{"id":11813,"date":"2021-03-04T15:50:57","date_gmt":"2021-03-04T15:50:57","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11813"},"modified":"2021-03-04T15:50:57","modified_gmt":"2021-03-04T15:50:57","slug":"regiao-norte-impedida-de-apresentar-candidaturas-ao-proder-para-defesa-da-floresta-contra-incendios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/regiao-norte-impedida-de-apresentar-candidaturas-ao-proder-para-defesa-da-floresta-contra-incendios\/","title":{"rendered":"Regi\u00e3o Norte impedida de apresentar candidaturas ao PRODER para Defesa da Floresta contra Inc\u00eandios"},"content":{"rendered":"

A Direc\u00e7\u00e3o Regional de Florestas do Norte da Autoridade Florestal Nacional (AFN), entidade tutelada pelo Minist\u00e9rio da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Territ\u00f3rio (MAMAOT), n\u00e3o conseguiu definir e publicar em tempo \u00fatil os componentes das \u201cRedes de Defesa da Floresta Contra Inc\u00eandios\u201d (DFCI), nomeadamente a \u201cRede Prim\u00e1ria de Faixas de Gest\u00e3o de Combust\u00edveis\u201d e os \u201cMosaico de Parcelas de Gest\u00e3o de Combust\u00edvel\u201d para toda a regi\u00e3o Norte do pa\u00eds.<\/b><\/p>\n

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A defini\u00e7\u00e3o das \u201cRedes de Defesa de Floresta Contra Inc\u00eandios\u201d (DFCI) \u00e9 uma obriga\u00e7\u00e3o legal do Estado Portugu\u00eas, por for\u00e7a do Decreto-Lei n\u00ba124\/2006, com as altera\u00e7\u00f5es introduzidas pelo Decreto-Lei 17\/2009. Devido ao facto de n\u00e3o terem sido definidas, nem publicadas, as componentes destas Redes, toda a regi\u00e3o Norte est\u00e1 impedida de se candidatar a ajudas no \u00e2mbito do PRODER para a Defesa da Floresta Contra Inc\u00eandios (DFCI), cujo financiamento est\u00e1 limitado \u00e0s interven\u00e7\u00f5es em \u00e1reas de rede prim\u00e1ria e a outras \u00e1reas com estas relacionadas (nomeadamente mosaicos e liga\u00e7\u00f5es \u00e0 rede secund\u00e1ria).<\/p>\n

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A Quercus considera esta situa\u00e7\u00e3o grav\u00edssima e questiona as prioridades do MAMAOT na preven\u00e7\u00e3o de inc\u00eandios. Esta neglig\u00eancia poder\u00e1 vir a ter resultados catastr\u00f3ficos na \u00e9poca de inc\u00eandios de 2012, porque n\u00e3o haver\u00e1 ac\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o de combust\u00edveis nos locais considerados fundamentais e estruturantes a n\u00edvel nacional, para a conten\u00e7\u00e3o dos grandes inc\u00eandios.<\/p>\n

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Por via desta falha governamental o investimento na Defesa da Floresta Contra Inc\u00eandios ser\u00e1 prejudicado em alguns milh\u00f5es de euros, aos quais acrescer\u00e1 o preju\u00edzo causado por eventuais inc\u00eandios.<\/p>\n

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Lisboa, 26 de Outubro de 2011<\/p>\n

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A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da<\/p>\n

Quercus – Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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