• Conheça o trabalho da Quercus no Tejo Internacional

    Dos projetos de conservação da natureza à promoção do turismo sustentável, venha descobrir as riquezas da zona do Tejo Internacional.

  • Conheça o trabalho da Quercus no Tejo Internacional

    Dos projetos de conservação da natureza à promoção do turismo sustentável, venha descobrir as riquezas da zona do Tejo Internacional.

Monte Barata

 

Esta propriedade com cerca de 409 hectares, adquirida pela Quercus em 1992, fica situada nas freguesias de Malpica do Tejo e Monforte da Beira (concelho de Castelo Branco) e dista cerca de 5,5 Km desta última povoação. É constituída essencialmente por montado de azinho e sobro, com algumas árvores de grandes dimensões, possui olival e áreas de pastagem natural e algumas galerias de vegetação ripícola mais ou menos preservadas ao longo das ribeiras do Marmelal e do vale Juncoso.


Com um denso e coberto arbóreo constituído à base de azinheiras e sobreiros, na sua maioria de grandes dimensões, o Monte Barata alberga uma extensa área de exuberante vegetação mediterrânica que contrasta por vezes com o coberto vegetal das áreas envolventes que foi progressivamente eliminado e substituído por culturas agrícolas ou plantações de eucaliptos. Aqui se podem observar muitas das espécies referidas para a área do Tejo Internacional desde os veados e javalis às grandes aves de rapina ou às cegonhas pretas.

 

Pretende-se aqui realizar actividades de conservação dos solos, projecto de arborização e manutenção/fomento da área de montado, manutenção de olival, actividades de conservação da Natureza, turismo natureza, educação ambiental, investigação, etc.

 

Monte Barata

 

Acessos: Existem hoje estradas de boa qualidade desde Castelo Branco até Monforte da Beira. Junto à saída desta povoação para Castelo branco, no primeiro cruzamento à esquerda segue um estreito e sinuoso caminho alcatroado por entre muros e sebes. Um quilómetro depois surgem várias saídas à direita deste caminho, em direcção ao vale do Tejo. Há que virar no 2º ou no 3º destes desvios em terra batida. Qualquer deles dá acesso ao Monte Barata por caminhos onde há que ter algum cuidado, especialmente durante o Inverno.

 

 

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb