{"id":12510,"date":"2021-03-04T17:06:36","date_gmt":"2021-03-04T17:06:36","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12510"},"modified":"2021-03-04T17:06:36","modified_gmt":"2021-03-04T17:06:36","slug":"quercus-alerta-para-a-ma-qualidade-do-ar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/quercus-alerta-para-a-ma-qualidade-do-ar\/","title":{"rendered":"Quercus alerta para a m\u00e1 qualidade do ar"},"content":{"rendered":"

A Quercus divulgou hoje, no Dia Europeu Sem Carros, sob o tema \u201cAr Mais Limpo\u201d, os dados mais preocupantes referentes \u00e0 qualidade do ar em Portugal e alertou para as suas consequ\u00eancias na sa\u00fade p\u00fablica, chamando a aten\u00e7\u00e3o para a necessidade urgente de medidas que conduzam a uma mobilidade mais sustent\u00e1vel.\u00b4Nesta iniciativa foram instalados “sinais de tr\u00e2nsito” na Pra\u00e7a de Espanha, Lisboa, alusivos a esta problem\u00e1tica com o objectivo de sensibilizar automobilistas e a popula\u00e7\u00e3o em geral.<\/b><\/p>\n

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Os dados dos \u00faltimos anos relativos \u00e0 qualidade do ar continuam a revelar que \u00e9 cada vez mais urgente intervir para reduzir o tr\u00e1fego autom\u00f3vel, em particular nas \u00e1reas metropolitanas de Lisboa e Porto, de forma a minorar os efeitos graves da m\u00e1 qualidade do ar na sa\u00fade p\u00fablica e permitir assim o cumprimento da legisla\u00e7\u00e3o nacional e europeia.<\/p>\n

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Polui\u00e7\u00e3o por Part\u00edculas Inal\u00e1veis<\/b><\/p>\n

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Situa\u00e7\u00f5es mais graves s\u00e3o na Av. da Liberdade e Vila do Conde<\/b><\/p>\n

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Nos \u00faltimos anos os n\u00edveis excessivos de polui\u00e7\u00e3o por Part\u00edculas Inal\u00e1veis (PM10), na sua maioria emitidos pelos autom\u00f3veis, principalmente a gas\u00f3leo, t\u00eam atingido valores preocupantes, principalmente nas regi\u00f5es de Lisboa e Porto (ver tabela em anexo).<\/p>\n

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A Avenida da Liberdade, em Lisboa, continua a ser o ponto do pa\u00eds com n\u00edveis mais preocupantes para este poluente, tendo apresentado este ano, at\u00e9 31 de Agosto, 55 dias com exced\u00eancias ao valor limite di\u00e1rio (m\u00e9dia di\u00e1ria de 50 mg\/m3), quando a legisla\u00e7\u00e3o apenas permite, para TODO o ano, apenas 35 dias. No Norte a situa\u00e7\u00e3o mais grave este ano \u00e9 em Vila do Conde tendo j\u00e1 atingido 47 dias em exced\u00eancias ao valor limite.<\/p>\n

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As outras duas esta\u00e7\u00f5es que at\u00e9 Agosto j\u00e1 ultrapassaram o m\u00e1ximo permitido para todo o ano s\u00e3o as esta\u00e7\u00f5es de Paio Pires no Seixal, com 38 dias de exced\u00eancias, e a esta\u00e7\u00e3o de Espinho, com 44 dias.<\/p>\n

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Em 2007, quatro esta\u00e7\u00f5es do Norte e uma em Lisboa apresentaram mais de 30% dos dias do ano com valores de polui\u00e7\u00e3o por part\u00edculas inal\u00e1veis excessivos. Foi o caso da Av. da Liberdade em Lisboa com 149 dias e, no Norte, Espinho com 127 dias, Matosinhos com 112 dias, Vila do Conde com 110 dias e Braga (Circular Sul) tamb\u00e9m com 110 dias em excesso. Para al\u00e9m destes casos mais graves, outras esta\u00e7\u00f5es de monitoriza\u00e7\u00e3o da qualidade do ar registaram em 2007 valores que ultrapassam os limites legais, foi o caso de Entrecampos em Lisboa, Seixal, Barreiro, Set\u00fabal, Maia, Santo Tirso, Porto, Pa\u00e7os de Ferreira, Valongo, Paredes, Espinho e Guimar\u00e3es.<\/p>\n

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De acordo com dados cient\u00edficos de 2004, o excesso de part\u00edculas inal\u00e1veis provoca em Portugal quase 4000 mortes prematuras e uma redu\u00e7\u00e3o de 6 meses na esperan\u00e7a m\u00e9dia de vida dos lisboetas e portuenses (estudo da Ag\u00eancia Europeia do Ambiente). A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade estima que as doen\u00e7as associadas \u00e0 polui\u00e7\u00e3o do ar por part\u00edculas inal\u00e1veis pode ser considerada dentro das dez maiores causas de morte nos pa\u00edses desenvolvidos.<\/p>\n

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CCDRs do Algarve, Alentejo e Centro sem capacidade de resposta<\/p>\n

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Pelo facto das CCDRs Algarve, Alentejo e Centro n\u00e3o terem disponibilizado at\u00e9 ao momento os dados solicitados pela Quercus, n\u00e3o nos \u00e9 poss\u00edvel apresentar os valores de polui\u00e7\u00e3o registados nessas regi\u00f5es.<\/p>\n

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Polui\u00e7\u00e3o por Ozono troposf\u00e9rico<\/b><\/p>\n

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O ozono troposf\u00e9rico \u00e9 um poluente secund\u00e1rio que afecta v\u00e1rias \u00e1reas do pa\u00eds e que resulta da transforma\u00e7\u00e3o de poluentes como os \u00f3xidos de azoto e os compostos org\u00e2nicos vol\u00e1teis emitidos em grande parte pelo tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio e tamb\u00e9m por ind\u00fastrias com processos de combust\u00e3o. Os dados disponibilizados pelo Instituto do Ambiente (www.qualar.org<\/a>) revelam que nos \u00faltimos dois anos o n\u00famero de exced\u00eancias ao limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico (180 mg\/m3 por hora) para o poluente ozono troposf\u00e9rico tem vindo a atingir valores preocupantes em Portugal, embora em 2007 o n\u00famero de horas de exced\u00eancias tenha sido substancialmente inferior aos registados em 2006:<\/p>\n

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– Em 2005 foram registadas 900 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

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– Em 2006 foram registadas 723 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

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– Em 2007 foram registadas 166 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

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– Em 2008, at\u00e9 20 de Setembro, foram registadas 107 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico.<\/p>\n

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De acordo com dados de 2000, o excesso de Ozono troposf\u00e9rico provoca em Portugal 500 mortes prematuras por ano (estudo do Instituto Internacional para An\u00e1lise Aplicada de Sistemas, da \u00c1ustria).<\/p>\n

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Planos e Programas para a melhoria da qualidade do ar<\/b><\/p>\n

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Em sequ\u00eancias dos elevados n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o por Part\u00edculas Inal\u00e1veis registados em Lisboa e no Porto foram elaborados, de acordo com o previsto na Lei (embora tardiamente), Planos e Programas para a melhoria da qualidade do ar nestas duas regi\u00f5es, sendo necess\u00e1ria at\u00e9 6 de Fevereiro de 2009 a sua aprova\u00e7\u00e3o na forma de programas de execu\u00e7\u00e3o. Apesar destes documentos elencarem v\u00e1rias medidas para reduzir os n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o, as medidas t\u00eam realmente tardado em ser implementados.<\/p>\n

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Algumas medidas para uma mobilidade mais sustent\u00e1vel:<\/b><\/p>\n

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– Acabar com o estacionamento gratuito no interior das cidades;<\/p>\n

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– Penaliza\u00e7\u00e3o muito mais forte do estacionamento ilegal, atrav\u00e9s de uma aplica\u00e7\u00e3o muito mais vasta dos bloqueadores;<\/p>\n

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– Constru\u00e7\u00e3o de parques de estacionamento dissuasores na periferia;<\/p>\n

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– Melhoria da articula\u00e7\u00e3o da rede de transportes p\u00fablicos;<\/p>\n

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– Melhorar o conforto dos interfaces de transportes p\u00fablicos e dos pr\u00f3prios transportes p\u00fablicos, em particular do transporte colectivo rodovi\u00e1rio;<\/p>\n

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– Adop\u00e7\u00e3o de mais e mais longos corredores BUS e refor\u00e7ar a sua fiscaliza\u00e7\u00e3o;<\/p>\n

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– Pre\u00e7os mais apelativos para os utentes dos transportes colectivos;<\/p>\n

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– Cria\u00e7\u00e3o de pistas cicl\u00e1veis;<\/p>\n

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– Avalia\u00e7\u00e3o da introdu\u00e7\u00e3o de portagens para utilizadores das \u00e1reas centrais de Lisboa e Porto, \u00e0 semelhan\u00e7a da experi\u00eancia de Londres;<\/p>\n

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– Reduzir portagens para os ve\u00edculos com maior ocupa\u00e7\u00e3o;<\/p>\n

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– Alargamento das \u00e1reas sem carros;<\/p>\n

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– Apoios significativos \u00e0 renova\u00e7\u00e3o das frotas de t\u00e1xis e autocarros;<\/p>\n

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– Incentivo \u00e0 adop\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis menos poluentes e instala\u00e7\u00e3o de filtros de part\u00edculas, particularmente em frotas de t\u00e1xis, autocarros, servi\u00e7os municipais e empresas;<\/p>\n

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– Promover o g\u00e1s natural criando postos de abastecimento;<\/p>\n

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– Promo\u00e7\u00e3o de um ordenamento do territ\u00f3rio a n\u00edvel nacional, regional e local que proporcione a ocupa\u00e7\u00e3o das \u00e1reas urbanas centrais das grandes cidades, ao contr\u00e1rio de continuar a promover a resid\u00eancia na periferia e os consequentes movimentos pendulares.<\/p>\n

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Lisboa, 22 de Setembro de 2008<\/p>\n

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A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus – Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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