{"id":10548,"date":"2021-03-03T18:28:44","date_gmt":"2021-03-03T18:28:44","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10548"},"modified":"2021-03-03T18:28:44","modified_gmt":"2021-03-03T18:28:44","slug":"portugal-deve-colocar-a-defesa-da-saude-publica-a-frente-dos-interesses-da-industria-automovel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/portugal-deve-colocar-a-defesa-da-saude-publica-a-frente-dos-interesses-da-industria-automovel\/","title":{"rendered":"Portugal deve colocar a defesa da sa\u00fade p\u00fablica \u00e0 frente dos interesses da ind\u00fastria autom\u00f3vel"},"content":{"rendered":"

Reforma dos testes de emiss\u00f5es votada na pr\u00f3xima semana<\/h2>\n

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\"carros\"Lisboa, 16 de dezembro de 2016 \u2013 Na pr\u00f3xima ter\u00e7a-feira, dia 20 de dezembro, a Comiss\u00e3o Europeia (CE) ir\u00e1 reunir com representantes dos Estados-Membros no Comit\u00e9 T\u00e9cnico dos Ve\u00edculos a Motor (CTVM) para chegar a um acordo sobre a pr\u00f3xima etapa da reforma dos testes a ve\u00edculos na Uni\u00e3o Europeia.<\/p>\n

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O designado terceiro pacote \u201cReal Driving Emissions – RDE\u201d (testes de emiss\u00f5es em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o) estende os novos testes em estrada \u00e0s emiss\u00f5es de part\u00edculas dos ve\u00edculos com inje\u00e7\u00e3o direta de gasolina. O objetivo \u00e9 abranger tamb\u00e9m a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica associada \u00e0s part\u00edculas ultrafinas e altamente prejudiciais \u00e0 sa\u00fade, emitidas a partir da nova gera\u00e7\u00e3o de motores a gasolina.<\/p>\n

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Estas part\u00edculas penetram profundamente nos pulm\u00f5es e no sangue, estando relacionadas com as 467.000 mortes prematuras que ocorrem anualmente por ano, de acordo com os \u00faltimos dados da Ag\u00eancia Europeia do Ambiente (AEA). Em Portugal, estimaram-se 6.070 mortes prematuras, em 2013.<\/p>\n

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A Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus faz parte, defende que \u00e9 urgente uma revis\u00e3o dos testes de emiss\u00f5es em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o para que passem a incluir tamb\u00e9m as emiss\u00f5es de part\u00edculas, de modo a assegurar que, \u00e0 semelhan\u00e7a dos ve\u00edculos a gas\u00f3leo, os autom\u00f3veis com motores GDI (inje\u00e7\u00e3o direta de gasolina) sejam equipados com filtro de part\u00edculas.<\/p>\n

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A instala\u00e7\u00e3o destes filtros de part\u00edculas tem um custo aproximado de 25 euros por ve\u00edculo. Contudo, sem testes de emiss\u00f5es suficientemente robustos, a ind\u00fastria autom\u00f3vel n\u00e3o ir\u00e1 implementar esta solu\u00e7\u00e3o numa escala e prazo adequados.<\/p>\n

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Na sequ\u00eancia da consulta p\u00fablica da CE, uma maioria esmagadora das partes interessadas apoia o terceiro pacote RDE, incluindo autoridades locais, consumidores, entidades ligadas \u00e0 \u00e1rea da sa\u00fade, fornecedores e associa\u00e7\u00f5es de defesa do ambiente de toda a Europa.<\/p>\n

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Alguns fabricantes autom\u00f3veis anunciaram planos para instalar filtros de part\u00edculas nos seus ve\u00edculos a gasolina, j\u00e1 a partir do pr\u00f3ximo ano. Entre eles, incluem-se a Volkswagen, a Daimler (Mercedes-Benz) e a PSA (Peugeot Citro\u00ebn).<\/p>\n

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J\u00e1 outros fabricantes tornaram p\u00fablicas as suas posi\u00e7\u00f5es, solicitando o adiamento e enfraquecimento da proposta da Comiss\u00e3o, para atrasar a introdu\u00e7\u00e3o do regulamento; aumentar efetivamente os limites de emiss\u00e3o atrav\u00e9s do uso de um fator de conformidade mais elevado; e ocultar os resultados dos testes e n\u00e3o permitir que estes estejam dispon\u00edveis ao p\u00fablico em geral.<\/p>\n

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O argumento mais enganador usado pela ind\u00fastria autom\u00f3vel \u00e9 o fato dos fabricantes s\u00f3 terem um prazo de poucos meses para ajustar os seus ve\u00edculos \u00e0s novas exig\u00eancias do teste RDE. Contudo, este argumento falacioso parece ignorar que a decis\u00e3o de aplicar testes em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o e abranger as part\u00edculas inal\u00e1veis foi tomada em 2007, quando a legisla\u00e7\u00e3o sobre as normas de emiss\u00e3o Euro 5\/6 foi acordada. A mesma decis\u00e3o foi confirmada anos mais tarde, em 2011. Isto significa que, na verdade, os fabricantes tiveram, pelo menos, 5 anos para preparar as suas frotas.<\/p>\n

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V\u00e1rios Estados-Membros est\u00e3o a proteger e apoiar as posi\u00e7\u00f5es dos respetivos fabricantes nacionais, apesar das dezenas de infra\u00e7\u00f5es aos limites de polui\u00e7\u00e3o impostos pela legisla\u00e7\u00e3o europeia e das estat\u00edsticas negras que d\u00e3o conta de mortes prematuras relacionadas com esta causa ao n\u00edvel da UE. Entre estes, incluem-se pa\u00edses como It\u00e1lia, Rep\u00fablica Checa, Eslov\u00e1quia, Rom\u00e9nia, e muito provavelmente, Pol\u00f3nia e Espanha. As posi\u00e7\u00f5es de outros pa\u00edses, incluindo o Reino Unido, ainda n\u00e3o s\u00e3o conhecidas e os decisores recusam-se a divulg\u00e1-los. Este \u00e9 tamb\u00e9m o caso de Portugal.<\/p>\n

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It\u00e1lia e Espanha s\u00e3o os principais pa\u00edses que ir\u00e3o influenciar a vota\u00e7\u00e3o da pr\u00f3xima semana, embora as suas posi\u00e7\u00f5es nacionais ainda n\u00e3o estejam decididas. A Ford e a Opel t\u00eam uma importante f\u00e1brica em Espanha e, como tal, t\u00eam pressionado o governo espanhol para apoiar a sua posi\u00e7\u00e3o. Da mesma forma, a It\u00e1lia estar\u00e1 sob press\u00e3o da Fiat.<\/p>\n

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A Quercus considera que o acordo que os Estados-Membros poder\u00e3o alcan\u00e7ar na pr\u00f3xima semana ter\u00e1 uma import\u00e2ncia crucial para a qualidade do ar que os europeus respiram nas cidades e os investimentos tecnol\u00f3gicos que a ind\u00fastria far\u00e1 nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n

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O Parlamento Europeu ter\u00e1 o direito de vetar a decis\u00e3o no in\u00edcio do pr\u00f3ximo ano.<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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