{"id":10621,"date":"2021-03-03T18:34:31","date_gmt":"2021-03-03T18:34:31","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10621"},"modified":"2021-03-03T18:34:31","modified_gmt":"2021-03-03T18:34:31","slug":"quercus-apela-a-criacao-de-organismo-independente-de-supervisao-dos-testes-de-emissoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-apela-a-criacao-de-organismo-independente-de-supervisao-dos-testes-de-emissoes\/","title":{"rendered":"Quercus apela \u00e0 cria\u00e7\u00e3o de organismo independente de supervis\u00e3o dos testes de emiss\u00f5es"},"content":{"rendered":"

80% dos carros a gas\u00f3leo na Europa excedem emiss\u00f5es legais mas t\u00eam luz verde para circular<\/h1>\n

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Reguladores nacionais n\u00e3o controlam emiss\u00f5es excedent\u00e1rias de 80% dos ve\u00edculos a gas\u00f3leo \u2013 novos dados<\/strong>
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\nLisboa, 29 novembro 2016 – Pelo menos 80% dos 26 milh\u00f5es de autom\u00f3veis a gas\u00f3leo a circular na Europa com emiss\u00f5es poluentes acima dos valores legais (aproximadamente de 20 milh\u00f5es), continuam por ser regularizados por parte das entidades nacionais competentes, mais de um ano ap\u00f3s o esc\u00e2ndalo do Dieselgate<\/strong>.<\/p>\n

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De acordo com novos dados obtidos pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus faz parte, os Governos est\u00e3o a bloquear a realiza\u00e7\u00e3o de testes independentes em condi\u00e7\u00f5es de condu\u00e7\u00e3o reais e a supervis\u00e3o nas ag\u00eancias\/entidades nacionais respons\u00e1veis pelos mesmos.<\/p>\n

Na reuni\u00e3o do Conselho Europeu sobre Transportes agendada para esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, os Estados-membros dever\u00e3o tentar travar os esfor\u00e7os da Comiss\u00e3o Europeia para solucionar este problema. Isto apesar da Comiss\u00e3o de Ambiente do Parlamento Europeu ter votado hoje favoravelmente a cria\u00e7\u00e3o de um novo organismo de controlo independente dos testes de autom\u00f3veis na Uni\u00e3o Europeia, \u00e0 semelhan\u00e7a da Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o do Ambiente (Environmental Protection Agency – EPA) dos EUA.<\/p>\n

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\"carros80\"<\/p>\n

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Jo\u00e3o Branco, Presidente da Quercus, considera que \u201c\u00c9 escandaloso que os governos nacionais estejam a ser coniventes com esta impunidade, preferindo proteger a sua pr\u00f3pria industria autom\u00f3vel \u00e0 custa do direito dos seus cidad\u00e3os respirarem um ar mais limpo.\u201d<\/strong><\/p>\n

Nesse sentido, a Quercus apela aos eurodeputados para que continuem a pressionar os Estados-membros de modo a que os fabricantes autom\u00f3veis sejam fiscalizados de forma independente e rigorosa. \u00c9 inadmiss\u00edvel que as entidades reguladoras nacionais, respons\u00e1veis por controlar os testes de emiss\u00f5es dos ve\u00edculos, estejam ref\u00e9ns dos interesses econ\u00f3micos da ind\u00fastria autom\u00f3vel.<\/p>\n

Segundo uma an\u00e1lise da T&E, dos cerca de 26 milh\u00f5es de ve\u00edculos a gas\u00f3leo poluentes a circular nas estradas europeias [1], apenas 20% poder\u00e3o ser corrigidos. Desses 20%, a maioria corresponde aos ve\u00edculos do grupo da Volkswagen com software ilegal para adulterar os testes de emiss\u00f5es \u2013 casos que ser\u00e3o certamente resolvidos. Contudo, os restantes 660.000 ve\u00edculos de fabricantes como a Renault, a Fiat, a Opel e a Mercedes s\u00f3 poder\u00e3o ser retirados do mercado de forma volunt\u00e1ria perante eventuais queixas de consumidores.<\/p>\n

Contudo, n\u00e3o tem sido solicitada qualquer atua\u00e7\u00e3o que se traduza numa redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es dos 80% dos autom\u00f3veis poluentes a circular ou \u00e0 espera de ser vendidos nos concession\u00e1rios, apesar de imensos modelos emitirem valoresmuito mais elevados de \u00f3xidos de azoto (NOx) do que as marcas do grupo Volkswagen.<\/p>\n

As pr\u00f3prias autoridades nacionais de homologa\u00e7\u00e3o nada fazem para informar os consumidores sobre que passos devem tomar nesse sentido. Espera-se que na reuni\u00e3o do Conselho de Ministros de Ambiente e Transportes sejam discutidas as propostas apresentadas pela Alemanha para mudar as regras relativamente a este assunto.<\/p>\n

Ainda de acordo com o T&E, os governos dos Estados-membros a Uni\u00e3o Europeia (\u00e0 excep\u00e7\u00e3o da Fran\u00e7a e da Dinamarca) planeiam tamb\u00e9m enfraquecer estas propostas no sentido de refor\u00e7ar os testes das emiss\u00f5es dos autom\u00f3veis. O objetivo ser\u00e1 evitar que a CE conduza testes independentes e tome medidas perante infra\u00e7\u00f5es. As evid\u00eancias mostram tamb\u00e9m que os governos querem diluir ainda mais os j\u00e1 fracos crit\u00e9rios de avalia\u00e7\u00e3o da atua\u00e7\u00e3o desenvolvida pelas entidades reguladores nacionais.<\/p>\n

Em conclus\u00e3o, a Uni\u00e3o Europeia precisa urgentemente de criar um organismo independente, tal como sugerido pelo Parlamento Europeu, que avalie o desempenho dos autom\u00f3veis em condi\u00e7\u00f5es de condu\u00e7\u00e3o reais. S\u00f3 assim ser\u00e1 poss\u00edvel garantir que as regras s\u00e3o cumpridas e que, quando isso n\u00e3o acontece, os infratores s\u00e3o punidos.<\/strong>
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\nOs Ministros europeus do Ambiente e dos Transportes t\u00eam esta semana uma excelente oportunidade para levar mais a s\u00e9rio o impacto da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica proveniente do tr\u00e1fego autom\u00f3vel na sa\u00fade p\u00fablica. Na semana passada, aAg\u00eancia Europeia do Ambiente reviu em alta \u2013 para 467 mil – as suas estimativas de mortes causadas anualmente pela atmosf\u00e9rica. Quase 70 mil destas mortes foram resultado de exced\u00eancias das emiss\u00f5es de di\u00f3xido de azoto (NO2), 94% das quais com origem no tr\u00e1fego autom\u00f3vel.<\/strong><\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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