{"id":10712,"date":"2021-03-03T18:43:41","date_gmt":"2021-03-03T18:43:41","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10712"},"modified":"2021-03-03T18:43:41","modified_gmt":"2021-03-03T18:43:41","slug":"volkswagen-falhou-uma-vez-mais-o-prazo-estabelecido","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/volkswagen-falhou-uma-vez-mais-o-prazo-estabelecido\/","title":{"rendered":"Volkswagen falhou uma vez mais o prazo estabelecido"},"content":{"rendered":"

Europa revela resposta inadequada no esc\u00e2ndalo das emiss\u00f5es poluentes<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

\"emiss\u00f5esAs recentes not\u00edcias revelam que a Volkswagen falhou mais um prazo [1] para a repara\u00e7\u00e3o dos 600 000 ve\u00edculos a gas\u00f3leo equipados com dispositivos para a manipula\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es. Desde que a Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o do Ambiente Americana (EPA) trouxe a p\u00fablico o esc\u00e2ndalo de manipula\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es poluentes dos ve\u00edculos que a VW ainda n\u00e3o foi capaz de dar uma explica\u00e7\u00e3o adequada sobre o sucedido e tem repetidamente falhado os prazos estabelecidos.<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

Para cumprir os requisitos exigentes da EPA em termos de qualidade do ar, a VW teria que proceder a uma completa reformula\u00e7\u00e3o dos atuais motores 2.0 a gas\u00f3leo, j\u00e1 que estes est\u00e3o equipados com uma tecnologia de redu\u00e7\u00e3o de NOx<\/sub>\u00a0desatualizada.<\/p>\n

 <\/p>\n

A \u00fanica forma dos ve\u00edculos estarem em cumprimento com os requisitos da EPA seria atrav\u00e9s da substitui\u00e7\u00e3o da atual tecnologia dispon\u00edvel pela redu\u00e7\u00e3o catal\u00edtica seletiva (SCR), mais dispendiosa, complexa e eficaz.<\/p>\n

 <\/p>\n

Devido \u00e0s lacunas existentes na legisla\u00e7\u00e3o europeia, a VW alega que nunca violou as regras europeias e nunca instalou nenhum dispositivo ilegal nos 8,5 milh\u00f5es de ve\u00edculos europeus afetados.<\/p>\n

Os dispositivos para manipula\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es t\u00eam defini\u00e7\u00f5es id\u00eanticas na Europa e nos Estados Unidos e s\u00e3o ilegais em ambas, \u00e0 excep\u00e7\u00e3o de circunst\u00e2ncias muito espec\u00edficas, tais como por quest\u00f5es de seguran\u00e7a ou no que toca \u00e0 prote\u00e7\u00e3o de danos nos motores. No entanto, na Europa \u2013 ao contr\u00e1rio do que acontece nos EUA – n\u00e3o existem cl\u00e1usulas espec\u00edficas quanto: 1) aos fabricantes divulgarem e justificarem o uso de tais excep\u00e7\u00f5es; 2) \u00e0s autoridades competentes verificarem a legitimidade de tais alega\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Uma recente investiga\u00e7\u00e3o do Governo franc\u00eas [2] demonstrou que a maioria dos ve\u00edculos a gas\u00f3leo testados at\u00e9 \u00e0 data apresentam valores mais elevados de NOx<\/sub>\u00a0no seu desempenho em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o (em estrada). E, neste caso, marcas autom\u00f3veis como a Renault, Opel, Ford, Daimler e outras foram tamb\u00e9m implicadas.<\/p>\n

Quando questionados, os fabricantes de autom\u00f3veis alegam que est\u00e3o a utilizar derroga\u00e7\u00f5es que permitem desligar o sistema de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es se implicar riscos para o desempenho do motor. Geralmente estas derroga\u00e7\u00f5es s\u00e3o usadas para temperaturas abaixo dos 17\u00baC, o que acontece em 80% do ano em cidades como Paris.<\/p>\n

A Quercus alerta para o facto de ningu\u00e9m estar a questionar e investigar o uso de derroga\u00e7\u00f5es na Europa, o que demonstra a falta de uma resposta efetiva por parte do atual sistema, n\u00e3o havendo uma efetiva fiscaliza\u00e7\u00e3o ou refor\u00e7o das regras na UE.<\/p>\n

Recentemente o Parlamento Europeu instalou uma comiss\u00e3o de inqu\u00e9rito acerca do esc\u00e2ndalo das emiss\u00f5es da VW. A Quercus e outras associa\u00e7\u00f5es de defesa do ambiente esperam que esta comiss\u00e3o venha chamar \u00e0 aten\u00e7\u00e3o para o tema, podendo finalmente ser obtidas respostas sobre as falhas no refor\u00e7o da regulamenta\u00e7\u00e3o europeia e encontrar as entidades reguladoras respons\u00e1veis que falharam na identifica\u00e7\u00e3o da fraude.<\/p>\n

Podem da\u00ed advir importantes contribui\u00e7\u00f5es para a reforma do sistema de testes de emiss\u00e3o na UE, recentemente propostas pela Comiss\u00e3o, que constitui uma oportunidade \u00fanica para reparar as falhas do sistema europeu de testes, restaurar a confian\u00e7a dos consumidores, estabelecer regras equitativas para os fabricantes autom\u00f3veis e contribuir para a melhoria da qualidade do ar.<\/p>\n

Lisboa, 21 de abril de 2016<\/p>\n

 <\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

<\/div>\n

 <\/p>\n

Notas para os editores:<\/strong><\/p>\n

[1] Not\u00edcia da Reuters de 24 de mar\u00e7o de 2016:\u00a0http:\/\/www.reuters.com\/article\/us-volkswagen-emissions-court-idUSKCN0WQ1SK<\/a><\/p>\n

[2] Not\u00edcia do NY Times de 15 de janeiro de 2016:\u00a0http:\/\/www.nytimes.com\/2016\/01\/15\/business\/international\/renault-investigation-emissions.html<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Europa revela resposta inadequada no esc\u00e2ndalo das emiss\u00f5es poluentes   As recentes not\u00edcias revelam que a Volkswagen falhou mais um prazo [1] para a repara\u00e7\u00e3o dos 600 000 ve\u00edculos a gas\u00f3leo equipados com dispositivos para a manipula\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es. Desde que a Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o do Ambiente Americana (EPA) trouxe a p\u00fablico o esc\u00e2ndalo de […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[206],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10712"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10712"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10712\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10747,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10712\/revisions\/10747"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10712"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10712"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10712"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}