{"id":10372,"date":"2021-03-03T18:01:35","date_gmt":"2021-03-03T18:01:35","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10372"},"modified":"2021-03-03T18:01:35","modified_gmt":"2021-03-03T18:01:35","slug":"2-anos-depois-do-escandalo-dieselgate","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/2-anos-depois-do-escandalo-dieselgate\/","title":{"rendered":"2 anos depois do esc\u00e2ndalo Dieselgate"},"content":{"rendered":"
Estudo revela: gas\u00f3leo \u00e9 pior para o clima do que a gasolina, embora represente ainda 70% dos carros vendidos na Europa<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Dois anos ap\u00f3s o esc\u00e2ndalo das emiss\u00f5es, conhecido como\u00a0Dieselgate<\/i>, ter exposto a realidade pouco limpa dos carros a gas\u00f3leo, um novo estudo da associa\u00e7\u00e3o Transport & Environment (T&E), da qual a Quercus \u00e9 membro efetivo, demonstra que os carros a gas\u00f3leo, para al\u00e9m de contribu\u00edrem para a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, emitem mais gases com efeito de estufa do que os carros a gasolina.<\/strong><\/p>\n <\/p>\n A an\u00e1lise do ciclo de vida das emiss\u00f5es de um ve\u00edculo prova que os carros a gas\u00f3leo emitem mais 3,65 toneladas de CO2<\/sub><\/strong>, do que um equivalente a gasolina. Este impacte clim\u00e1tico superior deve-se a v\u00e1rios fatores, nomeadamente o facto do processo de refina\u00e7\u00e3o do gas\u00f3leo consumir mais energia; os ve\u00edculos implicarem mais materiais para a produ\u00e7\u00e3o de motores mais pesados e complexos; de emitirem mais pela mistura dos biocombust\u00edvel com o gas\u00f3leo; e percorrerem maiores dist\u00e2ncias gra\u00e7as ao pre\u00e7o mais reduzido do gas\u00f3leo – ver infografia abaixo.<\/p>\n <\/p>\n Esta an\u00e1lise vem desarmar os argumentos dos fabricantes de autom\u00f3veis de que s\u00e3o necess\u00e1rios carros a gas\u00f3leo para se atingir os objetivos clim\u00e1ticos. A leitura da brochuras e sites dos fabricantes de autom\u00f3veis demonstra que a diferen\u00e7a entre os motores equivalentes a gasolina e a gas\u00f3leo \u00e9 m\u00ednima, variando apenas entre zero e algumas gramas de CO2<\/sub><\/strong>. Por\u00e9m, os ve\u00edculos a gas\u00f3leo s\u00e3o tipicamente mais caros 2.000-4.000\u20ac do que os a gasolina. As alternativas dispon\u00edveis no mercado, como os ve\u00edculos h\u00edbridos a gasolina, t\u00eam pre\u00e7os semelhantes aos ve\u00edculos a gas\u00f3leo mas emitem cerca de 20-25% menos CO2<\/sub><\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n