{"id":11572,"date":"2021-03-04T14:47:44","date_gmt":"2021-03-04T14:47:44","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11572"},"modified":"2021-03-04T14:49:08","modified_gmt":"2021-03-04T14:49:08","slug":"em-tempo-de-crise-mobilidade-sustentavel-merecia-mais-protagonismo-so-42-cidades-aderiram-ao-dia-europeu-sem-carros","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/04\/em-tempo-de-crise-mobilidade-sustentavel-merecia-mais-protagonismo-so-42-cidades-aderiram-ao-dia-europeu-sem-carros\/","title":{"rendered":"Em tempo de crise, mobilidade sustent\u00e1vel merecia mais protagonismo: s\u00f3 42 cidades aderiram ao Dia Europeu sem Carros"},"content":{"rendered":"

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Decorre, entre 16 a 22 de setembro, em quase duas mil cidades espalhadas pelo mundo, mais uma edi\u00e7\u00e3o da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), este ano subordinada ao tema \u201cAvan\u00e7ando na Dire\u00e7\u00e3o Certa\u201d. Perante o cen\u00e1rio de crise econ\u00f3mica que o pa\u00eds atravessa, a Quercus alerta que governo e autarquias est\u00e3o a avan\u00e7ar em contracorrente do tema de 2012, dado que os transportes e a mobilidade urbana sustent\u00e1vel deixaram de ser uma prioridade na agenda pol\u00edtica. Este facto \u00e9 evidenciado pelo reduzido n\u00famero de cidades portuguesas que este ano s\u00e3o consideradas participantes na Semana Europeia da Mobilidade e que \u00e9 de apenas 24. Em rela\u00e7\u00e3o ao Dia Sem Carros, assinalado a 22 de setembro, h\u00e1 tamb\u00e9m s\u00f3 42 cidades participantes.<\/strong><\/p>\n

Desde 2002 que a SEM tem procurado sensibilizar as pessoas que vivem nas cidades para os problemas associados com os transportes e a mobilidade em geral. Para isso, \u00e9 necess\u00e1rio explorar solu\u00e7\u00f5es concretas para enfrentar os desafios com que as zonas urbanas hoje se deparam, como a polui\u00e7\u00e3o do ar, o ru\u00eddo e o congestionamento, e estimular a mudan\u00e7a de comportamentos para solu\u00e7\u00f5es de mobilidade mais sustent\u00e1veis.<\/p>\n

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Na SEM, as autoridades locais s\u00e3o convidadas a lan\u00e7ar e promover medidas de car\u00e1cter permanente, para promover solu\u00e7\u00f5es de mobilidade mais amigas do ambiente e que proporcionem uma viv\u00eancia da cidade mais saud\u00e1vel e sustent\u00e1vel, em detrimento do autom\u00f3vel.\u2028\u00a0\u2028Apesar dos esfor\u00e7os das autarquias locais em promover anualmente a SEM, pouco tem sido feito para promover de facto uma mobilidade mais sustent\u00e1vel.<\/p>\n

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A Quercus salienta que o Plano Nacional de A\u00e7\u00e3o para a Efici\u00eancia Energ\u00e9tica (PNAEE), na sua vers\u00e3o de 2008, contemplava como uma das suas medidas, a elabora\u00e7\u00e3o de planos de mobilidade urbana para todas as capitais de distrito para promover a efici\u00eancia energ\u00e9tica no setor dos transportes, mas praticamente nenhum destes planos foi ainda elaborado. Estes planos deveriam conter um conjunto de medidas para minimizar a utiliza\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel, melhorando a acessibilidade, e reduzindo a fatura dos transportes no or\u00e7amento das fam\u00edlias.<\/p>\n

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Em Portugal, a pol\u00edtica de transportes n\u00e3o tem evolu\u00eddo no sentido de incentivar o transporte p\u00fablico em detrimento do autom\u00f3vel, e de melhorar os servi\u00e7os j\u00e1 existentes, o que traria benef\u00edcios ambientais (com menos congestionamento, polui\u00e7\u00e3o, emiss\u00f5es de CO2 e ru\u00eddo) e energ\u00e9ticos (redu\u00e7\u00e3o de importa\u00e7\u00e3o e consumo de energia, maior efici\u00eancia energ\u00e9tica) para o pa\u00eds.<\/p>\n

A Quercus considera ainda que tem sido esquecida a promo\u00e7\u00e3o da bicicleta e dos modos suaves de mobilidade, bem como os seus benef\u00edcios ambientais na redu\u00e7\u00e3o da polui\u00e7\u00e3o, do ru\u00eddo e do consumo de energia no setor dos transportes, a melhoria da qualidade de vida nas cidades e a promo\u00e7\u00e3o da seguran\u00e7a rodovi\u00e1ria.\u2028\u00a0\u2028Ao longo dos \u00faltimos anos, as \u00e1reas metropolitanas de Lisboa e do Porto t\u00eam revelado ultrapassagens dos limites legais relativos \u00e0 qualidade do ar, sobretudo part\u00edculas inal\u00e1veis (PM10) e di\u00f3xido de azoto (NO2).<\/p>\n

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Assim, a Semana Europeia da Mobilidade e o Dia Europeu sem Carros, assumem cada vez mais apenas um esp\u00edrito comemorativo e pontual, sem que da\u00ed resultem medidas permanentes e com efeitos substanciais na melhoria da qualidade do ar e do ru\u00eddo, e que afetam muitas centenas de milhares de pessoas nos maiores centros urbanos do pa\u00eds.<\/p>\n

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Em tempo de crise, quando seria fundamental apoiar a mobilidade de quem tem menos recursos, persistem elevados pre\u00e7os de bilhetes para utilizadores espor\u00e1dicos, aumentou-se o houve uma redu\u00e7\u00e3o muito significativa da comparticipa\u00e7\u00e3o em alguns tipos de passes sociais, h\u00e1 falta de articula\u00e7\u00e3o entre os diferentes modos de transporte p\u00fablico nas \u00e1reas metropolitanas de Lisboa e Porto, ou verificam-se ainda grandes defici\u00eancias de oferta em muitos concelhos com menor popula\u00e7\u00e3o, nomeadamente no interior do pa\u00eds.<\/p>\n

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Lisboa, 21 de setembro de 2012<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da\u2028Quercus – Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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