• Pesticidas
  • Pesticidas

Ervas Espontâneas: Caminhada, conferência e degustação" - 21 de março de 2019, Alvito

Ervas espontâneas: Caminhada, conferência e degustação, Alvito, 21 de março de 2019

Aceitar mais as ervas nas nossas aldeias, vilas e cidades é uma questão muito simples do ponto de vista técnico, uma vez que automaticamente permite poupar dinheiro em controlos desnecessários, esbarra numa questão complexa... a nossa mentalidade e consciência!

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância das ervas espontâneas e a opção pelo abandono dos herbicidas, o município de Alvito organizou esta sessão convidando a Quercus através da campanha Autarquias em Glifosato/Herbicidas.

Uma conceção mais natural dos espaços não implica necessariamente um aspeto mais descuidado ou inestético. Pelo contrário, conduzirá a uma paisagem mais verde e mais florida. Precisamos todos de conhecer melhor a vegetação espontânea e isso dá-nos um outro olhar! Na caminhada para identificação de ervas espontâneas mal chegámos a uma berma da estrada à saída desta simpática vila alentejana, a surpresa foi geral pela diversidade de ervas... havia um pouco de tudo: espécies comestíveis, medicinais, algumas venenosas, outras que eram absolutamente deslumbrantes pela beleza das suas flores! E apesar do cenário de seca que estamos a viver e ainda mais nesta região do país, a natureza parecia estar na mais perfeita harmonia.

Certo e sabido que a caminhada teve de ser bastante mais curta, porque as paragens eram constantes para admirar tanta diversidade! Depois da sessão no auditório seguiu-se o momento da degustação e como habitualmente todos os participantes gostaram muito do pão de bolota e do queijo degustados no final. Um belo dia para celebrar a Semana sem Pesticidas e o primeiro dia da Primavera!

Foto 1 – Caminhada: Identificando as ervas...

Foto 2 – Conferência

Foto 3 – Degustação: Pão de bolota, queijo com urtigas, queijo com ervas aromáticas, tisanas

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb