Portugal e Espanha chegam acordo sobre Almaraz

Quercus considera este um primeiro passo mas ainda claramente insuficiente

 

 

AlmarazO Governo Espanhol e o Governo Português chegaram a um acordo relativamente  à queixa de Portugal na Comissão Europeia sobre a construção de  um armazenamento individualizado (ATI) de resíduos nucleares junto à Central Nuclear de Almaraz, localizada na Extremadura Espanhola, junto à fronteira com Portugal.

 

A Quercus considera que este é um primeiro passo que vai ao encontro das revindicações dos milhares de cidadãos portugueses e espanhóis, e do que a Quercus tem vindo a defender, uma vez que fica claro que Portugal foi indevidamente ultrapassado na questão da consulta pública sobre  a construção de  um armazenamento individualizado (ATI) de resíduos nucleares em Almaraz.

 

O acordo alcançado entre os dois Governos vai permitir suspender temporariamente a construção do ATI e dar a Portugal maior capacidade de intervenção em todos os processos relacionados com Almaraz, o que é positivo, e dá razão a todos aqueles que têm vindo a considerer Almaraz uma questão verdadeiramente ibérica.

 

Contudo, a Quercus considera esta medida como sendo uma medida de carácter essencialmente politico e insuficiente, e que ainda não responde às verdadeiras expectativas da sociedade portuguesa, uma vez que não dá ainda a garantia que a Declaração de Impacte Ambiental favorável à construção do ATI seja revogada e Portugal possa participar devidamente no processo de consulta pública.

 

Assim, a Quercus considera que o Governo Português não deve abrandar nos seus esforços junto de Espanha, tendo em vista a participação nacional em todo o processo e o encerramento da Central Nuclear de Almaraz em Junho de 2020, data para a qual a Central tem licença de funcionamento.

 

Lisboa, 21 de Janeiro de 2017

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 As Direções dos Núcleos Regionais de Portalegre e de Castelo Branco da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb