{"id":10299,"date":"2021-03-03T17:55:16","date_gmt":"2021-03-03T17:55:16","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10299"},"modified":"2021-03-03T17:55:16","modified_gmt":"2021-03-03T17:55:16","slug":"quercus-e-antram-juntas-no-apelo-a-comissao-europeia-para-reforcar-a-transparencia-sobre-a-monitorizacao-e-comunicacao-das-emissoes-de-co2-e-do-consumo-de-combustivel-dos-novos-veiculos-pesados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-e-antram-juntas-no-apelo-a-comissao-europeia-para-reforcar-a-transparencia-sobre-a-monitorizacao-e-comunicacao-das-emissoes-de-co2-e-do-consumo-de-combustivel-dos-novos-veiculos-pesados\/","title":{"rendered":"Quercus e ANTRAM juntas no apelo \u00e0 Comiss\u00e3o Europeia para refor\u00e7ar a transpar\u00eancia sobre a monitoriza\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de CO2 e do consumo de combust\u00edvel dos novos ve\u00edculos pesados"},"content":{"rendered":"

\"logos<\/p>\n

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11 de Outubro, 2017<\/p>\n

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Exmo. Comiss\u00e1rio Ca\u00f1ete,<\/p>\n

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Para:<\/p>\n

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Comiss\u00e3o Europeia: Comiss\u00e1rios Bie\u0144kowska, Silvia Bartolini e Carsten Bermig<\/p>\n

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Parlamento Europeu: Damiano Zoffoli, Christofer Fjellner, Julie Girling, Nils Torvalds, Rebecca\u00a0Harms, Eleonora Evi e Nicola Caputo<\/p>\n

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Presid\u00eancia: Helena Hinto<\/p>\n

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No dia 31 de Maio de 2017, a Comiss\u00e3o Europeia apresentou a sua proposta sobre a monitoriza\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de CO2 e do consumo de combust\u00edvel dos novos ve\u00edculos pesados. Esta proposta surge ap\u00f3s a ado\u00e7\u00e3o de procedimentos de teste VECTO (The Vehicle Energy Consumption Calculation Tool), que obrigam os fabricantes de cami\u00f5es a fazer as medi\u00e7\u00f5es do consumo de combust\u00edvel de forma normalizada, a partir de 2019.<\/p>\n

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Com o regulamento de Monitoriza\u00e7\u00e3o e Comunica\u00e7\u00e3o, os dados de consumo de combust\u00edvel dos cami\u00f5es recentemente homologados ser\u00e3o monitorados e comunicados de forma padronizada. Alguns dos dados ser\u00e3o disponibilizados publicamente. Desta forma, a Comiss\u00e3o ir\u00e1 introduzir mais transpar\u00eancia no setor dos transportes e respetivas\u00a0autoridades, aumentando tamb\u00e9m a concorr\u00eancia entre os diversos fabricantes de cami\u00f5es.<\/p>\n

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Transpar\u00eancia efetiva, fiabilidade dos valores VECTO e concorr\u00eancia justa s\u00e3o caracter\u00edsticas necess\u00e1rias neste setor do mercado de ve\u00edculos. O objetivo a longo prazo dever\u00e1 ser a cria\u00e7\u00e3o de um sistema onde os operadores possam facilmente obter informa\u00e7\u00f5es fi\u00e1veis e certificadas sobre o ve\u00edculo que pretendem adquirir. Para atingir este objetivo, ser\u00e1 importante um per\u00edodo de transpar\u00eancia que permita o desenvolvimento e o uso do sistema, sem divulgar informa\u00e7\u00f5es que n\u00e3o sejam de interesse p\u00fablico.<\/p>\n

 <\/p>\n

No seguimento do que foi apresentado, apelamos ao Parlamento Europeu e aos Estados-Membros para que reforcem a proposta da seguinte forma.<\/p>\n

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\u00c9 importante e conveniente que o desempenho aerodin\u00e2mico e a resist\u00eancia ao rolamento sejam monitorizados, comunicados e tornados p\u00fablicos. No entanto, tamb\u00e9m a conformidade da produ\u00e7\u00e3o relativa \u00e0s emiss\u00f5es de CO2 dever\u00e1 ser disponibilizada publicamente ou, mediante pedido, tornada acess\u00edvel para terceiros. Para al\u00e9m disso, a efici\u00eancia do motor, do eixo e da transmiss\u00e3o dever\u00e3o ser comunicados \u00e0 Comiss\u00e3o e a m\u00e9dia desses valores, que d\u00e3o uma boa no\u00e7\u00e3o da efici\u00eancia, dever\u00e3o tamb\u00e9m ser disponibilizados ao p\u00fablico. \u00c9 tamb\u00e9m imprescind\u00edvel a cria\u00e7\u00e3o de um portal digital onde esteja dispon\u00edvel o perfil de efici\u00eancia global do novo ve\u00edculo, com base em dados recolhidos segundo o Regulamento de Monitoriza\u00e7\u00e3o e Comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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As melhorias propostas permitir\u00e3o a obten\u00e7\u00e3o dos seguintes benef\u00edcios:<\/p>\n

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\u25cf Os operadores de transporte ter\u00e3o acesso a melhores informa\u00e7\u00f5es sobre o perfil de efici\u00eancia global do cami\u00e3o (tendo em conta a efici\u00eancia do motor, da transmiss\u00e3o e do eixo) e o motivo porque um modelo tem melhor desempenho do que o outro. Esta \u00e9 uma informa\u00e7\u00e3o valiosa que ir\u00e1 fundamentar as decis\u00f5es de compra.<\/p>\n

\u25cf Os novos cami\u00f5es podem ser agrupados em \u201cmelhores\u201d e \u201cpiores\u201d ao n\u00edvel de classes de desempenho, o que aumentaria o leque de escolhas e o desempenho das emiss\u00f5es.<\/p>\n

\u25cf Sem incluir os dados de efici\u00eancia do motor neste Regulamento, n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel definir um padr\u00e3o de motor representativo.<\/p>\n

\u25cf A transpar\u00eancia dos par\u00e2metros de entrada permite que terceiros possam fazer a simula\u00e7\u00e3o do CO2 VECTO e verificar a economia de combust\u00edvel, garantindo assim a fiabilidade dos dados. Pesquisas anteriores mostram que n\u00e3o h\u00e1 motivos para manter esses par\u00e2metros em segredo.<\/p>\n

 <\/p>\n

Finalmente, recordamos a carta conjunta dos Ministros N\u00f3rdicos para o Clima, Transportes e Ambiente \u00e0 Comiss\u00e3o solicitando feitos testes por terceiros. Esta oportunidade de reforma tamb\u00e9m dever\u00e1 ser usada para dar aos operadores de transporte e terceiros uma melhor vis\u00e3o do desempenho real dos ve\u00edculos. Desta forma, pedimos \u00e0 Comiss\u00e3o que apresente um teste de estrada na pr\u00f3xima fase do VECTO – e que esses valores sejam comunicados e divulgados publicamente de acordo com o Regulamento de Monitoriza\u00e7\u00e3o e Comunica\u00e7\u00e3o. Isso permitir\u00e1 que a Comiss\u00e3o e terceiros entendam at\u00e9 que ponto os fabricantes do equipamento original se est\u00e3o a aproveitar das flexibilidades na atual proposta do VECTO.<\/p>\n

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Tamb\u00e9m gostar\u00edamos de salientar que os ganhos de efici\u00eancia em CO2 podem e devem vir de muitas fontes e que a ind\u00fastria de transporte rodovi\u00e1rio est\u00e1 muito dependente do que o mercado pode oferecer. \u00c9 necess\u00e1rio mais trabalho, particularmente ao n\u00edvel da UE, para avaliar como os ganhos externos aos ve\u00edculos (por exemplo, combust\u00edveis alternativos e incentivos \u00e0 efici\u00eancia log\u00edstica) podem ser implementados da melhor forma em toda a Europa.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00c9 imperativo tornar mais transparente o consumo de combust\u00edvel e as emiss\u00f5es de CO2 dos novos cami\u00f5es homologados. O ponto de partida deve ser a transpar\u00eancia e n\u00e3o o sigilo, sendo que o primeiro passo nesse sentido passar\u00e1 por um regulamento ambicioso de monitoriza\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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Signat\u00e1rios:<\/p>\n

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Asociaci\u00f3n del Transporte Internacional por Carretera \u2013 ASTIC
\nPress contact:\u00a0prensa@astic.net<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Transportadores P\u00fablicos Rodovi\u00e1rios de Mercadorias \u2013 ANTRAM
\nPress contact:\u00a0
sede@antram.pt<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

European Association for Forwarding, Transport, Logistics and Customs Services \u2013 CLECAT
\nPress contact: Nicolette van der Jagt –\u00a0
nicolettevdjagt@clecat.org<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

European Federation for Transport and Environment \u2013 T&E
\nPress contact: Stef Cornelis –\u00a0
stef.cornelis@transportenvironment.org<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

F\u00e9d\u00e9ration Nationale des Transports Routiers \u2013 FNTR
\nPress contact: Isabelle Maitre –\u00a0
isabelle.maitre@fntr.fr<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Freight Transport Association \u2013 FTA
\nPress contact: Pauline Bastidon –\u00a0
pbastidon@fta.co.uk<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Koninklijke Federatie van Belgische Transporteurs & Logistieke Dienstverleners – FEBETRA
\nPress contact: Isabelle de Maegt –\u00a0
Isabelle.De.Maegt@FEBETRA.be<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Nordic Logistics Association – NLA
\nPress contact: S\u00f8ren Hyldstrup Larsen –\u00a0
shl@nla.eu<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Schenker France \u2013 DB Schenker
\nPress contact: Tariel Chamerois –\u00a0
Tariel.Chamerois@dbschenker.com<\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Transport and Logistics Netherlands – TLN
\nPress contact: Myriam Jans –\u00a0
mjans@tln.nl<\/a><\/span>Este endere\u00e7o de email est\u00e1 protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

  11 de Outubro, 2017   Exmo. Comiss\u00e1rio Ca\u00f1ete,   Para:   Comiss\u00e3o Europeia: Comiss\u00e1rios Bie\u0144kowska, Silvia Bartolini e Carsten Bermig   Parlamento Europeu: Damiano Zoffoli, Christofer Fjellner, Julie Girling, Nils Torvalds, Rebecca\u00a0Harms, Eleonora Evi e Nicola Caputo   Presid\u00eancia: Helena Hinto     No dia 31 de Maio de 2017, a Comiss\u00e3o Europeia apresentou […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[109,193],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10299"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10299"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10299\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10353,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10299\/revisions\/10353"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10299"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10299"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10299"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}