{"id":12046,"date":"2021-03-04T16:14:35","date_gmt":"2021-03-04T16:14:35","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=12046"},"modified":"2021-03-04T16:14:35","modified_gmt":"2021-03-04T16:14:35","slug":"quercus-alerta-comissao-europeia-para-falta-de-medidas-em-portugal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/quercus-alerta-comissao-europeia-para-falta-de-medidas-em-portugal\/","title":{"rendered":"Quercus Alerta Comiss\u00e3o Europeia para falta de medidas em Portugal"},"content":{"rendered":"

Na v\u00e9spera de mais um Dia Europeu Sem Carros, a Quercus alertou a Comiss\u00e3o Europeia para o facto de uma boa parte das medidas previstas nos Planos de Melhoria da Qualidade do Ar, das regi\u00f5es Norte e Lisboa e Vale do Tejo, n\u00e3o terem ainda sa\u00eddo do papel. Na \u00faltima d\u00e9cada, Lisboa e Porto t\u00eam registado um preocupante problema de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, em particular devido ao tr\u00e1fego autom\u00f3vel, mas as medidas publicadas nos programas de execu\u00e7\u00e3o h\u00e1 um ano tardam em ser implementadas.<\/b><\/p>\n

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Ao longo da \u00faltima d\u00e9cada, as \u00e1reas metropolitanas de Lisboa e do Porto t\u00eam revelado, atrav\u00e9s da rede de monitoriza\u00e7\u00e3o da qualidade do ar, v\u00e1rios pontos negros onde a polui\u00e7\u00e3o por part\u00edculas finas inal\u00e1veis (PM10) tem atingido valores que ultrapassam largamente os m\u00e1ximos estabelecidos pela legisla\u00e7\u00e3o nacional e comunit\u00e1ria. Os casos mais graves dos \u00faltimos anos t\u00eam sido registados nas esta\u00e7\u00f5es de monitoriza\u00e7\u00e3o da qualidade do ar existentes na Avenida da Liberdade e em Entrecampos em Lisboa, em Paio Pires no Seixal, na Escavadeira no Barreiro, em Cascais, na Circular Sul em Braga, em Vermoim na Maia, em Matosinhos, na Boavista e nas Antas no Porto, em Vila do Conde e em Espinho.<\/p>\n

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Esta situa\u00e7\u00e3o levou mesmo a que a Comiss\u00e3o Europeia abrisse, no in\u00edcio de 2009, um processo contra Portugal por infrac\u00e7\u00e3o da legisla\u00e7\u00e3o comunit\u00e1ria no que diz respeito \u00e0 qualidade do ar. Em sequ\u00eancia disso, o governo portugu\u00eas diligenciou a publica\u00e7\u00e3o a 16 de Setembro de 2009, em Di\u00e1rio da Rep\u00fablica, dos dois programas de execu\u00e7\u00e3o dos Planos de Melhoria da Qualidade do Ar da Regi\u00e3o de Lisboa e Vale do Tejo (Despacho n\u00ba20763) e da Regi\u00e3o Norte (Despacho n\u00ba20762). No entanto, completado um ano, uma boa parte das medidas previstas, e de execu\u00e7\u00e3o obrigat\u00f3ria, continuam por implementar. S\u00e3o disso exemplo as seguintes:<\/p>\n

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LISBOA E VALE DO TEJO<\/b><\/p>\n

– Introdu\u00e7\u00e3o de uma Zona de Emiss\u00f5es Reduzidas (ZER) na cidade de Lisboa;<\/p>\n

– Cria\u00e7\u00e3o de Vias de Alta Ocupa\u00e7\u00e3o, conjugadas com corredores bus e circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9ctricos nos principais corredores de acesso a Lisboa;<\/p>\n

– Cria\u00e7\u00e3o de estacionamento gratuito ou com tarifa\u00e7\u00e3o reduzida junto a interfaces de Transporte Colectivo;<\/p>\n

– Redu\u00e7\u00e3o do n\u00famero dispon\u00edvel de lugares de estacionamento tarifados ou n\u00e3o tarifados;<\/p>\n

– Campanhas de sensibiliza\u00e7\u00e3o ambiental dedicadas \u00e0 problem\u00e1tica da qualidade do ar.<\/p>\n

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REGI\u00c3O NORTE<\/b><\/p>\n

– Redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es da combust\u00e3o residencial (muito importante no Norte porque lareiras s\u00e3o causa importante de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica);<\/p>\n

– Zona de Emiss\u00f5es Reduzidas;<\/p>\n

– Encerramento de ruas ao tr\u00e2nsito;<\/p>\n

– Cria\u00e7\u00e3o de Vias de Alta Ocupa\u00e7\u00e3o, conjugadas com corredores bus e circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9ctricos nos principais corredores de acesso ao Porto.<\/p>\n

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Em sequ\u00eancia disto, a QUERCUS endere\u00e7ou uma comunica\u00e7\u00e3o \u00e0 Comiss\u00e3o Europeia alertando para a lentid\u00e3o na implementa\u00e7\u00e3o destas medidas, solicitando que recorde ao governo portugu\u00eas a exist\u00eancia de um contencioso em rela\u00e7\u00e3o a esta mesma quest\u00e3o e a necessidade do problema ser resolvido a bem do ambiente e da sa\u00fade p\u00fablica.<\/p>\n

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Polui\u00e7\u00e3o por Ozono troposf\u00e9rico<\/b><\/p>\n

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Para al\u00e9m da polui\u00e7\u00e3o por part\u00edculas finas inal\u00e1veis, as esta\u00e7\u00f5es de monitoriza\u00e7\u00e3o da qualidade do ar tamb\u00e9m t\u00eam registado valores preocupante em rela\u00e7\u00e3o ao poluente ozono troposf\u00e9rico. Os dados disponibilizados pelo Instituto do Ambiente (www.qualar.org<\/a>) revelam que o n\u00famero de exced\u00eancias ao limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico (180 mg\/m3 por hora) registado at\u00e9 ao momento em 2010 foi o valor mais alto dos \u00faltimos 4 anos:<\/p>\n

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– Em 2007 foram registadas 166 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

– Em 2008 foram registadas 103 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

– Em 2009 foram registadas 174 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico;<\/p>\n

– Em 2010, at\u00e9 ao momento, foram registadas 273 horas em que os n\u00edveis de Ozono ao n\u00edvel do solo estiveram acima do limiar de informa\u00e7\u00e3o ao p\u00fablico.<\/p>\n

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Embora seja obrigat\u00f3rio informar sobre as exced\u00eancias que ocorrem para este poluente, na maior parte dos casos a informa\u00e7\u00e3o n\u00e3o sai atempadamente das Comiss\u00f5es de Coordena\u00e7\u00e3o e Desenvolvimento Regional ou n\u00e3o passa atrav\u00e9s das r\u00e1dios e televis\u00f5es por falta de interesse jornal\u00edstico e aus\u00eancia de acordos com o Minist\u00e9rio do Ambiente. Desta forma, n\u00e3o \u00e9 dada a oportunidade aos cidad\u00e3os das zonas mais afectadas para tomarem medidas no sentido de evitar a sua exposi\u00e7\u00e3o ao excesso de ozono troposf\u00e9rico e as consequ\u00eancias para a sua sa\u00fade.<\/p>\n

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Assim, a Semana Europeia da Mobilidade e o Dia Europeu sem Carros assumem cada vez mais apenas um car\u00e1cter comemorativo sem que da\u00ed resultem medidas permanentes e com efeitos substanciais na melhoria da qualidade do ar, afectando milh\u00f5es de pessoas nos maiores centros urbanos do pa\u00eds.<\/p>\n

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Lisboa, 21 de Setembro de 2010<\/p>\n

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A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus – Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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