\/Touring<\/p>\n

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Carrinhas de 5 lugares:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_8.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Ford C-MAX 1.6 TDCi 109cv<\/p>\n

 <\/p>\n

Carrinhas com 6 ou mais lugares:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_9.pdf\"<\/p>\n

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\"pastedGraphic_10.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Opel Zafira 1.6 CNG\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Peugeot 307 SW 1.6 HDI 110cv<\/p>\n

 <\/p>\n

Use preferencialmente o transporte colectivo; ao utilizar um autom\u00f3vel procure partilh\u00e1-lo e fa\u00e7a uma condu\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica. Mas se for comprar um ve\u00edculo, pondere seriamente escolher um autom\u00f3vel\u00a0Topten.pt<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Conhe\u00e7a a imagens do evento de apresenta\u00e7\u00e3o:<\/p>\n

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\"pastedGraphic_11.pdf\"<\/p>\n

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\"pastedGraphic_12.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

\"pastedGraphic_13.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

\"pastedGraphic_14.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

\"pastedGraphic_15.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

\"pastedGraphic_16.pdf\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Fotos: Lu\u00eds Avelar<\/p>\n

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————————————————————————————————————————<\/p>\n

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Crit\u00e9rios de Selec\u00e7\u00e3o \u2013 Carros<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Considerando o desempenho ambiental dos diversos motores de combust\u00e3o existentes em Portugal, o projecto Topten apresenta 10 modelos de autom\u00f3veis novos, em oito categorias diferentes.<\/p>\n

 <\/p>\n

Este ranking foi elaborado com base em informa\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica espec\u00edfica dos diversos produtores nacionais e internacionais de autom\u00f3veis comercializados em Portugal.<\/p>\n

 <\/p>\n

As oito categorias definidas s\u00e3o as seguintes:<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Categoria: Comprimento do Autom\u00f3vel<\/p>\n

Carros Mini: At\u00e9 3.5 metros<\/p>\n

Pequenos Carros: Entre 3.5 \u2013 4.0 metros<\/p>\n

Compactos: Entre 4.0 \u2013 4.4 metros<\/p>\n

Classe M\u00e9dia: Entre 4.5 \u2013 4.7 metros<\/p>\n

Classe M\u00e9dia Superior: Entre 4.7 \u2013 4.9 metros<\/p>\n

Carrinhas de 5 lugares: A partir de 4.9 metros<\/p>\n

Carrinhas de 6 ou mais lugares: A partir de 4.9 metros<\/p>\n

 <\/p>\n

Ranking<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

A ordem dos carros \u00e9 estabelecida de acordo com a Eco-Avalia\u00e7\u00e3o calculada. Uma Eco-Avalia\u00e7\u00e3o mais elevada representa um melhor desempenho ambiental. No entanto esta ordem de apresenta\u00e7\u00e3o pode ser alterada, conforme o par\u00e2metro que se quer dar relev\u00e2ncia.<\/p>\n

 <\/p>\n

Al\u00e9m dos crit\u00e9rios de selec\u00e7\u00e3o para o c\u00e1lculo da posi\u00e7\u00e3o no ranking Topten (Eco-Avalia\u00e7\u00e3o), s\u00e3o apresentadas outras caracter\u00edsticas dos ve\u00edculos.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Pre\u00e7o do combust\u00edvel (Euros por 100.000km)<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Pre\u00e7o do combust\u00edvel consumido para realizar 100.000 km, considerando o pre\u00e7o do gas\u00f3leo por litro de 1.06\u20ac e o pre\u00e7o da gasolina por litro de 1.35\u20ac. Estes valores de refer\u00eancia podem obviamente variar conforme os postos de abastecimento utilizados.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Eco-Avalia\u00e7\u00e3o<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Esta avalia\u00e7\u00e3o \u00e9 baseada na informa\u00e7\u00e3o dispon\u00edvel acerca de emiss\u00f5es poluentes e ru\u00eddo.<\/p>\n

 <\/p>\n

Esta \u00e9 uma an\u00e1lise multi-crit\u00e9rios que permite comparar autom\u00f3veis de acordo com o impacto que estes t\u00eam para o ambiente e sa\u00fade, com base em conhecimentos cient\u00edficos actualizados.<\/p>\n

 <\/p>\n

Foram definidos cinco tipos de impactos ambientais, os quais foram pesados de modo a ser realizada uma avalia\u00e7\u00e3o para cada carro:<\/p>\n

– 40% Impacto de CO2 e part\u00edculas (efeito de estufa);<\/p>\n

– 20% Impacto em seres humanos de \u00f3xidos de nitrog\u00e9nio, hidrocarbonetos e part\u00edculas;<\/p>\n

– 20% Impacto em seres humanos do ru\u00eddo de tr\u00e1fego;<\/p>\n

– 15% Impacto em seres humanos de subst\u00e2ncias cancer\u00edgenas;<\/p>\n

– 5% Impacto sobre a natureza<\/p>\n

 <\/p>\n

O sistema de eco-avalia\u00e7\u00e3o para autom\u00f3veis de passageiros, que tem sido usado desde 1997 pela ATE (Associa\u00e7\u00e3o Su\u00ed\u00e7a de Ambiente e Tr\u00e1fego), juntamente com as organiza\u00e7\u00f5es de tr\u00e1fego Alem\u00e3 e Austr\u00edaca suas associadas, foi desenvolvido pelo Instituto da Energia e Ambiente (IFEU) em Heidelberg (Alemanha) em parceria com a Ag\u00eancia Federal do Ambiente Alem\u00e3 e \u00e9 baseado em informa\u00e7\u00e3o cient\u00edfica actualizada.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Eco-Estrelas<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

As eco-estrelas permitem de forma mais r\u00e1pida e percept\u00edvel perceber qual o desempenho ambiental de determinado autom\u00f3vel. Na eco-avalia\u00e7\u00e3o \u00e9 atribu\u00eddo um m\u00e1ximo de 5 estrelas aos autom\u00f3veis que atinjam pelos menos 65 pontos. Esta classifica\u00e7\u00e3o \u00e9 feita do seguinte modo:<\/p>\n

– 65 pontos ou mais \u2013 5 Estrelas<\/p>\n

– Entre 60 e 64.9 pontos \u2013 4 Estrelas<\/p>\n

– Entre 55 e 59.9 pontos \u2013 3 Estrelas<\/p>\n

– Entre 50 e 54.9 pontos \u2013 2 Estrelas<\/p>\n

– Menos de 50 pontos \u2013 1 Estrela<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Combust\u00edvel<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Nesta avalia\u00e7\u00e3o foram analisados os ve\u00edculos movidos a gasolina, a gas\u00f3leo e combinados com g\u00e1s natural. N\u00e3o foi considerado nenhum ve\u00edculo movido a gasolina combinado com g\u00e1s de petr\u00f3leo liquefeito (GPL) por n\u00e3o existir qualquer modelo novo desta categoria apresentado publicamente nas revistas de especialidade e anunciado pelos fabricantes em termos de comercializa\u00e7\u00e3o em Portugal.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Consumo de Combust\u00edvel (l ou kg por 100km)<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Consumo total de combust\u00edvel definido de acordo com normas Europeias [New European Driving Cycle (NEDC ECE 15 EUDC)], em litros no caso do gas\u00f3leo e gasolina e quilogramas no caso do g\u00e1s natural.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Filtro de Part\u00edculas<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Todos os modelos apresentados nos rankings com motores movidos a gas\u00f3leo ter\u00e3o que possuir filtro de part\u00edculas ou sistema equivalente assegurando uma emiss\u00e3o inferior a 5 mg\/km de part\u00edculas.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

CO2 (g\/km)<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Quantidade de CO2 emitida por cada quil\u00f3metro percorrido.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Ru\u00eddo [dB(A)]<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Magnitude do ru\u00eddo durante a condu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Lota\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

\u00c9 tamb\u00e9m indicado o n\u00famero m\u00e1ximo de lugares de cada ve\u00edculo.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Cilindrada do ve\u00edculo<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Cilindrada do ve\u00edculo em cm3<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Pot\u00eancia do ve\u00edculo<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Pot\u00eancia do ve\u00edculo em cavalos<\/p>\n

Recomenda\u00e7\u00f5es – Autom\u00f3veis<\/p>\n

 <\/p>\n

Hoje em dia, cerca de um ter\u00e7o da energia total consumida \u00e9 utilizada por transportes rodovi\u00e1rios, essencialmente por autom\u00f3veis. No entanto, apesar de existirem autom\u00f3veis cada vez mais eficientes, n\u00e3o se consegue compensar os preju\u00edzos ambientais que adv\u00eam com o aumento de tr\u00e1fego que se tem verificado pela utiliza\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel particular.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Motores e Combust\u00edveis<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Motores a Gasolina ou Gas\u00f3leo: um motor a gas\u00f3leo \u00e9 mais eficiente que um motor a gasolina, mas um motor a gasolina emite menos subst\u00e2ncias prejudiciais para a sa\u00fade humana, com excep\u00e7\u00e3o do poluente part\u00edculas. Comparando com os motores a gasolina os motores a gas\u00f3leo emitem part\u00edculas de fuligem cancer\u00edgenas com um risco seis vezes mais elevado que os \u00f3xidos de azoto. Portanto o Topten desaconselha fortemente o uso de motores a gas\u00f3leo sem filtro de part\u00edculas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Motores a G\u00e1s Natural: a principal vantagem do consumo de g\u00e1s natural em rela\u00e7\u00e3o aos dois combust\u00edveis anteriores \u00e9 a emiss\u00e3o de di\u00f3xido de carbono (CO2), que \u00e9 substancialmente inferior. O impacto do g\u00e1s natural sobre o ambiente \u00e9 cerca de metade do incutido pela queima de gasolina e cerca de 70% menor que o produzido pelo gas\u00f3leo. Estes motores possuem ainda um dep\u00f3sito de reserva para gasolina, pois ainda existe um baixo n\u00famero de postos de abastecimento de g\u00e1s natural. Os autom\u00f3veis com este tipo de motor s\u00e3o comercializados em Portugal ainda em n\u00famero muito reduzido.<\/p>\n

 <\/p>\n

Motores H\u00edbridos: em Portugal existem dois tipos de sistemas h\u00edbridos \u2013 HSD (Hibrid Synergy Drive) e o sistema IMA (Integrated Motor Assist).<\/p>\n

 <\/p>\n

O sistema HSD, combina um motor el\u00e9ctrico com um motor a gasolina, capaz de assegurar emiss\u00f5es mais baixas. No arranque da viatura, apenas o motor el\u00e9ctrico est\u00e1 a funcionar, assim como em velocidades relativamente reduzidas. Em velocidade de cruzeiro, ambos os motores funcionam dividindo pelos dois a pot\u00eancia necess\u00e1ria de maneira a maximizar a efici\u00eancia. Em acelera\u00e7\u00e3o \u00e9 apenas utilizado o motor a gasolina, enquanto em desacelera\u00e7\u00e3o o motor el\u00e9ctrico funciona como gerador recuperando a energia cin\u00e9tica em energia el\u00e9ctrica e acumulando-a nas baterias. Com o ve\u00edculo parado, o motor a gasolina \u00e9 automaticamente desligado para reduzir o consumo e as emiss\u00f5es, maximizando a efici\u00eancia.<\/p>\n

 <\/p>\n

O sistema IMA possui uma tecnologia parecida com o sistema HSD, em que nas fases de desacelera\u00e7\u00e3o a energia cin\u00e9tica \u00e9 transformada em energia el\u00e9ctrica e canalizada para as baterias. No interior do ve\u00edculo existe um man\u00f3metro que indica se o motor el\u00e9ctrico est\u00e1 em funcionamento a ajudar o motor a gasolina, se est\u00e1 a recarregar baterias. Tal como no HSD, em acelera\u00e7\u00e3o o sistema el\u00e9ctrico auxilia o motor a gasolina para compensar o consumo de combust\u00edvel e quando parado, este motor de combust\u00e3o desliga automaticamente. A diferen\u00e7a entre a tecnologia IMA e HSD, reside essencialmente no momento do arranque da viatura, em que no caso do sistema IMA \u00e9 feito com recurso ao motor a gasolina, enquanto o HSD utiliza apenas o sistema el\u00e9ctrico para iniciar a marcha e em velocidades reduzidas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Motores a GPL: o GPL \u00e9 um g\u00e1s de petr\u00f3leo que se forma durante a refina\u00e7\u00e3o do crude. Este combust\u00edvel \u00e9 constitu\u00eddo por propano e butano, existindo fortes varia\u00e7\u00f5es na sua composi\u00e7\u00e3o qu\u00edmica exacta. Este combust\u00edvel \u00e9 liquefeito sob press\u00e3o e \u00e9 transportado em tanques pressurizados. Por ser um g\u00e1s mais pesado que o ar atmosf\u00e9rico, torna-se necess\u00e1rio restringir a sua utiliza\u00e7\u00e3o em locais fechados, mesmo que sejam ventilados.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Condu\u00e7\u00e3o Eficiente<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Uma condu\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica eficiente, al\u00e9m de contribuir para a seguran\u00e7a rodovi\u00e1ria, contribui tamb\u00e9m para a protec\u00e7\u00e3o do ambiente ao promover a poupan\u00e7a de combust\u00edvel e de outros custos, como \u00e9 o caso de pneus, lubrificantes e trav\u00f5es.<\/p>\n

 <\/p>\n

Existe um conjunto de medidas simples que promovem esta efici\u00eancia:<\/p>\n

– Conduzir numa mudan\u00e7a o mais elevada poss\u00edvel. Em carros movidos a gasolina a mudan\u00e7a deve ser alterada para a seguinte \u00e0s 2500rpm, enquanto num carro a gas\u00f3leo a mudan\u00e7a deve ser alterada \u00e0s 2000rpm.<\/p>\n

– Deve-se manter uma condu\u00e7\u00e3o com uma velocidade constante e moderada, evitando travagens bruscas e muitas altera\u00e7\u00f5es d mudan\u00e7as.<\/p>\n

– Modere a utiliza\u00e7\u00e3o do ar condicionado, pois aumenta cerca de 13% o consumo de combust\u00edvel. No entanto, a partir dos 80 km\/h \u00e9 prefer\u00edvel ligar o ar condicionado do que conduzir com a janela aberta, pois este \u00e9 tamb\u00e9m um factor de aumento de consumo a maiores velocidades.<\/p>\n

– Elimine sempre que poss\u00edvel peso desnecess\u00e1rio no ve\u00edculo. O peso da carga do ve\u00edculo \u00e9 tamb\u00e9m um factor preponderante no aumento do consumo. Num carro de gama m\u00e9dia que pese cerca de 1500 kg, por cada aumento de 100 kg de peso o consumo sobe 7%.<\/p>\n

– A press\u00e3o dos pneus deve tamb\u00e9m ser verificada, com alguma regularidade, de modo a estar sempre dentro dos valores \u00f3ptimos para cada tipo de pneu. Estes valores s\u00e3o normalmente fornecidos com as especifica\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas do ve\u00edculo. Uma redu\u00e7\u00e3o em 25% da press\u00e3o \u00f3ptima, reproduz-se num aumento de 2% no consumo de combust\u00edvel.<\/p>\n

 <\/p>\n

Alternativas ao Autom\u00f3vel<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

A utiliza\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel, deve resumir-se ao essencial e quando poss\u00edvel deve ser partilhado.<\/p>\n

 <\/p>\n

Em pequenas dist\u00e2ncias e sempre que poss\u00edvel, desloque-se a p\u00e9 ou de bicicleta adquirindo comportamentos ben\u00e9ficos para a sa\u00fade. Procure utilizar os transportes p\u00fablicos.<\/p>\n

 <\/p>\n

Estar\u00e1 assim a promover a redu\u00e7\u00e3o da polui\u00e7\u00e3o do ar – nomeadamente das emiss\u00f5es de gases de efeito de estufa que contribuem para as altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas – e do ru\u00eddo. De uma forma global, est\u00e1 tamb\u00e9m a contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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