{"id":10805,"date":"2021-03-03T18:51:12","date_gmt":"2021-03-03T18:51:12","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10805"},"modified":"2021-03-03T18:51:12","modified_gmt":"2021-03-03T18:51:12","slug":"quercus-aplaude-maior-transparencia-sobre-consumo-de-combustivel-de-novos-veiculos-no-mercado-europeu","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-aplaude-maior-transparencia-sobre-consumo-de-combustivel-de-novos-veiculos-no-mercado-europeu\/","title":{"rendered":"Quercus aplaude maior transpar\u00eancia sobre consumo de combust\u00edvel de novos ve\u00edculos no mercado europeu"},"content":{"rendered":"

Acordado novo teste em laborat\u00f3rio a partir de 2018<\/strong><\/h2>\n

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\"emiss\u00f5esA partir de 2018, os fabricantes de autom\u00f3veis ser\u00e3o obrigados a fornecer dados mais realistas quanto ao consumo de combust\u00edvel dos novos ve\u00edculos que lan\u00e7arem no mercado europeu, gra\u00e7as \u00e0 introdu\u00e7\u00e3o de um novo procedimento de teste em laborat\u00f3rio para emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono (CO2), o WLTP (World Light Duty Test Procedure<\/a>, em ingl\u00eas).<\/p>\n

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A Quercus mostra-se satisfeita com a decis\u00e3o tomada no passado dia 14 de Junho, entre Estados-Membros, Comiss\u00e3o e Parlamento Europeu, uma vez que permitir\u00e1 reduzir as emiss\u00f5es poluentes associadas e obter poupan\u00e7as reais de combust\u00edvel para os consumidores portugueses.<\/p>\n

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O teste atualmente utilizado (NEDC – New European Driving Cycle) apresenta v\u00e1rias lacunas que d\u00e3o margem aos fabricantes para manipular os procedimentos de teste e produzir, de forma \u201cartificial\u201d, valores oficiais de emiss\u00f5es de CO2 e consumo de combust\u00edvel. Estas falhas traduziram-se num aumento significativo da dist\u00e2ncia entre\u00a0 os resultados dos testes e o desempenho real do ve\u00edculo, de 8% para mais de 40% [1]. A efici\u00eancia dos ve\u00edculos medida em condi\u00e7\u00f5es reais na estrada est\u00e1 estagnada h\u00e1 tr\u00eas anos.<\/p>\n

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Uma vit\u00f3ria para os consumidores<\/strong><\/p>\n

A Quercus destaca a posi\u00e7\u00e3o firme da Comiss\u00e1ria Bie\u0144kowska e da sua equipa, perante a press\u00e3o de alguns Estados-Membros sob influ\u00eancia da sua ind\u00fastria autom\u00f3vel. Esta \u00e9 uma vit\u00f3ria para os consumidores europeus, que ter\u00e3o assim acesso a dados mais transparentes e realistas quanto \u00e0 efici\u00eancia dos ve\u00edculos, um crit\u00e9rio decisivo para que possam fazer uma escolha mais vantajosa.<\/p>\n

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Controlo real em estrada continua a ser necess\u00e1rio<\/strong><\/p>\n

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Embora este novo teste WLTP seja um bom passo em frente, trata-se ainda assim de um teste padr\u00e3o executado em condi\u00e7\u00f5es pr\u00e9-estabelecidas e, portanto, propenso a novas formas de ‘otimiza\u00e7\u00e3o’ dos ve\u00edculos. Em 2025, espera-se que a diferen\u00e7a de emiss\u00f5es seja superior a 30% [2]. Nesse sentido, a Quercus considera que \u00e9 necess\u00e1rio complementar o teste em laborat\u00f3rio com controlos aleat\u00f3rios na estrada.<\/p>\n

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Em Outubro do ano passado, v\u00e1rios pa\u00edses liderados pela Alemanha sucumbiram \u00e0 press\u00e3o dos seus fabricantes de autom\u00f3veis e foram for\u00e7ados a \u201cenfraquecer\u201d as normas de emiss\u00e3o para os novos ve\u00edculos a gas\u00f3leo. Com esta decis\u00e3o agora tomada, voltou-se ao bom caminho. Para a Quercus, \u00e9 preciso manter o bom senso agora demonstrado tamb\u00e9m em futuras vota\u00e7\u00f5es de modo a garantir que a aprova\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos seja rigorosa, independente e com base em testes realizados em condi\u00e7\u00f5es reais de estrada.<\/p>\n

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Os Estados-Membros e o Parlamento Europeu est\u00e3o atualmente a negociar uma proposta de revis\u00e3o do sistema de aprova\u00e7\u00e3o de novos ve\u00edculos para venda na UE [3]. A Comiss\u00e3o Europeia est\u00e1 a preparar uma proposta de novos limites de emiss\u00e3o de CO2 no per\u00edodo p\u00f3s-2020, esperada para o primeiro trimestre de 2017.<\/p>\n

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Lisboa, 22 de Junho de 2016<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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Notas para os editores:<\/strong><\/p>\n

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[1] Estudo \u201cMind the Gap\u201d 2015, elaborado pela T&E (Set. 2015):<\/p>\n

https:\/\/www.transportenvironment.org\/sites\/te\/files\/publications\/TE_Mind_the_Gap_2015_FINAL.pdf<\/a><\/p>\n

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[2] Artigo ICCT sobre o presente e o futuro dos testes de emiss\u00f5es na UE (Set. 2015):\u00a0http:\/\/www.theicct.org\/blogs\/staff\/vehicle-co2-testing-eu-still-struggling<\/a><\/p>\n

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[3] Recomenda\u00e7\u00f5es das ONGs sobre a revis\u00e3o dos sistemas de aprova\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos na UE:\u00a0https:\/\/www.transportenvironment.org\/sites\/te\/files\/publications\/2016_05_TAFR_briefing_FINAL.PDF<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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