{"id":10139,"date":"2021-03-03T17:31:20","date_gmt":"2021-03-03T17:31:20","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10139"},"modified":"2021-03-03T17:31:20","modified_gmt":"2021-03-03T17:31:20","slug":"fabricantes-atrasam-lancamento-de-automoveis-menos-poluentes-para-evitar-tetos-mais-exigentes-de-emissao-de-co2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/fabricantes-atrasam-lancamento-de-automoveis-menos-poluentes-para-evitar-tetos-mais-exigentes-de-emissao-de-co2\/","title":{"rendered":"Fabricantes atrasam lan\u00e7amento de autom\u00f3veis menos poluentes para evitar tetos mais exigentes de emiss\u00e3o de CO2"},"content":{"rendered":"

Ao contr\u00e1rio do que t\u00eam vindo a afirmar, a maioria dos fabricantes autom\u00f3veis vai conseguir atingir as metas de emiss\u00e3o de di\u00f3xido de carbono (CO2) em 2021 mas, para evitar a ado\u00e7\u00e3o de metas ainda mais exigentes para 2025 e 2030, agora em discuss\u00e3o na Uni\u00e3o Europeia, a ind\u00fastria autom\u00f3vel tem atrasado o lan\u00e7amento quer de ve\u00edculos el\u00e9tricos quer de vers\u00f5es mais eficientes dos carros a combust\u00e3o, para que possam escoar os seus modelos mais antigos e menos eficientes. \u00c9 o que demonstra o relat\u00f3rio publicado hoje pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus \u00e9 membro efetivo, o qual avan\u00e7a com v\u00e1rias conclus\u00f5es:<\/p>\n

 <\/p>\n

\u03c3 dos 50 modelos mais vendidos, apenas 6 foram atualizados em 2017; por\u00e9m, 21 ser\u00e3o relan\u00e7ados como modelos mais econ\u00f3micos e com baixo consumo de combust\u00edvel, mas s\u00f3 em 2019-2020 (infografia 1);<\/p>\n

 <\/p>\n

\u03c3 o n\u00famero de modelos el\u00e9tricos a bateria dever\u00e1 quintuplicar para 100 em 2021, aumentando a sua autonomia, a op\u00e7\u00e3o de escolha do consumidor e a competi\u00e7\u00e3o entre marcas (infografia 2); por\u00e9m, o seu lan\u00e7amento tamb\u00e9m tem sido adiado;<\/p>\n

 <\/p>\n

\u03c3 a maioria dos fabricantes europeus, exceto a Fiat, dever\u00e1 cumprir os valores-limite de emiss\u00e3o de CO2 definidos pela Uni\u00e3o Europeia (UE) para 2021 – em parte, vendendo mais ve\u00edculos plug-in;<\/p>\n

 <\/p>\n

\u03c3 a diminui\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de CO2, decorrente do decl\u00ednio nas vendas dos ve\u00edculos a gas\u00f3leo, \u00e9 contrariada pelo aumento das vendas dos ve\u00edculos com combust\u00edvesis alternativos, mesmo tendo em conta as suas emiss\u00f5es mais reduzidas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Os autom\u00f3veis e carrinhas contribuem com 2\/3 das emiss\u00f5es de CO2 dos transportes, o setor maiores emiss\u00f5es (27%) na UE e o \u00fanico cujo impacte clim\u00e1tico tem aumentado desde 1990. Al\u00e9m disso, no ano passado o consumo de petr\u00f3leo na UE – um bom indicador para as emiss\u00f5es de CO2 dos transportes – subiu 2%, o maior crescimento anual desde 2001 [1]. A UE est\u00e1 atualmente a debater uma proposta da Comiss\u00e3o Europeia para novas metas de redu\u00e7\u00e3o de CO2 nos autom\u00f3veis de 15% e 30%, em 2025 e 2030, respetivamente. No entanto, estas metas n\u00e3o s\u00e3o insuficientes para permitir aos pa\u00edses da UE atingir os seus objetivos clim\u00e1ticos obrigat\u00f3rios para 2030. [2]<\/p>\n

 <\/p>\n

A Quercus junta-se \u00e0 T&E na tentativa desmontar, com este relat\u00f3rio, o discurso queixoso dos fabricantes de autom\u00f3veis, que lamentam n\u00e3o conseguir cumprir as suas metas de CO2, e culpam o decl\u00ednio nas vendas de autom\u00f3veis a gas\u00f3leo, enquanto \u201cempurram\u201d SUVs obsoletos, muito poluentes e potentes, para maximizar os seus lucros. aumentando as emiss\u00f5es de CO2 e a despesa com combust\u00edvel dos seus clientes. Mas a realidade \u00e9 que a maioria os fabricantes de autom\u00f3veis na Europa atingir\u00e3o os seus objetivos e evitar\u00e3o as multas por incumprimento.<\/p>\n

 <\/p>\n

Esta t\u00e1tica de continuar a vender modelos antigos pelo m\u00e1ximo de tempo poss\u00edvel deixa claro que os fabricantes est\u00e3o neste momento a otimizar os lucros e a tentar defraudar os reguladores, fazendo-os crer que est\u00e3o realmente a desenvolver esfor\u00e7os para atingir as metas de CO2 para 2021, numa altura em que a UE pondera definir novas metas para 2025 [3]. No entanto, quem paga o pre\u00e7o s\u00e3o os consumidores, que ficam privados de modelos mais eficientes que n\u00e3o est\u00e3o ainda dispon\u00edveis no mercado, e o planeta, pois as emiss\u00f5es de CO2 dos autom\u00f3veis e carrinhas continuam a aumentar.<\/p>\n

 <\/p>\n

A Quercus lamenta esta estrat\u00e9gia da ind\u00fastria autom\u00f3vel para tentar demover os reguladores de avan\u00e7ar com novas metas mais ambiciosas para 2025 e 2030, enquanto prolongam a venda de autom\u00f3veis a gas\u00f3leo durante o maior tempo poss\u00edvel. Fica o alerta aos decisores pol\u00edticos para que n\u00e3o se deixem enganar e exige a defini\u00e7\u00e3o de limites mais restritos de emiss\u00e3o de CO2 j\u00e1 para cumprir em 2025; metas para a venda de ve\u00edculos el\u00e9tricos e garantias de que as redu\u00e7\u00f5es de emiss\u00f5es acontecem na estrada e n\u00e3o apenas nos laborat\u00f3rios dos fabricantes.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"grafico1\"\u00a0\"gradico2\"<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa, 09 de abril de 2018<\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

[1] Ag\u00eancia Europeia Internacional, Global Energy & CO2 Status Report, 2017<\/p>\n

https:\/\/www.iea.org\/geco\/oil\/<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

[2] T&E, Cars and vans: how to stop CO2 emissions growing?, 2017<\/p>\n

https:\/\/www.transportenvironment.org\/publications\/cars-and-vans-how-stop-co2-emissions-growing<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

[3] \u2018\u201cThe rapid decline of diesel\u2019s share in EU markets\u2026poses serious challenges for meeting CO2 reduction targets \u2013 not only those for 2030, but also the targets already set for 2021,\u201d avisou [ACEA chairperson Carlos] Tavares, cujo grupo PSA det\u00e9m marcas como a Peugeot, Citro\u00ebn, Opel e Vauxhaul.\u2019<\/p>\n

https:\/\/www.euractiv.com\/section\/energy\/news\/petrol-to-diesel-shift-poses-serious-challenge-to-co2-reduction\/<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Ao contr\u00e1rio do que t\u00eam vindo a afirmar, a maioria dos fabricantes autom\u00f3veis vai conseguir atingir as metas de emiss\u00e3o de di\u00f3xido de carbono (CO2) em 2021 mas, para evitar a ado\u00e7\u00e3o de metas ainda mais exigentes para 2025 e 2030, agora em discuss\u00e3o na Uni\u00e3o Europeia, a ind\u00fastria autom\u00f3vel tem atrasado o lan\u00e7amento quer […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[160],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10139"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10139"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10139\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10151,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10139\/revisions\/10151"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10139"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10139"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10139"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}