{"id":12662,"date":"2021-03-04T17:30:50","date_gmt":"2021-03-04T17:30:50","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12662"},"modified":"2021-03-04T17:30:50","modified_gmt":"2021-03-04T17:30:50","slug":"entrega-de-premio-melhor-projecto-escolar-sobre-o-uso-racional-da-agua","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/entrega-de-premio-melhor-projecto-escolar-sobre-o-uso-racional-da-agua\/","title":{"rendered":"Entrega de Pr\u00e9mio | Melhor Projecto Escolar sobre o Uso Racional da \u00c1gua"},"content":{"rendered":"

A Quercus e a Veolia \u00c1gua SA convidam todos os interessados a estarem presentes na cerim\u00f3nia de entrega do Pr\u00e9mio do melhor projecto escolar desenvolvido no \u00e2mbito do programa Poupar \u00c1gua \u2013 Prevenir o Futuro, a qual decorrer\u00e1 na Casa da Cultura de Paredes, dia 22 de Fevereiro, pelas 14:30 horas.<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

Do programa constam uma apresenta\u00e7\u00e3o do projecto desenvolvido pela Escola Secund\u00e1ria de Paredes, uma pe\u00e7a de teatro levada a palco por alunos envolvidos no projecto e a entrega do pr\u00e9mio por parte da Quercus e da Veolia \u00c1gua.<\/p>\n

 <\/p>\n

A Quercus aproveitar\u00e1 a cerim\u00f3nia para alertar para a necessidade de salvaguardar os recursos h\u00eddricos em Portugal apresentando dados sobre a sua qualidade no meio natural e sobre os n\u00edveis de tratamento das \u00e1guas residuais.<\/p>\n

 <\/p>\n

O projecto \u201c\u00c1gua, a partilha de uma responsabilidade\u201d da Escola Secund\u00e1ria de Paredes<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

No contexto da escola promoveu-se: a substitui\u00e7\u00e3o dos bebedouros; a desactiva\u00e7\u00e3o do sistema autom\u00e1tico de rega; a planta\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies vegetais menos exigentes em \u00e1gua; uma maior vigil\u00e2ncia nos gastos da \u00e1gua (ap\u00f3s a identifica\u00e7\u00e3o de situa\u00e7\u00f5es espec\u00edficas, com recurso a um inqu\u00e9rito interno); a montagem de exposi\u00e7\u00f5es com trabalhos dos alunos, a organiza\u00e7\u00e3o de concursos liter\u00e1rios e de desenho (o concurso para o log\u00f3tipo do projecto teve a participa\u00e7\u00e3o de alunos de outras escolas), a elabora\u00e7\u00e3o de placas com textos e imagens alusivos \u00e0 poupan\u00e7a de \u00e1gua (as placas j\u00e1 est\u00e3o prontas mas ainda n\u00e3o foram colocadas nos locais j\u00e1 definidos – casas de banho, cantina e balne\u00e1rios) e o enriquecimento da biblioteca escolar com material did\u00e1ctico proveniente do Museu da \u00c1gua.<\/p>\n

 <\/p>\n

A n\u00edvel da comunidade extra-escolar, o projecto implicou a montagem, com a colabora\u00e7\u00e3o de alunos de uma turma do 9\u00ba ano, de uma pe\u00e7a de teatro (a qual j\u00e1 foi apresentada em duas escolas prim\u00e1rias da regi\u00e3o, faltando a apresenta\u00e7\u00e3o noutra escola); a constru\u00e7\u00e3o de jogos did\u00e1cticos (que foram aplicados aos alunos que assistiram \u00e0 pe\u00e7a de teatro); a elabora\u00e7\u00e3o de dois inqu\u00e9ritos, um sobre a utiliza\u00e7\u00e3o da \u00e1gua a n\u00edvel dom\u00e9stico e outro sobre a distribui\u00e7\u00e3o da \u00e1gua no concelho de Paredes.<\/p>\n

 <\/p>\n

Muitas das iniciativas propostas no projecto foram j\u00e1 concretizadas. A pe\u00e7a teatral, os jogos e os inqu\u00e9ritos \u00e0 comunidade local foram as actividades que conseguiram maior projec\u00e7\u00e3o, isto porque a pe\u00e7a de teatro e os jogos criaram uma grande empatia entre os alunos das prim\u00e1rias e do 9\u00ba ano e com as ideias por eles transmitidas; os inqu\u00e9ritos revelaram preocupa\u00e7\u00f5es e atitudes na comunidade local em rela\u00e7\u00e3o ao tema da \u00c1gua.<\/p>\n

 <\/p>\n

A Veolia \u00c1gua SA<\/b><\/p>\n

 <\/p>\n

De salientar que a Veolia \u00c1gua SA pertence ao grupo Veolia, operador l\u00edder mundial em gest\u00e3o de servi\u00e7os de \u00e1gua e \u00e1guas residuais, que se \u201ccompromete a respeitar o meio ambiente em todos os locais onde trabalha\u201d, e tem actualmente mais de 330 colaboradores em Portugal.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa, 21 de Fevereiro de 2008<\/p>\n

 <\/p>\n

A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

 <\/p>\n

————————————————————————————————————————<\/p>\n

 <\/p>\n

Programa Cerim\u00f3nia Entrega Pr\u00e9mio Quercus<\/p>\n

 <\/p>\n

22 de Fevereiro 2008<\/p>\n

 <\/p>\n

Hora prevista: 14.30h<\/p>\n

 <\/p>\n

Local: Casa da Cultura de Paredes<\/p>\n

 <\/p>\n

Assunto: Entrega ao vencedor do Projecto de Sensibiliza\u00e7\u00e3o para a problem\u00e1tica da \u00e1gua promovido pela Quercus, com o apoio da Veolia \u00c1gua, designado Poupar \u00c1gua \u2013 Prevenir o Futuro atribu\u00eddo \u00e0 Escola Secund\u00e1ria de Paredes<\/p>\n

 <\/p>\n

Programa:<\/p>\n

 <\/p>\n

14.30h\u00a0 – Recep\u00e7\u00e3o aos convidados<\/p>\n

 <\/p>\n

– Introdu\u00e7\u00e3o por parte Quercus<\/p>\n

 <\/p>\n

– Apresenta\u00e7\u00e3o da pe\u00e7a de teatro pela coordenadora Prof. Iolanda, com a presen\u00e7a do Conselho Executivo da Escola Secund\u00e1ria de Paredes<\/p>\n

 <\/p>\n

– Teatro – pe\u00e7a de teatro interpretada pelos alunos<\/p>\n

 <\/p>\n

– Interven\u00e7\u00f5es:<\/p>\n

 <\/p>\n

– Discurso Helder Sp\u00ednola – Quercus<\/p>\n

– Discurso CM de Paredes (Eng.\u00aa Maria Jo\u00e3o, Divis\u00e3o Ambiente, em princ\u00edpio)<\/p>\n

– Discurso Eng. Fernando Ferreira \u2013 Veolia \u00c1gua<\/p>\n

 <\/p>\n

– Entrega do diploma pela Quercus<\/p>\n

 <\/p>\n