Apresentação do Projeto Golfi & Friends – Por Um Mundo Genial

Amanhã, dia 27 de Janeiro, pelas 12h45, no Auditório do Centro Helen Keller, em Lisboa, terá lugar a apresentação do Projeto Golfi & Friends – Por Um Mundo Genial, projeto desenvolvido pelo Clube Português de Praticantes de Minigolfe (CPPM) e pela Quercus, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Programa “Desporto para Todos”. 

 

A Educação Ambiental deve assentar na sensibilização dos cidadãos para pequenos gestos diários, sendo que o princípio do 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) deve nortear a conduta de todo o cidadão responsável e consciente. O ensino e a adoção pelos mais novos deste princípio é de extrema importância para o futuro do planeta e destes resultará uma diminuição significativa dos problemas decorrentes da poluição do solo, da água e do ar e uma mais eficaz economia na utilização dos recursos naturais fundamentais ao futuro da espécie humana.

 

O Golfi & Friends – Por Um Mundo Genial enquadra-se nesta necessidade emergente, tratando-se de um projeto didático, sem fins lucrativos, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e que tem por objetivo educá-las para a sustentabilidade ambiental com base nos referidos 3 R´s.


O projeto assenta na simplificação e no enriquecimento pedagógico do Minigolfe, uma prática desportiva de baixo impacte ambiental, sendo as pistas representadas por um tapete amovível e os obstáculos construídos pelas crianças com desperdícios passíveis de serem reciclados, sendo que durante o processo, ensinar-se-á temas fundamentais no domínio da sustentabilidade ambiental. Os obstáculos serão construídos em conformidade com as matérias abrangidas no currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico e outras matérias que, embora facultativas, se afigurem de relevante interesse para as crianças. 

 

Porque assenta numa modalidade desportiva, o projeto pretende também educar as crianças para outras questões. O desporto é uma das mais importantes e completas ferramentas ao serviço do desenvolvimento humano e, por conseguinte, da sociedade. O Golfi & Friends persegue, também, esse objetivo, sendo globalmente, um projeto de educação através do desporto.

 

O projeto gira à volta de uma menina chamada Golfi, que tem dois companheiros de aventuras: uma toupeira e um pirilampo. Todos os dias, a Golfi e os seus amigos – e outros bichinhos que vão aparecendo para lhe contarem histórias sobre o que se passa no mar, nos solos, no ar, e tantos outros sítios – partem à aventura para cumprirem a sua missão: cuidar do nosso planeta e transformá-lo, com a ajuda de todos, num lugar absolutamente genial.

 

As atividades do projeto passarão também pela criação de uma divertida Ecoletter, livros infantis, palestras e ateliers nas escolas, entre outros meios e atividades em que a Golfi e os amigos abordarão temas relacionados com a salvaguarda do ambiente. Todo o Projeto é ilustrado pela conceituada ilustradora infantil – Mafalda Milhões.

 

Pretende-se que o Golfi & Friends seja implementado num número alargado de escolas públicas e privadas do 1º Ciclo do ensino básico de Portugal Continental e Ilhas, e atendendo ao elevado número de escolas existentes e à sua dispersão geográfica no território, essa implementação será progressiva e controlada para assegurar a qualidade do Projeto. Assim, neste primeiro ano de vida, o projeto será desenvolvido em dez escolas diferentes, funcionando o projeto como experiência piloto, e esperando-se que numa segunda fase esse número possa aumentar significativamente, em função da adesão e do interesse da comunidade escolar.

 

Conheça melhor o Projeto em: www.golfiandfriends.com (disponível a partir de dia 27/1/16)

 

Lisboa, 26 de Janeiro de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

A Direcção do Clube Português de Praticantes de Minigolfe

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb