Núcleo Regional de Guarda
Conheça as actividades do Núcleo Regional de Guarda da Quercus.
Núcleo Regional de Guarda
Conheça as actividades do Núcleo Regional de Guarda da Quercus.
Núcleo Regional de Guarda
Conheça as actividades do Núcleo Regional de Guarda da Quercus.
Guarda
Desafio "Como resolver o problema dos incêndios florestais?" | 2015-2016
Os incêndios florestais são considerados atualmente um dos maiores problemas ambientais do nosso País. No distrito da Guarda, entre 1 de janeiro e 15 de outubro de 2014, a área ardida foi de 5 235 hectares. Em 2015, e segundo o 9.o relatório provisório de incêndios florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre 1 de janeiro e 15 de outubro a área ardida foi de 11 889 hectares, o que se traduz num aumento de 127% relativamente ao ano anterior, colocando o distrito da Guarda no primeiro lugar em termos de área ardida.
É por isso urgente encontrar soluções inovadoras e criativas que reduzam o risco de incêndio e protejam a nossa floresta. Nesse sentido, o Núcleo Regional da Guarda da Quercus em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento de Conservação da Natureza do Centro e com o apoio da empresa Gesflopor – Gestão florestal de Portugal, Lda, lançaram este desafio o qual pretendeu envolver o maior número de crianças entre os 6 e os 10 anos que frequentam espaços de ATL do concelho da Guarda, para desenharem e/ou escreverem sobre possíveis soluções para os incêndios florestais.
Findo o período de entrega, de mais de 130 trabalhos e de avaliação dos mesmos, estão reunidas as condições de inaugurar a exposição com os 33 trabalhos mais votados, na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, entre as 10h30 e as 11h30, no átrio do Instituto Português do Desporto e da Juventude da Guarda, pelo que aproveitamos o ensejo para convidar todos quantos tiverem interesse e curiosidade. A exposição estará patente ao público até final do mês de agosto. É ainda de realçar que a organização decidiu premiar um trabalho vencedor de cada ano escolar.
Os melhores trabalhos de cada ano receberão:
Aluno do 1.º ano: Livro "Era uma vez um urso no Gerês";
Aluno do 2.º ano: Livro "A Gota de água que precisou de tomar banho";
Aluno do 3.º ano: jogo didáctico da Science4You;
Aluno do 4.º ano: Livro "Ambiente para jovens";
Todos os ATL's receberão um certificado de participação.
Caso seja necessário algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através dos seguintes contactos:
Quercus (Bruno Almeida) 931 104 568 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
ICNF (Eng. António Borges) Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Diretor-Geral Gesflopor (Luís Gonçalves) 965 079 397 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Foi convidado a integrar a equipa de júris o Comandante dos Bombeiros da Guarda o qual prontamente aceitou.