{"id":10367,"date":"2021-03-03T18:00:58","date_gmt":"2021-03-03T18:00:58","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10367"},"modified":"2021-03-03T18:00:58","modified_gmt":"2021-03-03T18:00:58","slug":"eficiencia-dos-camioes-que-circulam-na-europa-estagnada-ha-20-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/eficiencia-dos-camioes-que-circulam-na-europa-estagnada-ha-20-anos\/","title":{"rendered":"Efici\u00eancia dos cami\u00f5es que circulam na Europa estagnada h\u00e1 20 anos"},"content":{"rendered":"

Ve\u00edculos pesados poderiam poupar 5700\u20ac em combust\u00edvel por ano se o setor acompanhasse a evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica<\/strong><\/h2>\n

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A ado\u00e7\u00e3o de tecnologias j\u00e1 existentes poder\u00e1 aumentar a efici\u00eancia dos ve\u00edculos pesados em 18%, poupando \u00e0s transportadoras 5.700\u20ac em gastos anuais com combust\u00edvel, como demonstra o estudo da Federa\u00e7\u00e3o Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus \u00e9 membro.<\/strong><\/p>\n

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No entanto, apesar do combust\u00edvel representar uma despesa consider\u00e1vel para as empresas transportadoras (cerca de 32 mil euros por ano, em m\u00e9dia, por cami\u00e3o), o setor tarda em implementar tecnologias como, por exemplo, motores de turbina de compress\u00e3o escalonada que permitem poupar 3% em combust\u00edvel e que apesar de estarem dispon\u00edveis no mercado h\u00e1 15 anos, apenas est\u00e3o instalados em 0,24% dos cami\u00f5es europeus.<\/strong><\/p>\n

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J\u00e1 a prefer\u00eancia por pneus de baixa resist\u00eancia, que podem ser instalados em cami\u00f5es tanto novos como j\u00e1 existentes, reduz o consumo de combust\u00edvel em 7%, mas tem taxas de penetra\u00e7\u00e3o no mercado muito baixas – 1%, de acordo com o relat\u00f3rio, que se baseia nos dados do ICCT (International Council on Clean Transportation).<\/p>\n

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A Quercus concorda com a posi\u00e7\u00e3o da T&E segundo a qual este \u00e9 um caso cl\u00e1ssico de falha de mercado e que \u00e9 lament\u00e1vel ver tanta inova\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica na prateleira. Algumas tecnologias j\u00e1 est\u00e3o no mercado h\u00e1 mais de cinco anos, mas apenas s\u00e3o implementadas em 15% dos novos cami\u00f5es.<\/p>\n

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Segundo o\u00a0relat\u00f3rio<\/a><\/strong>, os fabricantes de cami\u00f5es vendem estas tecnologias como extras opcionais dispendiosos, deixando as transportadoras incapazes de suportar os custos iniciais. Para al\u00e9m disso, com a partilha de atrelados, o benef\u00edcio destas inova\u00e7\u00f5es pode n\u00e3o ser aproveitado pelas transportadoras.<\/p>\n

Segundo a T&E, a cria\u00e7\u00e3o de normas abrangentes para toda a Uni\u00e3o Europeia que regulem os combust\u00edveis para ve\u00edculos pesados ajudar\u00e3o a reparar esta falha de mercado. Trata-se de normas que j\u00e1 existem na Am\u00e9rica do Norte, na China e no Jap\u00e3o, no sentido de assegurar que a implementa\u00e7\u00e3o de tecnologias maduras nos novos cami\u00f5es lan\u00e7ados no mercado, em prol da poupan\u00e7a de combust\u00edvel.<\/p>\n

A Comiss\u00e3o Europeia publicar\u00e1, no in\u00edcio de 2018, a normativa proposta para a efici\u00eancia de combust\u00edvel dos ve\u00edculos pesados. Os cami\u00f5es representam menos de 5% de todos os ve\u00edculos que circulam na Europa mas s\u00e3o respons\u00e1veis por cerca de 25% das emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa. O seu consumo de combust\u00edvel n\u00e3o melhorou nos \u00faltimos 20 anos, o que significa que um cami\u00e3o de 2015 consome, em combust\u00edvel, aproximadamente o mesmo que um de 1995.<\/p>\n

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Lisboa, 26 de setembro de 2017<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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