{"id":11217,"date":"2021-03-03T19:40:47","date_gmt":"2021-03-03T19:40:47","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=11217"},"modified":"2021-03-03T19:40:47","modified_gmt":"2021-03-03T19:40:47","slug":"retalhistas-europeus-de-lojas-online-nao-fornecem-informacao-energetica-exigida-por-lei-sobre-equipamentos-domesticos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/retalhistas-europeus-de-lojas-online-nao-fornecem-informacao-energetica-exigida-por-lei-sobre-equipamentos-domesticos\/","title":{"rendered":"Retalhistas europeus de lojas online n\u00e3o fornecem informa\u00e7\u00e3o energ\u00e9tica exigida por lei sobre equipamentos dom\u00e9sticos"},"content":{"rendered":"

O Projeto MarketWatch visitou 225 lojas em onze pa\u00edses europeus e encontrou v\u00e1rios problemas relacionados com a etiquetagem energ\u00e9tica dos produtos, em particular nas lojas online. A n\u00e3o conformidade determinada nas lojas f\u00edsicas foi de 33% enquanto a das lojas online chegou aos 62%.<\/strong><\/i><\/p>\n

Os retalhistas n\u00e3o est\u00e3o a cumprir a obriga\u00e7\u00e3o legal de fornecer as informa\u00e7\u00f5es sobre efici\u00eancia energ\u00e9tica aos compradores que procuram frigor\u00edficos, televisores e outros electrodom\u00e9sticos\u00a0online<\/i>, como apurou uma campanha realizada no \u00e2mbito do MarketWatch, um projeto europeu de organiza\u00e7\u00f5es de consumidores e ambiente.<\/p>\n

Nos onze pa\u00edses participantes foram analisados 111 retalhistas\u00a0online\u00a0<\/i>e 114 lojas f\u00edsicas (de rua) entre o final de 2013 e o in\u00edcio de 2014 [1] e os resultados indicam que em m\u00e9dia 62% dos produtos\u00a0online\u00a0<\/i>n\u00e3o t\u00eam ou lhes falta parte da informa\u00e7\u00e3o da etiqueta energ\u00e9tica que deveriam apresentar. O problema mais comum \u00e9 o desrespeito pela ordem de apresenta\u00e7\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es, o que pode confundir o consumidor.<\/p>\n

A campanha surge numa altura em que dois tribunais condenaram a Amazon e a Ebay acerca da disponibiliza\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00e3o da etiqueta energ\u00e9tica online [2].<\/p>\n

A coordenadora do MarketWatch, Frances Downy, comentou: \u201c\u00c9 animador que a maioria dos retalhistas disponibilize alguma informa\u00e7\u00e3o sobre o desempenho energ\u00e9tico dos produtos que ajude a orientar os compradores numa \u00e1rea complicada. O maior desafio agora \u00e9 a falta de informa\u00e7\u00e3o ou a sua ordena\u00e7\u00e3o errada. A corre\u00e7\u00e3o desta situa\u00e7\u00e3o tem como contrapartidas uma maior consciencializa\u00e7\u00e3o dos consumidores, que conseguiriam reduzir as suas faturas energ\u00e9ticas, e uma sociedade menos dependente de importa\u00e7\u00f5es dispendiosas e inst\u00e1veis de combust\u00edvel<\/i>\u201d.<\/p>\n

Os retalhistas de lojas f\u00edsicas apresentam melhores resultados, com uma m\u00e9dia de 12% para produtos sem etiqueta e 11% para mal etiquetados \u2013 um progresso em rela\u00e7\u00e3o a estudos realizados anteriormente. Os televisores e os aparelhos de ar condicionado s\u00e3o os produtos mais problem\u00e1ticos, porque na maioria dos casos os retalhistas n\u00e3o colocaram a etiqueta, fizeram-no de forma incorreta ou modificaram-na. Os aparelhos de refrigera\u00e7\u00e3o, m\u00e1quinas de lavar lou\u00e7a e roupa s\u00e3o os aparelhos com mais elevada taxa de etiquetagem correta.<\/p>\n

O MarketWatch est\u00e1 a colaborar com os retalhistas e acompanhar\u00e1 a sua evolu\u00e7\u00e3o. Os resultados obtidos ser\u00e3o transmitidos \u00e0s autoridades nacionais com compet\u00eancia para agir judicialmente ao abrigo da Diretiva de Rotulagem Energ\u00e9tica.<\/p>\n

Duas novas campanhas de verifica\u00e7\u00e3o de retalhistas ser\u00e3o ainda realizadas. Para mais informa\u00e7\u00f5es consultar\u00a0www.market-watch.eu<\/a>\u00a0ou\u00a0www.market-watch.org.pt<\/a>.<\/p>\n

Em Portugal, a situa\u00e7\u00e3o\u00a0online<\/i>\u00a0\u00e9 a mais preocupante, dado que apenas 3% dos produtos verificados online se encontravam corretamente etiquetados enquanto nas lojas f\u00edsicas, a conformidade rondou os 74%. De salientar que as categorias de produtos mais e menos problem\u00e1ticas s\u00e3o as mesmas a n\u00edvel nacional e europeu [3].<\/p>\n

O projeto MarketWatch, financiado pelo Intelligent Energy Europe, pretende fomentar o envolvimento da sociedade civil nas atividades de vigil\u00e2ncia de mercado relacionadas com a conce\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica e com a rotulagem energ\u00e9tica, tendo como objetivo final o aumento da conformidade dos produtos na Uni\u00e3o Europeia. Liderado pelo Energy Saving Trust do Reino Unido, o projeto envolve 16 parceiros europeus, entre organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais, ag\u00eancias de energia e associa\u00e7\u00f5es de consumidores, sendo a Quercus respons\u00e1vel pela sua implementa\u00e7\u00e3o em Portugal.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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