{"id":10693,"date":"2021-03-03T18:41:33","date_gmt":"2021-03-03T18:41:33","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10693"},"modified":"2021-03-03T18:41:33","modified_gmt":"2021-03-03T18:41:33","slug":"meio-milhao-de-veiculos-eletricos-nas-estradas-europeias-ate-ao-final-do-ano","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/meio-milhao-de-veiculos-eletricos-nas-estradas-europeias-ate-ao-final-do-ano\/","title":{"rendered":"Meio milh\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9tricos nas estradas europeias at\u00e9 ao final do ano"},"content":{"rendered":"

Vendas em Portugal subiram 43% no primeiro semestre de 2016<\/h2>\n

Um\u00a0estudo<\/a>\u00a0que ser\u00e1 divulgado amanh\u00e3, 13 de outubro, pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E) estima que, at\u00e9 ao final de 2016, existir\u00e3o aproximadamente meio milh\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9tricos a circular nas estradas da Uni\u00e3o Europeia (UE).<\/p>\n

J\u00e1 em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, o\u00a0estudo<\/a>\u00a0demonstra que o n\u00famero de ve\u00edculos ligeiros el\u00e9tricos e h\u00edbridos plug-in vendidos na UE duplicou, representando o maior aumento anual de vendas at\u00e9 \u00e0 data. Se somarmos as quotas de mercado da UE \u00e0 da Noruega, a Europa foi, no ano passado, o segundo maior mercado mundial de ve\u00edculos 100% el\u00e9tricos, s\u00f3 suplantado pela China.<\/p>\n

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Venda de el\u00e9tricos tamb\u00e9m cresce em Portugal
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\nA expans\u00e3o da mobilidade el\u00e9trica ao n\u00edvel dos ligeiros de passageiros est\u00e1 a verificar-se tamb\u00e9m em Portugal, com um aumento de 43% da venda de ve\u00edculos 100% el\u00e9tricos no 1\u00ba semestre de 2016 face ao per\u00edodo hom\u00f3logo do ano anterior. Segundo dados da Associa\u00e7\u00e3o Europeia de Fabricantes de Autom\u00f3veis (ACEA), este aumento foi ainda maior \u2013 de 103,5% – se considerarmos a comercializa\u00e7\u00e3o de todos os el\u00e9tricos recarreg\u00e1veis (incluindo-se aqui n\u00e3o s\u00f3 os ve\u00edculos 100% el\u00e9tricos, mas tamb\u00e9m os h\u00edbridos plug-in, os VE com extens\u00e3o de autonomia e os VE de c\u00e9lula de combust\u00edvel).<\/p>\n

Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 quota de mercado nacional, as vendas de VE representaram 2,68% do total de ve\u00edculos ligeiros de passageiros comercializados em Portugal, em 2015, de acordo com dados fornecidos pela ACAP (Associa\u00e7\u00e3o Autom\u00f3vel de Portugal) \u00e0 Quercus.<\/p>\n

Apesar de aparentemente reduzido, este n\u00famero representa um aumento em rela\u00e7\u00e3o a 2014, ano em que os VE representaram 2,16% do com\u00e9rcio total de autom\u00f3veis ligeiros de passageiros.<\/p>\n

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\"VE2\"<\/p>\n

Mitsubishi lidera top de vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos na Europa
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\nA Mitsubishi vendeu o maior n\u00famero de ve\u00edculos el\u00e9tricos em 2015 (28.175 ve\u00edculos), representando 23% de todas as vendas na Europa. Entre os modelos da marca, o mais vendido foi o Mitsubishi Outlanders, um h\u00edbrido plug-in, por uma larga margem a escolha el\u00e9trica mais popular na Europa no ano passado. O segundo ve\u00edculo el\u00e9trico mais vendido foi o Renault Zoe, um modelo 100% el\u00e9trico, num total de 16.612 unidades. J\u00e1 o Nissan Leaf (11.977 unidades vendidas) perdeu o terceiro lugar obtido em 2014 para o novo Volkswagen Golf GTE com quase 15.000 novos ve\u00edculos registados.<\/p>\n

No ranking dos pa\u00edses, a Holanda lidera o topo da lista de vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos na Europa pelo terceiro ano consecutivo. A Noruega surge em segundo lugar em termos de vendas absolutas, mas tem uma quota de mercado significativa relativamente aos VE (18,7%). O terceiro lugar \u00e9 ocupado pelo Reino Unido.<\/p>\n

\"VE3\"
\nBicicletas e scooters entre os el\u00e9tricos mais populares<\/strong><\/p>\n

No caso dos comerciais ligeiros, os modelos el\u00e9tricos representam uma pequena fra\u00e7\u00e3o das vendas, comparativamente com os ligeiros de passageiros, por apresentarem uma disponibilidade muito limitada no mercado.<\/p>\n

Um outro aspecto a considerar \u00e9 que os ve\u00edculos ligeiros de passageiros e comerciais n\u00e3o s\u00e3o os ve\u00edculos el\u00e9tricos mais populares: a Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente estima que, em 2015, entre 5 a 8 milh\u00f5es de bicicletas, motociclos (scooters) e segways el\u00e9tricos circularam nas estradas europeias.
\nTransporte rodovi\u00e1rio \u00e9 um problema clim\u00e1tico<\/p>\n

Os transportes s\u00e3o atualmente o maior problema clim\u00e1tico da Europa. Os autom\u00f3veis s\u00e3o respons\u00e1veis por 15% das emiss\u00f5es totais de di\u00f3xido de carbono (CO2) da Europa, representando a maior fonte de emiss\u00f5es poluentes no setor dos transportes (como \u00f3xidos de azoto, part\u00edculas inal\u00e1veis, etc.).<\/p>\n

A UE exige aos fabricantes de autom\u00f3veis um limite de emiss\u00e3o de 95gCO2\/km na sua frota m\u00e9dia de novos ve\u00edculos ligeiros de passageiros, a atingir em 2021.
\nCom o objetivo de reduzir em 60% as emiss\u00f5es provenientes dos transportes em 2050 face aos n\u00edveis de 1990, e por forma a garantir que o aquecimento global n\u00e3o exceda os 2\u00baC em linha com o Acordo de Paris, a Comiss\u00e3o Europeia decidiu propor limites de emiss\u00e3o mais exigentes para 2025 j\u00e1 no in\u00edcio do pr\u00f3ximo ano.<\/p>\n

\"VE4\"<\/p>\n

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Quercus defende mais ve\u00edculos el\u00e9tricos nas frotas p\u00fablicas e privadas<\/strong><\/p>\n

Apesar da redu\u00e7\u00e3o dos incentivos fiscais \u00e0 mobilidade el\u00e9trica verificada no in\u00edcio de 2016, a Quercus considera positiva a tend\u00eancia crescente nas vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos e h\u00edbridos plug-in, sendo este um sinal de que os portugueses est\u00e3o a aderir cada vez mais a esta forma de mobilidade sustent\u00e1vel.
\nContudo, apesar da evolu\u00e7\u00e3o r\u00e1pida da tecnologia, os maiores obst\u00e1culos para a ado\u00e7\u00e3o da mobilidade el\u00e9trica em Portugal continuam a ser o pre\u00e7o de venda e a autonomia dos ve\u00edculos.<\/p>\n

A mobilidade el\u00e9trica poder\u00e1 e dever\u00e1 ser uma das solu\u00e7\u00f5es para resolver os problemas de qualidade do ar e ru\u00eddo nas \u00e1reas urbanas, incluindo-se aqui o incentivo \u00e0 sua promo\u00e7\u00e3o enquanto meio de transporte individual, mas tamb\u00e9m ao n\u00edvel das frotas p\u00fablicas e privadas.<\/p>\n

A n\u00edvel europeu, a Quercus defende que devem ser dados determinados passos para que a Uni\u00e3o Europeia assuma uma posi\u00e7\u00e3o de lideran\u00e7a na revolu\u00e7\u00e3o da mobilidade el\u00e9trica j\u00e1 em curso:<\/p>\n

1.\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Estabelecer limites de emiss\u00e3o de CO2 ambiciosos para os novos ve\u00edculos em 2025, incluindo uma meta espec\u00edfica para as vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos, com o objetivo de estimular a concorr\u00eancia entre os fabricantes de autom\u00f3veis;
\n2.\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Acelerar a implanta\u00e7\u00e3o da rede de infraestruturas da mobilidade el\u00e9trica em toda a Europa;
\n3.\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Proibir a circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos a gas\u00f3leo no centro das cidades;
\n4.\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 Ve\u00edculos el\u00e9tricos a bateria sem impostos ou com imposto reduzido.<\/p>\n

Lisboa, 12 de outubro de 2016<\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Vendas em Portugal subiram 43% no primeiro semestre de 2016 Um\u00a0estudo\u00a0que ser\u00e1 divulgado amanh\u00e3, 13 de outubro, pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E) estima que, at\u00e9 ao final de 2016, existir\u00e3o aproximadamente meio milh\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9tricos a circular nas estradas da Uni\u00e3o Europeia (UE). J\u00e1 em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, o\u00a0estudo\u00a0demonstra que […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[107,216],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10693"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10693"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10693\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10726,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10693\/revisions\/10726"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10693"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10693"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10693"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}