{"id":10368,"date":"2021-03-03T18:01:08","date_gmt":"2021-03-03T18:01:08","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10368"},"modified":"2021-03-03T18:01:08","modified_gmt":"2021-03-03T18:01:08","slug":"quercus-quer-que-os-veiculos-com-baixas-emissoes-de-gases-poluentes-veiculos-hibridos-e-electricos-circulem-livremente-nas-faixas-bus-das-areas-metropolitanas-de-lisboa-e-porto","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-quer-que-os-veiculos-com-baixas-emissoes-de-gases-poluentes-veiculos-hibridos-e-electricos-circulem-livremente-nas-faixas-bus-das-areas-metropolitanas-de-lisboa-e-porto\/","title":{"rendered":"Quercus quer que os ve\u00edculos com baixas emiss\u00f5es de gases poluentes, ve\u00edculos h\u00edbridos e el\u00e9ctricos, circulem livremente nas faixas BUS das \u00e1reas metropolitanas de Lisboa e Porto"},"content":{"rendered":"

Semana Europeia da Mobilidade – 16 a 22 de Setembro<\/h2>\n

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\"mobilidade<\/a>A Semana Europeia da Mobilidade, \u00e9 uma iniciativa europeia que tem como principais objectivos promover a discuss\u00e3o alargada sobre a necessidade de mudan\u00e7a de comportamentos de mobilidade (em especial mobilidade urbana no que toca \u00e0 utiliza\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel particular); promover as fontes de energias renov\u00e1veis e menos poluentes nas desloca\u00e7\u00f5es efetuadas por ve\u00edculos particulares e\/ou transportes p\u00fablicos; e de uma forma geral sensibilizar e educar as popula\u00e7\u00f5es para uma escolha mais sustent\u00e1vel e optimizada dos percursos. No final desta Semana Europeia da Mobilidade (SEM) 2017, a Quercus considera que este \u00e9 o momento de partida necess\u00e1rio para uma reflex\u00e3o alargada que a Quercus prop\u00f5e sobre a tem\u00e1tica.<\/p>\n

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A SEM \u00e9 tamb\u00e9m uma iniciativa com elevado potencial no que diz respeito \u00e0 melhoria da qualidade do ar dos centros urbanos, bem como \u00e0 diminui\u00e7\u00e3o do ru\u00eddo ambiente, e como tal, constitui-se como importante ponto de refer\u00eancia para a dinamiza\u00e7\u00e3o e demonstra\u00e7\u00e3o (atrav\u00e9s das v\u00e1rias iniciativas que os munic\u00edpios aderentes estimulam) dos benef\u00edcios e vantagens da mobilidade alternativa e\/ou ambientalmente sustent\u00e1vel. Menos ru\u00eddo ambiente e melhor qualidade do ar nos centros urbanos t\u00eam um reflexo direto na qualidade de vida e no bem-estar das popula\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

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\u00c8 oportuno referir que, ao longo de 16 anos, a iniciativa contou j\u00e1 com a ades\u00e3o de 60 pa\u00edses diferentes, espalhados um pouco por todo o mundo. A t\u00edtulo de exemplo, pa\u00edses n\u00e3o europeus com a Coreia do Sul, Mali, Estados Unidos da Am\u00e9rica, Venezuela, Brasil, Argentina, Canad\u00e1, Vietname, Equador, Tail\u00e2ndia ou Taiwan j\u00e1 implementaram pelo menos uma vez numa das suas cidades a iniciativa SEM (http:\/\/mobilityweek.eu\/2017-participants\/<\/a>). A iniciativa \u00e9 j\u00e1 uma marca europeia de promo\u00e7\u00e3o de sustentabilidade \u00e0 escala mundial, tendo 2016 sido o ano em que mais cidades participaram na ac\u00e7\u00e3o, com um total de 2.423 inscri\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

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Contudo, muito h\u00e1 ainda por fazer no sector dos transportes no que respeita \u00e0 sua sustentabilidade e descarboniza\u00e7\u00e3o. Adicionalmente, a Quercus n\u00e3o pode deixar de notar que nos \u00faltimos anos a ades\u00e3o \u00e0 iniciativa em Portugal tem sido feita com algum decr\u00e9scimo da aplica\u00e7\u00e3o de medidas permanentes, tendo como base uma mera participa\u00e7\u00e3o em contexto simb\u00f3lico.<\/p>\n

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Assim, a Quercus apela \u00e0 ades\u00e3o de todos os Munic\u00edpios portugueses \u00e0 iniciativa da SEM do pr\u00f3ximo ano, com a implementa\u00e7\u00e3o de medidas efectivas que tragam \u00e0s popula\u00e7\u00f5es op\u00e7\u00f5es mais sustent\u00e1veis de mobilidade, e do mesmo modo promovam ac\u00e7\u00f5es capazes de demonstrar as potencialidades e vantagens dos combust\u00edveis alternativos na mobilidade urbana.<\/p>\n

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A Quercus prop\u00f5e medidas<\/strong><\/p>\n

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A Quercus, como Organiza\u00e7\u00e3o N\u00e3o Governamental de Ambiente de \u00e2mbito nacional e com o estatuto de \u201cUtilidade P\u00fablica\u201dpretende tamb\u00e9m participar no \u00e2mbito das suas compet\u00eancias , no balan\u00e7o desta Semana Europeia da Mobilidade, e sobretudo, na participa\u00e7\u00e3o e discuss\u00e3o futura dos grandes temas em torno da mobilidade<\/p>\n

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Por tal, sabendo que a aposta na mobilidade sustent\u00e1vel implica o investimento em medidas e servi\u00e7os que tornem atractiva a substitui\u00e7\u00e3o ou complementaridade do autom\u00f3vel, a Quercus sugere e prop\u00f5e que os Munic\u00edpios portugueses e demais entidades com responsabilidade nas quest\u00f5es da mobilidade urbana, caminhem para a promo\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o das seguintes medidas e ac\u00e7\u00f5es:<\/p>\n

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i.<\/strong>\u00a0possibilitar a circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos com baixas emiss\u00f5es de poluentes (h\u00edbridos, el\u00e9ctricos e\/ou movidos por outras fontes de energia alternativa) nas faixa BUS, de modo a promover uma utiliza\u00e7\u00e3o diferenciada de acordo com a raz\u00e3o de emiss\u00f5es poluentes por passageiro;<\/p>\n

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ii.<\/strong>\u00a0fomentar e promover junto das entidades gestoras e\/ou exploradoras de parques de estacionamento, a exist\u00eancia de taxa reduzida para outros tipos de ve\u00edculos com baixas emiss\u00f5es poluentes, como \u00e9 exemplo a tecnologia h\u00edbrida[i]. A Quercus, \u00e0 semelhan\u00e7a do que sugere na circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos de baixas emiss\u00f5es nas faixas BUS, considera tamb\u00e9m que este principio deve ser seguido no que respeita ao estacionamento;<\/p>\n

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iii.<\/strong>\u00a0fomentar e promover junto das entidades gestoras e\/ou exploradoras de auto-estradas e\/ou pontes a exist\u00eancia de portagens diferenciadas todos os ve\u00edculos com baixas emiss\u00f5es poluentes;<\/p>\n

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iv.<\/strong>\u00a0de igual modo, considera-se ser de elevada import\u00e2ncia a introdu\u00e7\u00e3o de um principio de circula\u00e7\u00e3o e estacionamento autom\u00f3vel que discrimine positivamente ve\u00edculos com baixas emiss\u00f5es de ru\u00eddo. Deste modo, sugere-se a estrutura\u00e7\u00e3o e desenvolvimento de zonas nas cidades que promovam a utiliza\u00e7\u00e3o de meios de transporte com baixo n\u00edvel de emiss\u00f5es de ru\u00eddo. A t\u00edtulo de exemplo, sugere-se que a circula\u00e7\u00e3o a partir de determinada hora do dia\/noite em zonas especificas das cidades s\u00f3 seja permitida a ve\u00edculos com baixos n\u00edveis de emiss\u00f5es de ru\u00eddo;<\/p>\n

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v.<\/strong>\u00a0contrariando o desinvestimento nas redes dos v\u00e1rios transportes coletivos (metropolitano, autocarros, barco e comboios urbanos e suburbanos), \u00e9 necess\u00e1ria uma perspectiva que promova a comodidade e conforto nos transportes p\u00fablicos, nomeadamente no que diz respeito \u00e0 exist\u00eancia de hor\u00e1rios e n\u00famero de carreiras adequados, no sentido de reduzir tempos de espera e que consequentemente leve a que os utentes vejam os transportes p\u00fablicos como uma alternativa vi\u00e1vel;<\/p>\n

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vi.<\/strong>\u00a0em sequ\u00eancia do ponto anterior, \u00e9 necess\u00e1rio tamb\u00e9m criar uma intermodalidade simplificada e eficiente entre os transportes colectivos, sem deixar de parte\u00a0a moderniza\u00e7\u00e3o de infra-estruturas e equipamentos, nomeadamente no que diz respeito \u00e0 necessidade de reduzir as emiss\u00f5es de ru\u00eddo por parte dos equipamentos, quer seja pela utiliza\u00e7\u00e3o de motores e tecnologias mais silenciosas, quer seja pela utiliza\u00e7\u00e3o de componentes espec\u00edficos capazes de fazerem essa redu\u00e7\u00e3o;<\/p>\n

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vii<\/strong>. refor\u00e7o dos incentivos fiscais ao abate de ve\u00edculos movidos a combust\u00edveis f\u00f3sseis, em troca de ve\u00edculos com motores movidos a energias renov\u00e1veis, atrav\u00e9s de uma verdadeira pol\u00edtica ambiental que n\u00e3o passe apenas pelo acto de compra dos ve\u00edculos, mas que acompanhe toda a vida \u00fatil do mesmo, nomeadamente em caso interven\u00e7\u00e3o ou repara\u00e7\u00e3o deste tipo de ve\u00edculos;<\/p>\n

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viii.<\/strong>\u00a0por \u00faltimo, consubstanciando o ponto ii e iii, considera-se ser necess\u00e1ria e urgente o desenvolvimento de uma pol\u00edtica incentivo ao baixo n\u00edvel de emiss\u00f5es de ru\u00eddo por parte dos ve\u00edculos, uma pol\u00edtica que seja ampla e abrangente no seu raio de ac\u00e7\u00e3o, ou seja, que envolva ve\u00edculos de transporte publico, ve\u00edculos pessoais, ou outros meios de transporte.<\/p>\n

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As propostas acima referidas, s\u00e3o no entender da Quercus um importante contributo para o caminho que \u00e9 necess\u00e1rio percorrer no sentido das baixas emiss\u00f5es poluentes no sector dos transportes, quer de gases quer de ru\u00eddo. \u00c9 imperativo que estes temas sejam trabalhados no mais curto espa\u00e7o de tempo poss\u00edvel, considerando a urg\u00eancia do cumprimento dos acordos internacionais a que Portugal se obrigou, como \u00e9 o caso do Acordo de Paris, que resultou da COP XXI.<\/p>\n

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Grandes centros urbanos \u2013 Lisboa e Porto<\/strong><\/p>\n

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As sub-regi\u00f5es da Grande Lisboa e Grande Porto, s\u00e3o por natureza muito relevantes no que respeita \u00e0 implementa\u00e7\u00e3o de medidas de controle, conten\u00e7\u00e3o emitiga\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es de poluentes. As \u00e1reas geogr\u00e1ficas e a popula\u00e7\u00e3o que abrangem, (Grande Lisboa 1.381km\u00b2 e 2.242.326hab; Grande Porto 1.024km\u00b2 e 1.287.276hab) representam aproximadamente 35% da popula\u00e7\u00e3o de Portuguesa, pelo que a ado\u00e7\u00e3o de uma pol\u00edtica ambientalmente sustent\u00e1vel nestas sub-regi\u00f5es \u00e9 fundamental.<\/p>\n

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A Quercus apela neste contexto para que as entidades municipais, reguladoras, gestoras e ou exploradoras de concess\u00f5es na \u00e1rea dos transportes e vias de comunica\u00e7\u00e3o, nomeadamente, C\u00e2maras Municipais locais, EMEL, empresas exploradoras de parques de estacionamento, e empresas com concess\u00f5es de auto-estradas e pontes, promovam e desenvolvam politicas (tarif\u00e1rios) que fa\u00e7am uma descrimina\u00e7\u00e3o positiva dos ve\u00edculos de baixas emiss\u00f5es (gases e ru\u00eddo).<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00c0s entidades que de alguma forma j\u00e1 deram in\u00edcio a uma pol\u00edtica que vai de encontro do que a Quercus prop\u00f5e (como \u00e9 o caso da EMEL com o D\u00edstico Verde), prop\u00f5e-se que esta pol\u00edtica seja alargada rapidamente a outras tecnologias, nomeadamente a tecnologia h\u00edbrida.<\/p>\n

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Lisboa, 22 de Setembro de 2017<\/p>\n

A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Semana Europeia da Mobilidade – 16 a 22 de Setembro   A Semana Europeia da Mobilidade, \u00e9 uma iniciativa europeia que tem como principais objectivos promover a discuss\u00e3o alargada sobre a necessidade de mudan\u00e7a de comportamentos de mobilidade (em especial mobilidade urbana no que toca \u00e0 utiliza\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel particular); promover as fontes de energias […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[109,191],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10368"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10368"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10368\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10404,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10368\/revisions\/10404"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10368"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10368"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10368"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}