{"id":10237,"date":"2021-03-03T17:47:20","date_gmt":"2021-03-03T17:47:20","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10237"},"modified":"2021-03-03T17:47:20","modified_gmt":"2021-03-03T17:47:20","slug":"juncker-da-presente-de-natal-antecipado-a-industria-automovel-e-compromete-reducao-de-emissoes-de-co2-do-transporte-rodoviario","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/juncker-da-presente-de-natal-antecipado-a-industria-automovel-e-compromete-reducao-de-emissoes-de-co2-do-transporte-rodoviario\/","title":{"rendered":"Juncker d\u00e1 presente de Natal antecipado \u00e0 ind\u00fastria autom\u00f3vel e compromete redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es de CO2 do transporte rodovi\u00e1rio"},"content":{"rendered":"

Quercus apela aos eurodeputados portugueses para exigirem revis\u00e3o da proposta divulgada hoje pela Comiss\u00e3o Europeia<\/h2>\n

<\/h2>\n

\"jean<\/a><\/p>\n

Imagem: Transport & Environment<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

A proposta legislativa apresentada hoje pela Comiss\u00e3o Europeia relativa \u00e0s metas de emiss\u00e3o de CO2 no per\u00edodo p\u00f3s-2020 para ve\u00edculos ligeiros de passageiros e comerciais \u00e9 um presente de Natal antecipado para os fabricantes autom\u00f3veis e falha a resolu\u00e7\u00e3o daquele que \u00e9 o maior problema clim\u00e1tico da Uni\u00e3o Europeia.<\/p>\n

 <\/p>\n

Para a Quercus, membro da Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), apesar de ser positivo o objetivo de alcan\u00e7ar 30% de viaturas n\u00e3o poluentes nas novas vendas, o facto de n\u00e3o estarem previstas penaliza\u00e7\u00f5es para quem falhar esta meta torna a medida muito pouco efetiva.<\/p>\n

 <\/p>\n

Segundo reportado pela T&E, este enfraquecimento da proposta da Comiss\u00e3o ter\u00e1 derivado de contactos de \u00faltima hora entre o gabinete de Jean-Claude Juncker e Mathias Wissman, presidente da associa\u00e7\u00e3o autom\u00f3vel alem\u00e3, a VDA, ironicamente o mesmo pa\u00eds que est\u00e1 a acolher a 23\u00aa Cimeira do Clima das Na\u00e7\u00f5es Unidas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Esta proposta da Comiss\u00e3o falha tamb\u00e9m na resposta \u00e0 necessidade urgente de reduzir as emiss\u00f5es de CO2 dos transportes, principalmente depois do aumento de 2,1% verificado no ano passado, enquanto as emiss\u00f5es dos outros setores est\u00e3o a decrescer. O projeto de lei prop\u00f5e uma redu\u00e7\u00e3o de apenas 30% nas emiss\u00f5es de CO2 de novos ve\u00edculos ligeiros, entre 2021 e 2030, com uma meta interm\u00e9dia de 15% para 2025. Estas metas abrangem menos de um ter\u00e7o da redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es do transporte rodovi\u00e1rio que precisam de ser feitas at\u00e9 2030.<\/p>\n

 <\/p>\n

Para cumprir essa redu\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria, os Estados-membros ter\u00e3o de recorrer a outro tipo de medidas mais dif\u00edceis de implementar internamente, tais como restri\u00e7\u00f5es ao tr\u00e1fego autom\u00f3vel, proibi\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos a combust\u00e3o ou o aumento dr\u00e1stico dos impostos sobre os combust\u00edveis f\u00f3sseis.<\/p>\n

 <\/p>\n

Outra falha \u00e9 que, apesar de se proporem medidas para monitorizar melhor o consumo real de combust\u00edvel dos ve\u00edculos, mas n\u00e3o inclui um sistema efetivo que assegure cortes reais de CO2 na condu\u00e7\u00e3o em estrada e n\u00e3o apenas em testes de laborat\u00f3rios viciados.<\/p>\n

 <\/p>\n

Desde que a atual legisla\u00e7\u00e3o foi adotada em 2009, menos de metade (40%) das redu\u00e7\u00f5es de CO2 divulgadas oficialmente foram, de facto, concretizadas em condi\u00e7\u00f5es reais de condu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

Esta proposta ser\u00e1 agora avaliada pelo Conselho e o Parlamento Europeu, que dever\u00e3o sugerir altera\u00e7\u00f5es antes do documento final, sendo que o Parlamento Europeu j\u00e1 tinha apoiado previamente uma meta de redu\u00e7\u00e3o interm\u00e9dia de 18-28% em 2025.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u00c0 luz da recente prioridade de Portugal \u00e0 mobilidade el\u00e9trica, a Quercus apela aos eurodeputados europeus para exigirem uma revis\u00e3o ambiciosa destas metas de modo a que o setor dos transportes comece realmente a mudar e a reduzir a sua quota parte das emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa.<\/p>\n

 <\/p>\n

S\u00f3 assim a Uni\u00e3o Europeia pode recuperar a lideran\u00e7a clim\u00e1tica e tornar vi\u00e1veis os objetivos do Acordo de Paris.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa, 8 de Novembro 2017<\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Quercus apela aos eurodeputados portugueses para exigirem revis\u00e3o da proposta divulgada hoje pela Comiss\u00e3o Europeia Imagem: Transport & Environment     A proposta legislativa apresentada hoje pela Comiss\u00e3o Europeia relativa \u00e0s metas de emiss\u00e3o de CO2 no per\u00edodo p\u00f3s-2020 para ve\u00edculos ligeiros de passageiros e comerciais \u00e9 um presente de Natal antecipado para os fabricantes […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[109,194],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10237"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10237"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10237\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10279,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10237\/revisions\/10279"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10237"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10237"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10237"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}