{"id":11780,"date":"2021-03-04T15:50:20","date_gmt":"2021-03-04T15:50:20","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11780"},"modified":"2021-03-04T15:50:20","modified_gmt":"2021-03-04T15:50:20","slug":"quercus-contra-supressao-de-transportes-nocturnos-em-lisboa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/quercus-contra-supressao-de-transportes-nocturnos-em-lisboa\/","title":{"rendered":"Quercus contra supress\u00e3o de transportes nocturnos em Lisboa"},"content":{"rendered":"

Decorrente da recente apresenta\u00e7\u00e3o do Plano Estrat\u00e9gico de Transportes (PET) t\u00eam vindo a ser divulgadas medidas relativas aos transportes publicos que, a concretizar-se, ter\u00e3o graves implica\u00e7\u00f5es na qualidade de vida de milhares de pessoas e no ambiente, na regi\u00e3o de Lisboa.<\/b><\/p>\n

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Das medidas apresentadas salientam-se: a possibilidade do encerramento do Metropolitano de Lisboa mais cedo \u00e0 noite \u2013 nomeadamente a Linha Azul, entre o Col\u00e9gio Militar e a Amadora e a Linha Amarela, entre o Campo Grande e Odivelas, neste caso podendo mesmo ser efectuado \u00e0s 21h; no que concerne \u00e0 Carris, a supress\u00e3o das carreiras nocturnas e das carreiras que t\u00eam sobreposi\u00e7\u00e3o ao Metropolitano de Lisboa, no eixo composto pela Avenida da Liberdade e Avenida Fontes Pereira de Melo; e nova redu\u00e7\u00e3o dos hor\u00e1rios nocturnos dos comboios das linhas de Cascais, Sintra e Azambuja.<\/p>\n

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Estas medidas constituem um claro incentivo \u00e0 utiliza\u00e7\u00e3o do transporte privado, com todas as consequ\u00eancias ambientais negativas associadas – polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, sonora, degrada\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o p\u00fablico, redu\u00e7\u00e3o da efici\u00eancia energ\u00e9tica e aumento dos problemas associados \u00e0 mobilidade, para al\u00e9m da n\u00edtida diminui\u00e7\u00e3o da qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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A Quercus contesta e alerta<\/b><\/p>\n

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A Quercus vem deste modo refor\u00e7ar a onda de contesta\u00e7\u00e3o a estas medidas – j\u00e1 repudiadas por diversas entidades ligadas aos transportes na capital, nomeadamente Comiss\u00f5es de Utentes, bem como a pr\u00f3pria C\u00e2mara Municipal de Lisboa – vendo-a como um retrocesso na pol\u00edtica metropolitana de transportes, especialmente quando j\u00e1 haviam sido anunciadas medidas de refor\u00e7o do servi\u00e7o nocturno da Transtejo\/Soflusa, Carris e CP, em iniciativa do Minist\u00e9rio das Obras P\u00fablicas, Transportes e Comunica\u00e7\u00f5es, Minist\u00e9rio da Administra\u00e7\u00e3o Interna e C\u00e2mara Municipal de Lisboa, com vista a proporcionar uma melhor solu\u00e7\u00e3o de mobilidade em hor\u00e1rios nocturnos carenciados.<\/p>\n

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A Quercus v\u00ea como necess\u00e1rio que as autarquias afectadas por estas medidas sejam ouvidas, no \u00e2mbito da Autoridade Metropolitana de Transportes (AMT), sendo que estas dever\u00e3o ter, no geral, uma maior capacidade de envolvimento nos processos de planeamento e sobretudo de decis\u00e3o, junto das operadoras, neste que \u00e9 um sector estrat\u00e9gico para o Desenvolvimento Sustent\u00e1vel das cidades. Esperamos que a AMT tenha um papel activo nesta quest\u00e3o, com uma pol\u00edtica de maior promo\u00e7\u00e3o da utiliza\u00e7\u00e3o do transporte p\u00fablico e promovendo a intermodalidade.<\/p>\n

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De um ponto de vista econ\u00f3mico, a supress\u00e3o de uma larga maioria dos transportes nocturnos em Lisboa vai contra todo o bom senso numa cidade que se pretende fa\u00e7a parte do turismo de excel\u00eancia na Europa. Os efeitos negativos globais ao n\u00edvel econ\u00f3mico podem ultrapassar largamente os efeitos de poupan\u00e7a imediata que estas medidas pretendem alcan\u00e7ar.<\/p>\n

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A conjuga\u00e7\u00e3o da aplica\u00e7\u00e3o destas medidas de supress\u00e3o de transportes e do aumento do pre\u00e7o dos mesmos, vai contra o que a Quercus tem vindo a defender, nomeadamente uma pol\u00edtica eficaz de mobilidade na \u00c1rea Metropolitana de Lisboa, que previlegie os transportes colectivos e o direito \u00e0 mobilidade dos cidad\u00e3os. Os transportes colectivos devem constituir uma op\u00e7\u00e3o vi\u00e1vel e preferencial para toda a popula\u00e7\u00e3o e devem ter prioridade no interior das cidades, Lisboa em particular, e entre as principais localidades da sua \u00c1rea Metropolitana.<\/p>\n

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Lisboa, 31 de Outubro de 2011<\/p>\n

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A Direc\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Regional de Lisboa da<\/p>\n

Quercus – Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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