{"id":11262,"date":"2021-03-03T19:44:13","date_gmt":"2021-03-03T19:44:13","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11262"},"modified":"2021-03-03T19:44:13","modified_gmt":"2021-03-03T19:44:13","slug":"quercus-alerta-97-dos-produtos-vendidos-em-lojas-online-sem-a-informacao-energetica-obrigatoria","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-alerta-97-dos-produtos-vendidos-em-lojas-online-sem-a-informacao-energetica-obrigatoria\/","title":{"rendered":"Quercus alerta: 97% dos produtos vendidos em lojas online sem a informa\u00e7\u00e3o energ\u00e9tica obrigat\u00f3ria"},"content":{"rendered":"

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\"MWA Quercus, atrav\u00e9s do Projeto MarketWatch (www.market-watch.org.pt<\/a>), visitou recentemente lojas online e f\u00edsicas para verificar se os produtos sujeitos ao sistema de rotulagem energ\u00e9tica e conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica cumpriam os respetivos regulamentos. A conformidade encontrada nas lojas f\u00edsicas rondou os 74%, ou seja, tr\u00eas em cada quatro produtos apresentavam a etiqueta energ\u00e9tica de acordo com a legisla\u00e7\u00e3o. Nas lojas online a situa\u00e7\u00e3o foi muito diferente e a conformidade foi de apenas 3%.<\/strong><\/p>\n

A relev\u00e2ncia do Projeto MarketWatch<\/strong><\/p>\n

A rotulagem energ\u00e9tica e a conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica s\u00e3o duas ferramentas de diferente implementa\u00e7\u00e3o mas com um objetivo final comum, ou seja, a efici\u00eancia energ\u00e9tica dos produtos. Os regulamentos de rotulagem energ\u00e9tica definem as informa\u00e7\u00f5es que devem constar nas etiquetas energ\u00e9ticas, como a classe de efici\u00eancia energ\u00e9tica, o consumo energ\u00e9tico anual ou o ru\u00eddo, e onde estas dever\u00e3o ser colocadas nos aparelhos para que o consumidor as possa consultar e comparar no momento da compra. Os regulamentos de conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica de produtos definem os crit\u00e9rios m\u00ednimos de desempenho energ\u00e9tico ou n\u00e3o que os produtos t\u00eam que cumprir para poderem ser colocados no mercado, como por exemplo, a classe de efici\u00eancia energ\u00e9tica m\u00ednima, a efici\u00eancia m\u00ednima de secagem de uma m\u00e1quina de lavar lou\u00e7a ou o tempo de arranque de uma l\u00e2mpada fluorescente compacta.<\/p>\n

A implementa\u00e7\u00e3o das Diretivas de Conce\u00e7\u00e3o Ecol\u00f3gica e de Rotulagem Energ\u00e9tica t\u00eam sido comprometidas pela insuficiente fiscaliza\u00e7\u00e3o de mercado nos Estados-Membros traduzindo-se em perdas de 10% da poupan\u00e7a energ\u00e9tica prevista, correspondente a mais de 100 TWh por ano (duas vezes o consumo anual em Portugal).<\/p>\n

A fiscaliza\u00e7\u00e3o de mercado contribui para assegurar a igualdade de condi\u00e7\u00f5es de mercado para os produtores e distribuidores. Neste contexto, o projeto MarketWatch, de que a Quercus \u00e9 respons\u00e1vel em Portugal, tem como objetivo auxiliar as autoridades nacionais com os resultados das suas atividades entre as quais se destacam:<\/p>\n

– campanhas de verifica\u00e7\u00e3o da correta implementa\u00e7\u00e3o de alguns dos requisitos de conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica e da rotulagem energ\u00e9tica por parte dos produtores e distribuidores, em lojas f\u00edsicas e venda online;
\n– divulgar os resultados de testes realizados por organiza\u00e7\u00f5es independentes (como organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais e associa\u00e7\u00f5es de consumidores) e outros realizados no \u00e2mbito deste projeto;
\n– comunicar de forma assertiva e multiplicadora os diferentes resultados obtidos nas atividades descritas anteriormente e envolver a sociedade civil.<\/p>\n

As atividades do projeto e outras informa\u00e7\u00f5es a divulgar no decorrer do mesmo, podem ser consultadas no site Portugu\u00eas, recentemente lan\u00e7ado,\u00a0http:\/\/www.market-watch.org.pt<\/a>.<\/p>\n

Primeira campanha de visitas \u00e0s lojas<\/strong><\/p>\n

Entre Dezembro 2013 e Janeiro 2014 foram visitadas 10 lojas de venda online e 10 lojas f\u00edsicas, da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa. As lojas de venda online visitadas pertencem, na grande maioria, a grandes cadeias de retalhistas, enquanto as lojas f\u00edsicas se integram nas categorias de Lojas de mobili\u00e1rio \/ \u201cFa\u00e7a voc\u00ea mesmo\u201d e Cash&Carry. Esta escolha n\u00e3o foi aleat\u00f3ria e baseou-se nos resultados obtidos em atividades semelhantes desenvolvidas anteriormente pela Quercus. No total, quase 3000 produtos foram verificados, entre aparelhos de refrigera\u00e7\u00e3o (incluindo os de armazenamento de vinhos), televisores, m\u00e1quinas de lavar roupa, secar e lavar roupa, m\u00e1quinas de lavar lou\u00e7a, secadores de roupa, aparelhos de ar condicionado e fornos el\u00e9tricos e quase 20.000 l\u00e2mpadas e lumin\u00e1rias (candeeiros, recentemente sujeitos ao sistema de rotulagem e cuja etiqueta indica as classes energ\u00e9ticas das l\u00e2mpadas com as quais o aparelho \u00e9 compat\u00edvel e, caso se aplique, que l\u00e2mpadas incorpora).<\/p>\n

Nas lojas online, apenas 3% dos produtos \u00e0 venda cumprem os requisitos de rotulagem energ\u00e9tica, embora em 83% dos casos parte da informa\u00e7\u00e3o a disponibilizar esteja presente. Nenhuma informa\u00e7\u00e3o relativa \u00e0 etiqueta foi encontrada em 14% dos produtos.<\/p>\n

Nas lojas f\u00edsicas visitadas, verificou-se um n\u00edvel de conformidade de 74%, mas 16% dos produtos n\u00e3o apresentavam etiqueta energ\u00e9tica enquanto em 10% dos casos esta n\u00e3o era completa (caso das antigas etiquetas) ou n\u00e3o estava corretamente colocada.<\/p>\n

A categoria de aparelhos de armazenagem de vinhos \u00e9 a que apresenta o n\u00edvel de conformidade mais baixo, seguida pelos televisores (no caso das lojas online) e dos aparelhos de ar condicionado (no caso das lojas f\u00edsicas).<\/p>\n

A presen\u00e7a e a informa\u00e7\u00e3o contida na ficha de produto, que \u00e9 obrigat\u00f3ria, tamb\u00e9m foram consideradas e embora tenha sido encontrada na maioria dos casos, as categorias dos aparelhos de ar condicionado e fornos el\u00e9tricos s\u00e3o as mais problem\u00e1ticas.<\/p>\n

Tamb\u00e9m foram detetadas outras irregularidades como aparelhos de refrigera\u00e7\u00e3o de classe energ\u00e9tica de classe A e at\u00e9 inferior, quando a classe m\u00ednima \u00e9 atualmente a classe A+ e lumin\u00e1rias com etiquetas cujo texto n\u00e3o estava em Portugu\u00eas.<\/p>\n

A import\u00e2ncia do cumprimento dos regulamentos<\/strong><\/p>\n

\u00c9 importante salientar que os produtos sem etiqueta energ\u00e9tica ou n\u00e3o corretamente etiquetados, para al\u00e9m de n\u00e3o cumprirem com a legisla\u00e7\u00e3o aplic\u00e1vel, impossibilitam o consumidor de fazer uma compra informada e consciente, prejudicando tamb\u00e9m os fabricantes que investem na inova\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica e os vendedores que cumprem a legisla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Por outro lado, os produtos que n\u00e3o cumprem os requisitos impostos pela Diretiva de conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica, defraudam as expectativas de poupan\u00e7a energ\u00e9tica definidas pela Comiss\u00e3o Europeia e desejadas pelos consumidores.<\/p>\n

O di\u00e1logo e troca de resultados e informa\u00e7\u00f5es com fornecedores, distribuidores, autoridades nacionais e sociedade civil \u00e9 imprescind\u00edvel para melhorar e corrigir a situa\u00e7\u00e3o encontrada.<\/p>\n

Lisboa, 15 de Abril de 2014<\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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\"MW<\/a><\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

O projeto MarketWatch, financiado pelo Intelligent Energy Europe, pretende fomentar o envolvimento da sociedade civil nas atividades de vigil\u00e2ncia de mercado relacionadas com a conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica e com a rotulagem energ\u00e9tica, tendo como objetivo final o aumento da conformidade dos produtos na Uni\u00e3o Europeia. Liderado pelo Energy Saving Trust do Reino Unido, o projeto envolve 16 parceiros europeus, entre organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais, ag\u00eancias de energia e associa\u00e7\u00f5es de consumidores, sendo a Quercus respons\u00e1vel pela sua implementa\u00e7\u00e3o em Portugal.<\/strong><\/p>\n

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A Quercus, atrav\u00e9s do Projeto MarketWatch (www.market-watch.org.pt), visitou recentemente lojas online e f\u00edsicas para verificar se os produtos sujeitos ao sistema de rotulagem energ\u00e9tica e conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica cumpriam os respetivos regulamentos. A conformidade encontrada nas lojas f\u00edsicas rondou os 74%, ou seja, tr\u00eas em cada quatro produtos apresentavam a etiqueta energ\u00e9tica de acordo com a […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[252],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11262"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11262"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11262\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11265,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11262\/revisions\/11265"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11262"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=11262"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=11262"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}