{"id":10922,"date":"2021-03-03T19:02:56","date_gmt":"2021-03-03T19:02:56","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10922"},"modified":"2021-03-03T19:02:56","modified_gmt":"2021-03-03T19:02:56","slug":"dados-de-consumo-de-combustivel-em-estrada-acima-dos-valores-oficiais-das-marcas-automoveis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/dados-de-consumo-de-combustivel-em-estrada-acima-dos-valores-oficiais-das-marcas-automoveis\/","title":{"rendered":"Dados de consumo de combust\u00edvel em estrada acima dos valores oficiais das marcas autom\u00f3veis"},"content":{"rendered":"

No rescaldo do esc\u00e2ndalo Volkswagen, um novo estudo [1] [2] da Federa\u00e7\u00e3o Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus faz parte, e divulgado esta semana mostra que alguns modelos das marcas Mercedes, BMW e Peugeot t\u00eam consumos de combust\u00edvel cerca de 50% superiores aos valores oficiais fornecidos pelas marcas.<\/strong><\/p>\n

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Os novos modelos destas marcas,\u00a0incluindo o Mercedes A, C e Classe E, BMW S\u00e9rie 5 e Peugeot 308, consomem cerca de 50% mais combust\u00edvel em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o do que os consumos oficiais obtidos a partir de testes de laborat\u00f3rio.<\/p>\n

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\"GAP<\/p>\n

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A diferen\u00e7a entre\u00a0os consumos em estrada e a partir de testes de laborat\u00f3rio em muitos modelos de autom\u00f3veis tem crescido significativamente nos \u00faltimos anos, o que n\u00e3o pode ser explicado atrav\u00e9s de fatores conhecidos, incluindo manipula\u00e7\u00f5es de testes.<\/p>\n

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Enquanto\u00a0este estudo n\u00e3o constitui prova da instala\u00e7\u00e3o de dispositivos que manipulam os consumo de combust\u00edvel dos ve\u00edculos, semelhante ao utilizado pela Volkswagen para manipular as emiss\u00f5es, os Estados-membros da Uni\u00e3o Europeia devem estender a investiga\u00e7\u00e3o sobre os dispositivos que manipulam as emiss\u00f5es de CO2<\/sub>\u00a0e tamb\u00e9m aos ve\u00edculos a gasolina.<\/p>\n

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A diferen\u00e7a\u00a0entre os dados oficiais de ensaio para as emiss\u00f5es de CO2<\/sub>\/consumo de combust\u00edvel e o desempenho em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o aumentou para 40%, em m\u00e9dia, em 2014, comparativamente com apenas 8% em 2001, de acordo com este estudo da T&E.<\/p>\n

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O estudo analisa o consumo de combust\u00edvel em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o (na estrada), destaca os abusos que os fabricantes de autom\u00f3veis t\u00eam feito dos testes de emiss\u00e3o e do fracasso dos reguladores da UE para solucionar este problema. A diferen\u00e7a tornou-se um abismo e, sem uma a\u00e7\u00e3o reguladora, provavelmente ir\u00e1 crescer para 50%, em m\u00e9dia, at\u00e9 2020.<\/p>\n

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Ao explorar\u00a0as falhas do procedimento de teste (incluindo as diferen\u00e7as conhecidas entre condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o e em laborat\u00f3rio) os ve\u00edculos convencionais podem apresentar emiss\u00f5es de CO2\u00a0<\/sub>em estrada at\u00e9 40-45% superiores do que o realmente medido em laborat\u00f3rio. Em alguns modelos, a diferen\u00e7a pode atingir mais de 50%.<\/p>\n

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Em m\u00e9dia, os novos modelos da Mercedes t\u00eam uma diferen\u00e7a m\u00e9dia de 48%, mas os novos modelos de classe A, C e E t\u00eam uma diferen\u00e7a de mais de 50%. O BMW S\u00e9rie 5 e Peugeot 308 est\u00e3o abaixo dos 50%. As causas destas diferen\u00e7as devem ser clarificadas o mais rapidamente poss\u00edvel.<\/p>\n

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Esta distor\u00e7\u00e3o pode custar aos condutores uma m\u00e9dia de 450 euros por ano em custos adicionais de combust\u00edvel em compara\u00e7\u00e3o com o valor de consumo divulgado pela publicidade das marcas autom\u00f3veis. Mas os fabricantes continuam a tentar atrasar a introdu\u00e7\u00e3o de um novo teste de emiss\u00e3o (o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure\u00a0 – WLTP), programada para 2017.<\/p>\n

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Enganando os condutores, violando a lei<\/strong><\/p>\n

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Em m\u00e9dia, dois ter\u00e7os dos benef\u00edcios reivindicados na redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es de CO2<\/sub>\u00a0e de consumo de combust\u00edvel desde 2008 foram conseguidos \u00e0 custa de manipula\u00e7\u00e3o de resultados (apenas 13,3 gCO2<\/sub>\/km de progresso obtido na estrada contra os 22,2 gCO2<\/sub>\/ km que os resultados baseados em testes de laborat\u00f3rio apontam).<\/p>\n

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Isto significa\u00a0que, nos \u00faltimos tr\u00eas anos, os novos ve\u00edculos n\u00e3o t\u00eam sofrido melhorias na poupan\u00e7a de combust\u00edvel pela melhoria da efici\u00eancia, na estrada. Apenas a Toyota ter\u00e1 cumprido a sua meta de 2015 sem explorar as flexibilidades do sistema de testes de emiss\u00e3o, \u00a0enquanto todos os outros fabricantes autom\u00f3veis atingiram os seus limites legais explorando as falhas identificadas neste sistema.<\/p>\n

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Na Europa, os autom\u00f3veis s\u00e3o\u00a0respons\u00e1veis por 15% das emiss\u00f5es totais de CO2<\/sub>\u00a0e s\u00e3o a maior fonte de emiss\u00f5es dentro do setor dos transportes. A legisla\u00e7\u00e3o europeia sobre limites de emiss\u00e3o de CO2\u00a0<\/sub>para os novos ve\u00edculos ligeiros de passageiros exige que os fabricantes cumpram o valor m\u00e1ximo de 130 gCO2<\/sub>\/km at\u00e9 2015 e 95 gCO2<\/sub>\/km at\u00e9 2021.<\/p>\n

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Lisboa, 30 de setembro de 2015<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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Notas para os editores:<\/strong><\/p>\n

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[1] Estudo \u201cMind the Gap 2015 \u2013 Closing the chasm between test and real-world car CO2<\/sub>\u00a0emissions\u201d da Federa\u00e7\u00e3o Europeia para os Transportes e Ambiente:\u00a0http:\/\/www.transportenvironment.org\/publications\/mind-gap-2015<\/a><\/p>\n

[2] Comunicado de imprensa com as principais conclus\u00f5es do estudo:\u00a0http:\/\/www.transportenvironment.org\/press\/some-mercedes-bmw-and-peugeot-models-consuming-around-50-more-fuel-official-results-new-study<\/a><\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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