{"id":10935,"date":"2021-03-03T19:02:58","date_gmt":"2021-03-03T19:02:58","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10935"},"modified":"2021-03-03T19:02:58","modified_gmt":"2021-03-03T19:02:58","slug":"lisboa-penultima-na-avaliacao-do-empenho-na-reducao-dos-niveis-de-poluicao-de-23-cidades-europeias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/lisboa-penultima-na-avaliacao-do-empenho-na-reducao-dos-niveis-de-poluicao-de-23-cidades-europeias\/","title":{"rendered":"Lisboa pen\u00faltima na avalia\u00e7\u00e3o do empenho na redu\u00e7\u00e3o dos n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o de 23 cidades europeias"},"content":{"rendered":"

\"lisboa\"\u00c9 hoje divulgada, em Bruxelas, uma lista [1] de cidades europeias que traduz os esfor\u00e7os das autoridades locais em implementar medidas para reduzir as emiss\u00f5es poluentes provenientes do tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio e melhorar a qualidade do ar. Nesta lista, Lisboa aparece em pen\u00faltimo lugar entre as cidades com pior desempenho na melhoria da qualidade do ar.\u00a0<\/strong><\/p>\n

A lista \u201cSootFree Cities\u201d \u00e9 divulgada pelas organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o-governamentais de ambiente Amigos da Terra Alemanha (BUND) e o Secretariado Europeu para o Ambiente (EEB), federa\u00e7\u00e3o da qual a Quercus \u00e9 membro. Em 2015, as duas organiza\u00e7\u00f5es, tamb\u00e9m com a participa\u00e7\u00e3o ativa da Quercus, avaliaram o desempenho de 23 cidades em 16 pa\u00edses europeus, tendo em conta nove categorias de crit\u00e9rios relacionados com os transportes, incluindo a promo\u00e7\u00e3o dos modos suaves (como andar a p\u00e9 e de bicicleta), a gest\u00e3o do tr\u00e1fego urbano, a renova\u00e7\u00e3o das frotas p\u00fablicas pela introdu\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos mais limpos e eficientes, e os incentivos econ\u00f3micos para reduzir a polui\u00e7\u00e3o, tais como sistemas de portagens urbanas e tarifas sobre o estacionamento. Esta lista tamb\u00e9m teve em conta o progresso das cidades europeias na redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es poluentes provenientes do tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio.<\/p>\n

A lista focou-se em algumas medidas que foram implementadas durante os \u00faltimos cinco anos e tamb\u00e9m nos planos de melhoria da qualidade do ar existentes para cada cidade e que incluem medidas que j\u00e1 estavam previstas e ainda n\u00e3o estavam implementadas.<\/p>\n

No topo da lista das cidades mais empenhadas em combater a polui\u00e7\u00e3o, Zurique emerge no primeiro lugar da lista. Esta cidade su\u00ed\u00e7a deve o seu excelente desempenho a uma combina\u00e7\u00e3o de medidas que incluem um forte compromisso das autoridades locais em reduzir os n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o emitida pelos transportes, a promo\u00e7\u00e3o dos transportes coletivos e modos suaves e baixos n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica.<\/p>\n

Em Zurique, mas tamb\u00e9m em Copenhaga, classificada em segundo lugar da lista, o volume de tr\u00e1fego dentro da cidade foi reduzido substancialmente e os ve\u00edculos mais antigos e poluentes deixaram de circular em algumas \u00e1reas mais centrais, entre os quais ve\u00edculos movidos a gas\u00f3leo, cami\u00f5es e m\u00e1quinas de constru\u00e7\u00e3o. Simultaneamente, estas duas cidades investiram amplamente na promo\u00e7\u00e3o e expans\u00e3o dos transportes coletivos e modos suaves de transporte, como a bicicleta e andar a p\u00e9. Viena e Estocolmo ficaram classificadas, respetivamente, em terceiro e quarto lugar desta lista, enquanto Berlim – a vencedora da edi\u00e7\u00e3o do ano anterior – ocupa este ano o 5\u00ba lugar. No fim da tabela, Lisboa e Luxemburgo ocupam o pen\u00faltimo e \u00faltimo lugar, respetivamente, porque a a\u00e7\u00e3o das autoridades locais tem sido insuficiente ou ineficaz na melhoria da qualidade do ar de forma persistente.<\/p>\n

As cidades europeias t\u00eam sido prejudicadas por a\u00e7\u00f5es inadequadas ao n\u00edvel da Uni\u00e3o Europeia quando se trata de combater a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica. A UE deveria introduzir limites de emiss\u00e3o para os ve\u00edculos rodovi\u00e1rios que reflitam condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o, e ainda limites de emiss\u00e3o para m\u00e1quinas de constru\u00e7\u00e3o. Para al\u00e9m disso, a Uni\u00e3o Europeia deveria empenhar-se em definir valores limite mais exigentes para alguns poluentes atmosf\u00e9ricos em 2020, 2025 e 2030. Esta legisla\u00e7\u00e3o permitir\u00e1 reduzir os n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o em cada Estado-membro e reduzir a polui\u00e7\u00e3o transfronteiri\u00e7a a longa dist\u00e2ncia, a qual as cidades ainda s\u00e3o incapazes de lidar.<\/p>\n

Arne Fellermann, respons\u00e1vel pela pol\u00edtica de transportes na BUND\/Amigos da Terra Alemanha, disse que: \u201ceste ranking mostra que v\u00e1rias cidades europeias t\u00eam lutado ativamente contra a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica para cumprir a legisla\u00e7\u00e3o sobre qualidade do ar da UE. Cerca de 90% dos Europeus vivem em zonas urbanas e est\u00e3o tamb\u00e9m expostos a n\u00edveis elevados de polui\u00e7\u00e3o. Certas cidades como Copenhaga, Estocolmo, Viena ou Berlim j\u00e1 atingiram, ou est\u00e3o prestes a atingir, os valores limite da UE nos pr\u00f3ximos dois anos. Zurique j\u00e1 fez progressos muito al\u00e9m do exigido pela legisla\u00e7\u00e3o europeia<\/i>“.<\/p>\n

Louise Duprez, respons\u00e1vel pela \u00e1rea da qualidade do ar no gabinete europeu do ambiente disse: \u201cos recentes epis\u00f3dios de smog em cidades como Londres ou Paris s\u00e3o um lembrete que cidades podem fazer muito para melhorar a qualidade do ar, mas s\u00e3o expostas a polui\u00e7\u00e3o que n\u00e3o conseguem controlar. Isto inclui polui\u00e7\u00e3o de fontes que s\u00e3o reguladas a n\u00edvel nacional ou europeu e a polui\u00e7\u00e3o originada fora dos limites da cidade, como emiss\u00f5es agr\u00edcolas. A UE tem de agir se quiser prevenir reaparecimentos de smog mort\u00edfero como os da semana passada<\/i>\u201d.<\/p>\n

Lisboa entre as cidades com pior desempenho a n\u00edvel europeu<\/strong><\/p>\n

Lisboa apresenta n\u00edveis elevados de polui\u00e7\u00e3o desde h\u00e1 v\u00e1rios anos, sobretudo part\u00edculas inal\u00e1veis e di\u00f3xido de azoto, consistentemente acima dos valores limite impostos pela legisla\u00e7\u00e3o europeia, embora com tend\u00eancia decrescente. A C\u00e2mara Municipal de Lisboa introduziu em 2011 uma Zona de Emiss\u00f5es Reduzidas (ZER) para proibir a circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos mais antigos e mais poluentes na zona mais central, mas com crit\u00e9rios pouco ambiciosos quando comparados com outras cidades europeias e com falta de fiscaliza\u00e7\u00e3o adequada. Em 2015, a ZER entrou numa nova fase e passou a restringir o acesso a ve\u00edculos com matr\u00edcula anterior a 2000 (Euro 3) na zona mais central e ve\u00edculos com matr\u00edcula anterior a 1996 (Euro 2) na zona mais alargada. Em Lisboa, a gest\u00e3o do estacionamento foi significativamente melhorada.<\/p>\n

J\u00e1 em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 mobilidade sustent\u00e1vel, a CM Lisboa tem implementado algumas medidas para promover a bicicleta e os transportes p\u00fablicos mas ainda com uma express\u00e3o limitada. O munic\u00edpio n\u00e3o tem informa\u00e7\u00e3o dispon\u00edvel ao p\u00fablico sobre os n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o e quando comparada com outras cidades europeias, tem uma elevada percentagem de uso do transporte individual e baixa utiliza\u00e7\u00e3o da bicicleta. Outras medidas t\u00eam sido pouco ambiciosas, como por exemplo a renova\u00e7\u00e3o da frota municipal pela aquisi\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos mais limpos e eficientes. Acrescente-se ainda o incumprimento de muitas medidas inclu\u00eddas num plano de melhoria da qualidade do ar, com prazos j\u00e1 ultrapassados, tendo uma delas motivado um recente processo em tribunal pela Quercus.<\/p>\n

Lisboa, 31 de mar\u00e7o de 2014<\/p>\n

Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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1 – Para visualiza\u00e7\u00e3o da lista completa das cidades europeias, informa\u00e7\u00e3o mais detalhada relativamente \u00e0 metodologia e resultados, consultar:\u00a0\u00a0\u201cSootFree Cities\u201d<\/a><\/p>\n

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City Ranking 2015 – Background<\/a><\/p>\n

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City Ranking 2015 – Methodology<\/a><\/p>\n

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Final Ranking<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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