• Conheça o trabalho da Quercus no Tejo Internacional

    Dos projetos de conservação da natureza à promoção do turismo sustentável, venha descobrir as riquezas da zona do Tejo Internacional.

  • Conheça o trabalho da Quercus no Tejo Internacional

    Dos projetos de conservação da natureza à promoção do turismo sustentável, venha descobrir as riquezas da zona do Tejo Internacional.

Terrenos junto ao Tejo

 

Na freguesia do Rosmaninhal a Quercus é proprietária de diversos prédios rústicos alguns deles confrontando com a margem portuguesa do rio Tejo num total de 2,5 Km. Aqui existem áreas de montado de azinho disperso, olival e pastagens bem como manchas por vezes bastante diversificadas de matagal mediterrânico. Nestas áreas é feita uma gestão da vegetação dirigida para a conservação da flora mas também das aves que aqui ocorrem algumas delas nidificando em escarpas fluviais que aqui ocorrem, especialmente na margem portuguesa.

 

Nestes terrenos existem duas pequenas casas (Cubeira e Pinhelva) a necessitar de obras de manutenção, as quais no futuro deverão servir de apoio a visitas e actividades de conservação na região. Num dos terrenos propriedade da nossa associação está instalado um campo de alimentação de aves necrófagas com o qual pretendemos dispensar suplemento alimentar para as populações de abutres que nidificam e ocorrem nesta região.


tejointernacional

Noutro local a sul dos Alares fica situado um observatório de aves magnificamente instalado sobre um promontório com vista de grande alcance sobre um largo troço do rio Tejo e serras de Espanha a sul deste rio, constituindo um local privilegiado para observação da avifauna.

 

Acessos: Todos estes locais podem ser visitados a partir das cartas e informações constantes nos guias de passeios editados pela associação não sendo de momento possível utilizá-los para alojamento. O alojamento pode no entanto ter lugar na nossa casa do Rosmaninhal que se situa a escassos Km destes locais.

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb