{"id":11262,"date":"2021-03-03T19:44:13","date_gmt":"2021-03-03T19:44:13","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11262"},"modified":"2021-03-03T19:44:13","modified_gmt":"2021-03-03T19:44:13","slug":"quercus-alerta-97-dos-produtos-vendidos-em-lojas-online-sem-a-informacao-energetica-obrigatoria","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-alerta-97-dos-produtos-vendidos-em-lojas-online-sem-a-informacao-energetica-obrigatoria\/","title":{"rendered":"Quercus alerta: 97% dos produtos vendidos em lojas online sem a informa\u00e7\u00e3o energ\u00e9tica obrigat\u00f3ria"},"content":{"rendered":"
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A Quercus, atrav\u00e9s do Projeto MarketWatch (www.market-watch.org.pt<\/a>), visitou recentemente lojas online e f\u00edsicas para verificar se os produtos sujeitos ao sistema de rotulagem energ\u00e9tica e conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica cumpriam os respetivos regulamentos. A conformidade encontrada nas lojas f\u00edsicas rondou os 74%, ou seja, tr\u00eas em cada quatro produtos apresentavam a etiqueta energ\u00e9tica de acordo com a legisla\u00e7\u00e3o. Nas lojas online a situa\u00e7\u00e3o foi muito diferente e a conformidade foi de apenas 3%.<\/strong><\/p>\n A relev\u00e2ncia do Projeto MarketWatch<\/strong><\/p>\n A rotulagem energ\u00e9tica e a conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica s\u00e3o duas ferramentas de diferente implementa\u00e7\u00e3o mas com um objetivo final comum, ou seja, a efici\u00eancia energ\u00e9tica dos produtos. Os regulamentos de rotulagem energ\u00e9tica definem as informa\u00e7\u00f5es que devem constar nas etiquetas energ\u00e9ticas, como a classe de efici\u00eancia energ\u00e9tica, o consumo energ\u00e9tico anual ou o ru\u00eddo, e onde estas dever\u00e3o ser colocadas nos aparelhos para que o consumidor as possa consultar e comparar no momento da compra. Os regulamentos de conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica de produtos definem os crit\u00e9rios m\u00ednimos de desempenho energ\u00e9tico ou n\u00e3o que os produtos t\u00eam que cumprir para poderem ser colocados no mercado, como por exemplo, a classe de efici\u00eancia energ\u00e9tica m\u00ednima, a efici\u00eancia m\u00ednima de secagem de uma m\u00e1quina de lavar lou\u00e7a ou o tempo de arranque de uma l\u00e2mpada fluorescente compacta.<\/p>\n A implementa\u00e7\u00e3o das Diretivas de Conce\u00e7\u00e3o Ecol\u00f3gica e de Rotulagem Energ\u00e9tica t\u00eam sido comprometidas pela insuficiente fiscaliza\u00e7\u00e3o de mercado nos Estados-Membros traduzindo-se em perdas de 10% da poupan\u00e7a energ\u00e9tica prevista, correspondente a mais de 100 TWh por ano (duas vezes o consumo anual em Portugal).<\/p>\n A fiscaliza\u00e7\u00e3o de mercado contribui para assegurar a igualdade de condi\u00e7\u00f5es de mercado para os produtores e distribuidores. Neste contexto, o projeto MarketWatch, de que a Quercus \u00e9 respons\u00e1vel em Portugal, tem como objetivo auxiliar as autoridades nacionais com os resultados das suas atividades entre as quais se destacam:<\/p>\n – campanhas de verifica\u00e7\u00e3o da correta implementa\u00e7\u00e3o de alguns dos requisitos de conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica e da rotulagem energ\u00e9tica por parte dos produtores e distribuidores, em lojas f\u00edsicas e venda online;
\n– divulgar os resultados de testes realizados por organiza\u00e7\u00f5es independentes (como organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais e associa\u00e7\u00f5es de consumidores) e outros realizados no \u00e2mbito deste projeto;
\n– comunicar de forma assertiva e multiplicadora os diferentes resultados obtidos nas atividades descritas anteriormente e envolver a sociedade civil.<\/p>\n