{"id":10139,"date":"2021-03-03T17:31:20","date_gmt":"2021-03-03T17:31:20","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=10139"},"modified":"2021-03-03T17:31:20","modified_gmt":"2021-03-03T17:31:20","slug":"fabricantes-atrasam-lancamento-de-automoveis-menos-poluentes-para-evitar-tetos-mais-exigentes-de-emissao-de-co2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/fabricantes-atrasam-lancamento-de-automoveis-menos-poluentes-para-evitar-tetos-mais-exigentes-de-emissao-de-co2\/","title":{"rendered":"Fabricantes atrasam lan\u00e7amento de autom\u00f3veis menos poluentes para evitar tetos mais exigentes de emiss\u00e3o de CO2"},"content":{"rendered":"
Ao contr\u00e1rio do que t\u00eam vindo a afirmar, a maioria dos fabricantes autom\u00f3veis vai conseguir atingir as metas de emiss\u00e3o de di\u00f3xido de carbono (CO2) em 2021 mas, para evitar a ado\u00e7\u00e3o de metas ainda mais exigentes para 2025 e 2030, agora em discuss\u00e3o na Uni\u00e3o Europeia, a ind\u00fastria autom\u00f3vel tem atrasado o lan\u00e7amento quer de ve\u00edculos el\u00e9tricos quer de vers\u00f5es mais eficientes dos carros a combust\u00e3o, para que possam escoar os seus modelos mais antigos e menos eficientes. \u00c9 o que demonstra o relat\u00f3rio publicado hoje pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus \u00e9 membro efetivo, o qual avan\u00e7a com v\u00e1rias conclus\u00f5es:<\/p>\n
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\u03c3 dos 50 modelos mais vendidos, apenas 6 foram atualizados em 2017; por\u00e9m, 21 ser\u00e3o relan\u00e7ados como modelos mais econ\u00f3micos e com baixo consumo de combust\u00edvel, mas s\u00f3 em 2019-2020 (infografia 1);<\/p>\n
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\u03c3 o n\u00famero de modelos el\u00e9tricos a bateria dever\u00e1 quintuplicar para 100 em 2021, aumentando a sua autonomia, a op\u00e7\u00e3o de escolha do consumidor e a competi\u00e7\u00e3o entre marcas (infografia 2); por\u00e9m, o seu lan\u00e7amento tamb\u00e9m tem sido adiado;<\/p>\n
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\u03c3 a maioria dos fabricantes europeus, exceto a Fiat, dever\u00e1 cumprir os valores-limite de emiss\u00e3o de CO2 definidos pela Uni\u00e3o Europeia (UE) para 2021 – em parte, vendendo mais ve\u00edculos plug-in;<\/p>\n
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\u03c3 a diminui\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de CO2, decorrente do decl\u00ednio nas vendas dos ve\u00edculos a gas\u00f3leo, \u00e9 contrariada pelo aumento das vendas dos ve\u00edculos com combust\u00edvesis alternativos, mesmo tendo em conta as suas emiss\u00f5es mais reduzidas.<\/p>\n
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Os autom\u00f3veis e carrinhas contribuem com 2\/3 das emiss\u00f5es de CO2 dos transportes, o setor maiores emiss\u00f5es (27%) na UE e o \u00fanico cujo impacte clim\u00e1tico tem aumentado desde 1990. Al\u00e9m disso, no ano passado o consumo de petr\u00f3leo na UE – um bom indicador para as emiss\u00f5es de CO2 dos transportes – subiu 2%, o maior crescimento anual desde 2001 [1]. A UE est\u00e1 atualmente a debater uma proposta da Comiss\u00e3o Europeia para novas metas de redu\u00e7\u00e3o de CO2 nos autom\u00f3veis de 15% e 30%, em 2025 e 2030, respetivamente. No entanto, estas metas n\u00e3o s\u00e3o insuficientes para permitir aos pa\u00edses da UE atingir os seus objetivos clim\u00e1ticos obrigat\u00f3rios para 2030. [2]<\/p>\n
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A Quercus junta-se \u00e0 T&E na tentativa desmontar, com este relat\u00f3rio, o discurso queixoso dos fabricantes de autom\u00f3veis, que lamentam n\u00e3o conseguir cumprir as suas metas de CO2, e culpam o decl\u00ednio nas vendas de autom\u00f3veis a gas\u00f3leo, enquanto \u201cempurram\u201d SUVs obsoletos, muito poluentes e potentes, para maximizar os seus lucros. aumentando as emiss\u00f5es de CO2 e a despesa com combust\u00edvel dos seus clientes. Mas a realidade \u00e9 que a maioria os fabricantes de autom\u00f3veis na Europa atingir\u00e3o os seus objetivos e evitar\u00e3o as multas por incumprimento.<\/p>\n
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Esta t\u00e1tica de continuar a vender modelos antigos pelo m\u00e1ximo de tempo poss\u00edvel deixa claro que os fabricantes est\u00e3o neste momento a otimizar os lucros e a tentar defraudar os reguladores, fazendo-os crer que est\u00e3o realmente a desenvolver esfor\u00e7os para atingir as metas de CO2 para 2021, numa altura em que a UE pondera definir novas metas para 2025 [3]. No entanto, quem paga o pre\u00e7o s\u00e3o os consumidores, que ficam privados de modelos mais eficientes que n\u00e3o est\u00e3o ainda dispon\u00edveis no mercado, e o planeta, pois as emiss\u00f5es de CO2 dos autom\u00f3veis e carrinhas continuam a aumentar.<\/p>\n
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A Quercus lamenta esta estrat\u00e9gia da ind\u00fastria autom\u00f3vel para tentar demover os reguladores de avan\u00e7ar com novas metas mais ambiciosas para 2025 e 2030, enquanto prolongam a venda de autom\u00f3veis a gas\u00f3leo durante o maior tempo poss\u00edvel. Fica o alerta aos decisores pol\u00edticos para que n\u00e3o se deixem enganar e exige a defini\u00e7\u00e3o de limites mais restritos de emiss\u00e3o de CO2 j\u00e1 para cumprir em 2025; metas para a venda de ve\u00edculos el\u00e9tricos e garantias de que as redu\u00e7\u00f5es de emiss\u00f5es acontecem na estrada e n\u00e3o apenas nos laborat\u00f3rios dos fabricantes.<\/p>\n
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Lisboa, 09 de abril de 2018<\/p>\n
A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n
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[1] Ag\u00eancia Europeia Internacional, Global Energy & CO2 Status Report, 2017<\/p>\n
https:\/\/www.iea.org\/geco\/oil\/<\/a><\/p>\n <\/p>\n [2] T&E, Cars and vans: how to stop CO2 emissions growing?, 2017<\/p>\n