{"id":11261,"date":"2021-03-03T19:43:48","date_gmt":"2021-03-03T19:43:48","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11261"},"modified":"2021-03-03T19:43:48","modified_gmt":"2021-03-03T19:43:48","slug":"quercus-espera-que-estados-membros-apoiem-camioes-mais-limpos-e-seguros-na-europa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-espera-que-estados-membros-apoiem-camioes-mais-limpos-e-seguros-na-europa\/","title":{"rendered":"Quercus espera que Estados-Membros apoiem cami\u00f5es mais limpos e seguros na Europa"},"content":{"rendered":"

\"camiao\"Os deputados do Parlamento Europeu votaram ontem, dia 15 de abril, e de forma praticamente un\u00e2nime a favor de novas regras para o desenho aerodin\u00e2mico de cami\u00f5es (606 votos a favor e 54 contra). Estas regras poder\u00e3o ajudar a salvar centenas de vidas em acidentes rodovi\u00e1rios com cami\u00f5es e reduzir o consumo de combust\u00edvel e emiss\u00f5es poluentes. A decis\u00e3o est\u00e1 agora nas m\u00e3os dos Estados membros, ao n\u00edvel do Conselho Europeu, onde t\u00eam havido diverg\u00eancias nacionais quanto \u00e0 aplica\u00e7\u00e3o destas novas regras.<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

O Parlamento votou a favor de dar espa\u00e7o de manobra aos fabricantes de cami\u00f5es para introduzir altera\u00e7\u00f5es no desenho da parte frontal da cabine, o que torna a frente mais arredondada e aerodin\u00e2mica(2). O espa\u00e7o extra dever\u00e1 ser usado para eliminar os \u00e2ngulos mortos e incluir uma zona de impacto, para garantir que pedestres e ciclistas n\u00e3o sejam atingidos pelas rodas numa colis\u00e3o. Os fabricantes de cami\u00f5es poderiam introduzir estas altera\u00e7\u00f5es desde j\u00e1 pelos fabricantes de cami\u00f5es, mas o Parlamento quer que estas novas regras passem a ser obrigat\u00f3rias para novos cami\u00f5es a partir de 2022. Os cami\u00f5es s\u00e3o respons\u00e1veis por algumas estat\u00edsticas negras das estradas, em termos de seguran\u00e7a rodovi\u00e1ria: todos os anos 15% de todas as colis\u00f5es fatais na Europa – cerca de 4.200 mortes – envolvem cami\u00f5es(3).<\/p>\n

 <\/p>\n

Segundo a Federa\u00e7\u00e3o Europeia para os Transportes e Ambiente, da qual a Quercus \u00e9 membro, uma frente mais arredondada do cami\u00e3o poderia contribuir para poupan\u00e7as de combust\u00edvel entre 7 a 10%, o que, a pre\u00e7os atuais do gas\u00f3leo rodovi\u00e1rio, representaria menores custos com a fatura de combust\u00edveis para as empresas transportadoras, estimadas em aproximadamente \u20ac 5.000 por ve\u00edculo e por ano (para um cami\u00e3o t\u00edpico de longo curso que percorra 100.000 km por ano). Pela primeira vez, o Parlamento tamb\u00e9m apelou para a introdu\u00e7\u00e3o de padr\u00f5es de efici\u00eancia de combust\u00edvel para os ve\u00edculos pesados.<\/p>\n

 <\/p>\n

Estas altera\u00e7\u00f5es ao desenho aerodin\u00e2mico de cami\u00f5es tornariam as estradas europeias mais seguras para pedestres e ciclistas, mas os fabricantes de cami\u00f5es op\u00f5em-se a estas melhorias que podem mesmo salvar vidas. Alguns destes fabricantes est\u00e3o a exercer press\u00e3o para que a circula\u00e7\u00e3o dos novos modelos de cami\u00f5es mais aerodin\u00e2micos nas estradas europeias seja adiada at\u00e9 2025, baseado no conceito de “neutralidade competitiva” (para evitar a concorr\u00eancia desleal entre fabricantes fruto de inova\u00e7\u00f5es). Outros fabricantes, como a Scania, d\u00e3o as boas-vindas ao espa\u00e7o extra de cabine, atrav\u00e9s da introdu\u00e7\u00e3o destas altera\u00e7\u00f5es de desenho aerodin\u00e2mico, mas rejeitam a introdu\u00e7\u00e3o de medidas chave para a melhoria da seguran\u00e7a, como o alargamento do campo de vis\u00e3o para os motoristas.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"camiao\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Os Estados membros, representados pelos Ministros com a pasta dos Transportes ao n\u00edvel do Conselho Europeu, v\u00e3o entrar em negocia\u00e7\u00f5es com o Parlamento sobre as datas de implementa\u00e7\u00e3o desta legisla\u00e7\u00e3o, e se dever\u00e1 ser obrigat\u00f3ria ou opcional em 2022.<\/p>\n

 <\/p>\n

Os deputados europeus rejeitaram ainda o regime de exce\u00e7\u00e3o criado para o transporte transfronteiri\u00e7o de mercadorias na Uni\u00e3o Europeia que pretendia autorizar cami\u00f5es de dimens\u00f5es maiores \u2013 os designados megacami\u00f5es \u2013 a atravessar as fronteiras entre pa\u00edses vizinhos(4). Em vez disso, os deputados europeus exigem que a Comiss\u00e3o avalie corretamente o impacto destes “gigantes das estradas” e informar o Parlamento em 2016. Este regime de exce\u00e7\u00e3o poderia abrir caminho para o aumento de tr\u00e1fego pesado de mercadorias e das suas emiss\u00f5es poluentes, bem como agravar o risco de acidentes e o estado das estradas nacionais de alguns pa\u00edses europeus, nomeadamente Portugal.<\/p>\n

 <\/p>\n

Cerca de 75% dos bens consumidos na Uni\u00e3o Europeia s\u00e3o transportados por ve\u00edculos pesados nas estradas europeias. Enquanto os cami\u00f5es representam apenas 3 por cento da frota europeia de ve\u00edculos, os cami\u00f5es s\u00e3o respons\u00e1veis por 25 por cento das emiss\u00f5es de CO2 do transporte rodovi\u00e1rio na Europa. Nos \u00faltimos 20 anos, a efici\u00eancia de combust\u00edvel de ve\u00edculos pesados n\u00e3o melhorou.<\/p>\n

 <\/p>\n

E Portugal?<\/strong><\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

Ao n\u00edvel do Conselho Europeu, Portugal tem-se mostrado favor\u00e1vel \u00e0 introdu\u00e7\u00e3o de melhorias no desenho aerodin\u00e2mico das cabines dos cami\u00f5es, mas sem introduzir outras medidas sobretudo ao n\u00edvel da seguran\u00e7a (adiando-as para mais tarde). Esta \u00e9 uma posi\u00e7\u00e3o que compromete a seguran\u00e7a rodovi\u00e1ria de pe\u00f5es e ciclistas (os mais afetados em choques com cami\u00f5es).<\/p>\n

 <\/p>\n

O Secret\u00e1rio de Estado dos Transportes, S\u00e9rgio Monteiro, j\u00e1 se manifestou favor\u00e1vel \u00e0 introdu\u00e7\u00e3o de megacami\u00f5es no transporte transfronteiri\u00e7o (com Espanha), uma op\u00e7\u00e3o que a Quercus contesta pelos associados impactes ambientais (como aumento das emiss\u00f5es poluentes, maiores custos com combust\u00edvel), e econ\u00f3micos (como os custos de manuten\u00e7\u00e3o associados, j\u00e1 de si agravados pelo efeito da crise econ\u00f3mica.<\/p>\n

 <\/p>\n

Mafalda Sousa, da Quercus, disse que “este voto do Parlamento Europeu representa um sinal forte para a circula\u00e7\u00e3o de cami\u00f5es, mais eficientes e seguros nas estradas europeias, com vantagens para a redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es poluentes e a seguran\u00e7a rodovi\u00e1ria. Mas est\u00e1 agora nas m\u00e3os do Conselho Europeu (e dos Estados membros) n\u00e3o minar os benef\u00edcios ambientais e econ\u00f3micos que esta legisla\u00e7\u00e3o poderia trazer. Portugal poderia tamb\u00e9m beneficiar destes benef\u00edcios, sobretudo em contexto de crise econ\u00f3mica, alinhado com o compromisso de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es no sector dos transportes que tem sido sistematicamente adiado”.<\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa, 16 de abril de 2013<\/p>\n

 <\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n


\n

Notas:<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

(1) Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que altera a Diretiva 96\/53\/CE do Conselho, de 25 de julho de 1996, que fixa as dimens\u00f5es m\u00e1ximas autorizadas no tr\u00e1fego nacional e internacional e os pesos m\u00e1ximos autorizados no tr\u00e1fego internacional para certos ve\u00edculos rodovi\u00e1rios em circula\u00e7\u00e3o na Comunidade.<\/p>\n

 <\/p>\n

(2) Sobre o desenho aerodin\u00e2mico de cami\u00f5es, documento disponibilizado pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E):
\nhttp:\/\/www.transportenvironment.org\/sites\/te\/files\/publications\/Truck_Final_update2.pdf<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

(3) UE, 2011.<\/p>\n

 <\/p>\n

(4) Os megacami\u00f5es s\u00e3o cami\u00f5es de grandes dimens\u00f5es (com comprimento m\u00e1ximo at\u00e9 25,25 metros e peso m\u00e1ximo at\u00e9 60 toneladas). As regras da Uni\u00e3o Europeia em vigor para o transporte internacional n\u00e3o autorizam que os cami\u00f5es a circular nas estradas europeias possam ter um comprimento maior do que 18,75 metros ou um peso m\u00e1ximo at\u00e9 40 toneladas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os deputados do Parlamento Europeu votaram ontem, dia 15 de abril, e de forma praticamente un\u00e2nime a favor de novas regras para o desenho aerodin\u00e2mico de cami\u00f5es (606 votos a favor e 54 contra). Estas regras poder\u00e3o ajudar a salvar centenas de vidas em acidentes rodovi\u00e1rios com cami\u00f5es e reduzir o consumo de combust\u00edvel e […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[252],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11261"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11261"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11261\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11264,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11261\/revisions\/11264"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11261"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=11261"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=11261"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}