Visita à Reserva Natural do Paul de Arzila

 

No próximo dia 18 de Abril, sábado, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza uma visita à Reserva Natural do Paul de Arzila, importante espaço natural que urge conhecer e preservar.

A Reserva Natural do Paul de Arzila é uma importante zona húmida localizada na margem esquerda do rio Mondego que foi criada com o objetivo de proteger e conservar os valores naturais, nomeadamente os elementos geomorfológicos, a flora e fauna especifica residente e migradora e os respetivos habitats. O Paul de Arzila é uma das últimas zonas húmidas do vale do Baixo Mondego, com fatores geográficos, extensão e cobertura vegetal adequados à fixação e desenvolvimento de diversas comunidades, possuindo habitats com relevância e também uma elevada diversidade faunística, sendo local de nidificação, refúgio e paragem para muitas espécies da avifauna, destacando-se a presença de Águia-pesqueira, o Goraz, a Garça-vermelha, o Tartaranhão-ruivo-dos-pauis, a Águia-calçada, a Cigarrinha-ruiva e o Garçote.

 

Paul de Arzila 

 

PERCURSO PEDESTRE


A visita ao Paul de Arzila iniciar-se-á no respetivo Centro de Interpretação da Reserva Natural, após o que terá lugar um pequeno percurso pedestre, de forma a dar a conhecer a diversidade florística e a avifauna locais.


Distância a Percorrer: cerca de 2 Km

Duração do Percurso: cerca de 1,5 Horas

Nível de Dificuldade: baixo

 

Após a visita e o percurso pedestre no Paul de Arzila, propõe-se que tenha lugar um almoço de confraternização em forma de piquenique partilhado, para o qual desde já solicitamos a adesão de todos os participantes. Após o almoço terá lugar uma visita à Ilha da Morraceira, no Estuário do Mondego. Esta ilha fica no meio do estuário e junto à cidade da Figueira da Foz, podendo ser acedida por automóvel, sendo composta principalmente por sapais e salinas, algumas das quais ainda se encontram em atividade, destacando-se a riqueza da avifauna que aqui também se pode encontrar.

 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.

         

Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Se possível levar binóculos e guia de campo de aves. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.


O ponto de encontro é às 8.30 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Rua de Espinho, Bl. 30 – R/C F, Urb. de Santiago, em Aveiro. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.



INSCRIÇÕES

A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone 966551372 ou do e-mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 16-04-2015. Esta atividade é destinada a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita.

 

Oo número de participantes é limitado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb