{"id":11607,"date":"2021-03-04T14:55:37","date_gmt":"2021-03-04T14:55:37","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11607"},"modified":"2021-03-04T14:55:37","modified_gmt":"2021-03-04T14:55:37","slug":"quercus-aplaude-meta-aprovada-em-bruxelas-de-95gco2-km-para-novos-ligeiros-de-passageiros-em-2020","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/quercus-aplaude-meta-aprovada-em-bruxelas-de-95gco2-km-para-novos-ligeiros-de-passageiros-em-2020\/","title":{"rendered":"Quercus aplaude meta aprovada em Bruxelas de 95gCO2\/km para novos ligeiros de passageiros em 2020"},"content":{"rendered":"

A Comiss\u00e3o Europeia (CE) aprovou uma proposta que vai obrigar as marcas autom\u00f3veis a reduzir as emiss\u00f5es m\u00e9dias dos ve\u00edculos ligeiros de passageiros novos vendidos na Uni\u00e3o Europeia (UE) para 95 gCO2\/km em 2020. Esta proposta rev\u00ea, assim, a meta de emiss\u00f5es do anterior Regulamento1<\/sup>\u00a0de 2009 que estabelecia que estes ve\u00edculos n\u00e3o deveriam emitir mais de 130 gCO2\/km em 2015.<\/strong><\/p>\n

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Estando estas emiss\u00f5es diretamente relacionadas com o consumo de combust\u00edvel, esta decis\u00e3o da CE vai tamb\u00e9m resultar em carros mais eficientes nos pr\u00f3ximos anos, sendo por isso ben\u00e9fica n\u00e3o s\u00f3 para o ambiente mas tamb\u00e9m para os consumidores e para a economia dos pa\u00edses que importam petr\u00f3leo.<\/p>\n

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A n\u00edvel europeu, as organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais de ambiente mostram-se satisfeitas com esta decis\u00e3o da CE, porque com ve\u00edculos mais eficientes colocados no mercado europeu ser\u00e1 poss\u00edvel reduzir o consumo de combust\u00edvel e, consequentemente, as emiss\u00f5es de CO2<\/sub>\u00a0no sector dos transportes. O transporte rodovi\u00e1rio \u00e9 respons\u00e1vel por 15% das emiss\u00f5es totais de CO2<\/sub>\u00a0na Europa e o autom\u00f3vel corresponde a mais de metade das emiss\u00f5es totais dos transportes. Para al\u00e9m disso, os custos relacionados com o autom\u00f3vel correspondem a cerca de 13% do or\u00e7amento anual das fam\u00edlias europeias (sobretudo com combust\u00edveis).<\/p>\n

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Numa altura em que os pre\u00e7os dos combust\u00edveis continuam a bater recordes, um estudo da Greenpeace European Unit – com dados para v\u00e1rios pa\u00edses da Uni\u00e3o Europeia, incluindo Portugal, e que a Quercus divulgou recentemente – estimou que a meta de emiss\u00f5es de 95 gCO2<\/sub>\/km em 2020, agora aprovada pela CE, vai permitir aos condutores portugueses poupar mais de 400 euros em combust\u00edvel em 2020 e 800 euros em 2030.<\/p>\n

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As organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais europeias apelaram \u00e0 CE para que esta fosse mais firme e ambiciosa face \u00e0s press\u00f5es da ind\u00fastria autom\u00f3vel, que se opunha a estas medidas de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es deste 2009. Uma meta faseada de emiss\u00f5es m\u00e9dias de CO2<\/sub>\u00a0– 80 gCO2<\/sub>\/km em 2020 e 60gCO2<\/sub>\/km em 2025 \u2013 seria poss\u00edvel e tang\u00edvel, tendo em conta a r\u00e1pida evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica da ind\u00fastria autom\u00f3vel verificada nos \u00faltimos anos. Com esta meta faseada, os condutores portugueses\u00a0 poderiam alcan\u00e7ar poupan\u00e7as em combust\u00edvel na ordem dos 500 euros anuais em 2020 e mais de 1200 euros em 2030.<\/p>\n

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A legisla\u00e7\u00e3o europeia que regula as emiss\u00f5es de CO2 dos novos ve\u00edculos apresenta graves lacunas, ao autorizar que, por cada ve\u00edculo de baixas emiss\u00f5es (incluindo el\u00e9tricos) vendido, os fabricantes autom\u00f3veis beneficiem de \u201csuper cr\u00e9ditos\u201d, ou seja, a permiss\u00e3o de venda de ve\u00edculos altamente poluentes, sem que as emiss\u00f5es desses ve\u00edculos sejam contabilizadas no c\u00e1lculo das emiss\u00f5es m\u00e9dias desse fabricante (usadas para efeito de cumprimento dos limites de emiss\u00e3o).<\/p>\n

A Quercus considera tamb\u00e9m que a CE deveria incentivar as marcas autom\u00f3veis a colocarem no mercado ve\u00edculos mais leves, uma vez que a diminui\u00e7\u00e3o do seu peso \u00e9 uma das medidas mais eficazes para a redu\u00e7\u00e3o do consumo de combust\u00edvel, com impacto direto nas emiss\u00f5es de CO2<\/sub>.<\/p>\n

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Para Francisco Ferreira, da Quercus, \u201ceste \u00e9 o momento certo para a ind\u00fastria autom\u00f3vel investir em tecnologias mais eficientes, acompanhando o compromisso pol\u00edtico assumido pela Uni\u00e3o Europeia para a redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de CO2 nos transportes, e ser\u00e1 um passo fundamental para cumprir a meta de redu\u00e7\u00e3o de gases de efeito de estufa dos transportes em 60%, at\u00e9 2050.\u201d<\/p>\n

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O representante da Quercus acrescenta ainda que \u201cdepois de ter sido apresentado recentemente o Roteiro Nacional de Baixo Carbono onde se prometem medidas para descarbonizar o sector dos transportes, a Ministra do Ambiente deve agora manifestar o seu apoio a esta proposta, j\u00e1 que esta medida \u00e9 fundamental para melhorar o desempenho ambiental dos ve\u00edculos autom\u00f3veis.\u201d<\/p>\n

Lisboa, 11 de julho de 2012<\/p>\n

\"quercus<\/p>\n

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1 –\u00a0Regulamento (CE) n\u00ba 443\/2009<\/a>\u00a0do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Abril de 2009 que define normas de desempenho em mat\u00e9ria de emiss\u00f5es dos autom\u00f3veis novos de passageiros como parte da abordagem integrada da Comunidade para reduzir as emiss\u00f5es de CO2 dos ve\u00edculos ligeiros.<\/p>\n

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