{"id":12524,"date":"2021-03-04T17:09:11","date_gmt":"2021-03-04T17:09:11","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12524"},"modified":"2021-03-04T17:09:11","modified_gmt":"2021-03-04T17:09:11","slug":"bmw-lidera-na-melhoria-das-emissoes-dos-novos-carros","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/bmw-lidera-na-melhoria-das-emissoes-dos-novos-carros\/","title":{"rendered":"BMW lidera na melhoria das emiss\u00f5es dos novos carros"},"content":{"rendered":"

Portugal \u00e9 no quadro dos 18 pa\u00edses da Uni\u00e3o Europeia com dados dispon\u00edveis sobre as emiss\u00f5es de CO2 nos ve\u00edculos autom\u00f3veis novos vendidos em 2007 aquele com menor valor m\u00e9dio \u2013 143 g\/km, seguido pela It\u00e1lia com 146 g\/km.<\/b><\/p>\n

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Portugal mant\u00e9m-se como pa\u00eds europeu com frota autom\u00f3vel nova mais eficiente<\/p>\n

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Tal prende-se com o facto de os portugueses face ao seu poder de compra serem muito sens\u00edveis ao pre\u00e7o do ve\u00edculo e ao seu consumo de combust\u00edvel. Os portugueses adquirirem assim ve\u00edculos autom\u00f3veis novos mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emiss\u00f5es. Mais ainda, as regras do Imposto sobre Ve\u00edculos e do Imposto \u00danico de Circula\u00e7\u00e3o ponderam em 60% a componente de emiss\u00f5es de CO2 reduzindo assim a carga fiscal dos ve\u00edculos menos poluidores.<\/p>\n

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Francisco Ferreira, Vice-Presidente da Quercus disse: \u201cOs dados de Portugal em compara\u00e7\u00e3o com o resto da Europa s\u00e3o animadores no combate \u00e0s emiss\u00f5es de gases de efeito de estufa causadores das altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas. Por\u00e9m, esperava-se mesmo assim uma melhoria mais significativa entre a frota autom\u00f3vel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto autom\u00f3vel. Portugal em termos de emiss\u00f5es m\u00e9dias de novos ve\u00edculos apenas melhorou 0,5%, correspondendo a 1g CO2\/km. Pena \u00e9 que Portugal com uma frota autom\u00f3vel nova eficiente a esteja a renovar t\u00e3o lentamente e que os portugueses usem demasiado o carro nas desloca\u00e7\u00f5es casa-trabalho.\u201d<\/p>\n

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BMW \u00e9 a marca que apresenta melhoria mais significativa na redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de ve\u00edculos novos vendidos<\/b><\/p>\n

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A marca BMW aumentou no \u00faltimo ano a efici\u00eancia no consumo de combust\u00edvel, pelo menos quatro vezes mais que os outros fabricantes autom\u00f3veis concorrentes. No entanto, a performance global desta industria ainda n\u00e3o \u00e9 suficiente para atingir as metas estabelecidas para os novos carros. A melhoria da efici\u00eancia do consumo de combust\u00edveis est\u00e1 directamente ligada \u00e0s redu\u00e7\u00f5es das emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono (CO2), respons\u00e1veis pelas altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas.<\/p>\n

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Os novos modelos vendidos pela marca BMW em 2007, apresentaram em m\u00e9dia consumos 7,3% menores que no ano anterior. Esta percentagem representa um corte na m\u00e9dia de emiss\u00f5es de 184g CO2\/km em 2006 para 170g CO2\/km em 2007, de acordo com o relat\u00f3rio da Federa\u00e7\u00e3o Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) de que a Quercus faz parte. Em m\u00e9dia, a melhoria em termos de emiss\u00f5es dos carros vendidos na Uni\u00e3o Europeia foi de 1.7%, o que ainda assim foi melhor que em anos anterior, em que este valor nunca foi superior a 0.7%, devendo no entanto estes valores serem considerados pouco ambiciosos para atingir as metas clim\u00e1ticas.<\/p>\n

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Jos Dings, director do T&E referiu que \u201ccom a aproxima\u00e7\u00e3o da nova legisla\u00e7\u00e3o, a BMW mostrou que mesmo para carros de classes superiores \u00e9 poss\u00edvel fazer redu\u00e7\u00f5es significativas nas emiss\u00f5es de CO2. No entanto, a resposta lenta da maioria dos fabricantes autom\u00f3veis mostra que a Uni\u00e3o Europeia necessita fazer press\u00e3o para o desafio de metas a longo prazo em emiss\u00f5es de CO2.\u201d<\/p>\n

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Francisco Ferreira da Quercus, confirmou que realmente a BMW tem mostrado capacidade para ter um grande n\u00famero de modelos nos dez melhores de algumas classes de autom\u00f3veis, patente na classifica\u00e7\u00e3o atribu\u00edda no \u00e2mbito do projecto TopTen dinamizado pela Quercus em conjunto com outras entidades (www.topten.pt<\/a>), onde na classe \u201ccompactos\u201d a BMW tem um modelo nos dez melhores, na classe \u201cm\u00e9dia\u201d, cinco modelos e na classe \u201cm\u00e9dia superior\u201d, seis modelos.<\/p>\n

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Em Dezembro de 2007, a Comiss\u00e3o Europeia prop\u00f4s que os novos carros emitissem em m\u00e9dia 130g CO2\/km at\u00e9 2012. De acordo com o documento planeado, cada companhia receberia a sua pr\u00f3pria meta, baseada na m\u00e9dia do peso dos seus ve\u00edculos nesse ano, o que levaria carros de gama superior a ter metas menos ambiciosas. Apesar disto, fabricantes Alem\u00e3es, incluindo a BMW, t\u00eam fortemente pressionado contra estas metas, argumentando que estas devem ser faseadas em v\u00e1rios anos. Na pr\u00e1tica, este facto significa que a meta ser\u00e1 apenas respeitada pelo segmento mais eficiente da frota.<\/p>\n

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Jos Dings refor\u00e7a que \u201cos fabricantes Germ\u00e2nicos querem metas de CO2 apenas para os carros mais eficientes, nos primeiros anos. Isto equivale a exigir que a obrigatoriedade de n\u00e3o fumar se aplicaria apenas a n\u00e3o fumadores\u201d.<\/p>\n

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O relat\u00f3rio apresentado pelo T&E mostra que os fabricantes Alem\u00e3es est\u00e3o agora a aproximar-se um pouco em termos de emiss\u00f5es dos fabricantes Franceses e Italianos, quando no ano anterior se verificou um aumento.<\/p>\n

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Outras marcas que fizeram not\u00e1veis melhoramentos em emiss\u00f5es de CO2 foram a Hyundai (redu\u00e7\u00e3o de 3.9%) e a Daimler AG (com redu\u00e7\u00e3o de 3.5%).<\/p>\n

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A ind\u00fastria autom\u00f3vel tem exigido tamb\u00e9m que sejam contabilizados os ve\u00edculos \u201cflexfuel\u201d (ve\u00edculos que podem circular com combust\u00edveis fosseis e com biocombustiveis), como modelos com emiss\u00f5es mais reduzidas. No entender do T&E esta hip\u00f3tese poder\u00e1 ser um ponto negativo para esta legisla\u00e7\u00e3o, uma vez que o verdadeiro impacto dos biocombustiveis \u00e9 ainda muito incerto e n\u00e3o existem certezas de que os automobilistas v\u00e3o efectivamente utilizar estes combust\u00edveis alternativos. A substitui\u00e7\u00e3o do combust\u00edvel n\u00e3o deve ser considerada como medida de efici\u00eancia energ\u00e9tica. S\u00f3 com a promo\u00e7\u00e3o da efici\u00eancia dos ve\u00edculos se poder\u00e3o atingir metas clim\u00e1ticas e combater a depend\u00eancia em rela\u00e7\u00e3o ao petr\u00f3leo.<\/p>\n

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O Comit\u00e9 do Ambiente do Parlamento Europeu ir\u00e1 votar sobre a legisla\u00e7\u00e3o dos carros e CO2 nos dias 8 e 9 de Setembro. O T&E e a Quercus defendem uma meta de 120g CO2\/km at\u00e9 2012, em concord\u00e2ncia com a primeira meta proposta pela Uni\u00e3o Europeia em 1994 atrav\u00e9s da Ministra do Ambiente Alem\u00e3 Angela Merkel (presentemente, Chanceler Alem\u00e3). Esta meta, proposta h\u00e1 catorze anos, deveria supostamente ter sido atingida em 2005 e j\u00e1 foi adiada tr\u00eas vezes.<\/p>\n

A meta de 120g CO2\/km pode ser atingida com o recurso a tecnologias j\u00e1 existentes, como \u00e9 o caso dos motores stop-start, diminui\u00e7\u00e3o do peso dos ve\u00edculos, diminui\u00e7\u00e3o do tamanho dos motores entre outros simples melhoramentos. O T&E e a Quercus prop\u00f5em tamb\u00e9m metas de longo-prazo de 80g CO2\/km at\u00e9 2020, de modo a assegurar que os fabricantes invistam em tecnologias que diminuam drasticamente as emiss\u00f5es.<\/p>\n

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O relat\u00f3rio do T&E baseia-se em vendas em 2007 e resultado dos dados oficiais de monitoriza\u00e7\u00e3o da Uni\u00e3o Europeia ao abrigo do acesso a documentos. O T&E solicitou esta an\u00e1lise a um instituto independente, o Institute for European Environmental Policy (IEEP) em Londres.<\/p>\n

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Esta nota de imprensa e o relat\u00f3rio \u201cReducing CO2 Emissions from New Cars: A Study of Major Car Manufacturers\u00b4 Progress in 2007\u201d poder\u00e1 ser encontrado em:\u00a0www.quercus.pt<\/a>\u00a0e\u00a0www.transportenvironment.org<\/a>\u00a0ap\u00f3s a hora de embargo.<\/p>\n

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Contactos<\/p>\n

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Francisco Ferreira, Vice-Presidente da Quercus<\/p>\n

(em Lisboa)<\/p>\n

M\u00f3vel em Portugal: 93 7788470<\/p>\n

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Dudley Curtis, Communications Officer, T&E<\/p>\n

(em Bruxelas)<\/p>\n

tel: +32 2 289 1042\u00a0 m\u00f3vel na B\u00e9lgica: +32 485 379945<\/p>\n

email:\u00a0Este endere\u00e7o de email est\u00e1 protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”><\/a>dudley.curtis@transportenvironment.org<\/a><\/span><\/p>\n

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Sobre o T&E<\/b><\/p>\n

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T&E \u00e9 a principal organiza\u00e7\u00e3o n\u00e3o governamental de ambiente com campanhas espec\u00edficas na \u00e1rea do transporte \u00e0 escala da Uni\u00e3o Europeia. Em conjunto com as 50 organiza\u00e7\u00f5es membros, entre as quais a Quercus, em 23 pa\u00edses, o T&E trabalha na promo\u00e7\u00e3o de uma perspectiva ambientalmente coerente para o transporte e a mobilidade.\u00a0\u00a0www.transportenvironment.org<\/a><\/p>\n

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Portugal \u00e9 no quadro dos 18 pa\u00edses da Uni\u00e3o Europeia com dados dispon\u00edveis sobre as emiss\u00f5es de CO2 nos ve\u00edculos autom\u00f3veis novos vendidos em 2007 aquele com menor valor m\u00e9dio \u2013 143 g\/km, seguido pela It\u00e1lia com 146 g\/km.   Portugal mant\u00e9m-se como pa\u00eds europeu com frota autom\u00f3vel nova mais eficiente   Tal prende-se com […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[97,355],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12524"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12524"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12524\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":12534,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12524\/revisions\/12534"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12524"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12524"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12524"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}