Quercus assina Manifesto "Menos um Carro"

“Menos Um Carro” é um projeto que se traduz num Movimento a favor de uma mobilidade mais sustentável, em que cada pessoa é convidada a repensar a necessidade de utilização de viatura particular na cidade, dados as alternativas e argumentos assentes na sustentabilidade.

menos um carro 2

O Manifesto “Menos Um Carro”, agora assinado pela Quercus, consiste num compromisso para unir esforços para sensibilizar a mudança de atitudes e comportamento face aos padrões de deslocação quotidianos, para difundir e produzir informação sobre as iniciativas dedicadas ao tema da mobilidade sustentável, para desenvolver a plataforma www.menosumcarro.eu, e para contribuir para a expansão do Movimento “Menos Um Carro”. Pretende-se com isto alcançar uma sociedade mais solidária, sustentável e ecoeficiente.

Com origem na Grande Lisboa, ambiciona-se a projeção e replicação deste Movimento por todo o país.

A cerimónia de assinatura decorreu na Câmara Municipal de Lisboa a 22 de setembro, simbolicamente marcando também o Dia Europeu Sem Carros e o Dia do Transporte Público em Lisboa. Presente na iniciativa, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, desafiou os portugueses a comprometerem-se igualmente com a causa deste compromisso, agindo por uma mobilidade mais sustentável.

quercus menos carro

Assinatura do Manifesto "Menos um Carro" pela Quercus e 14 outros novos parceiros,22 de setembro de 2016, Câmara Municipal de Lisboa

menos um carro

Quão sustentável é a sua mobilidade?

A Quercus desafia-o a fazer mudanças no seu dia a dia por uma mobilidade mais sustentável!
Avalie o seu progresso através do cálculo do Índice de Mobilidade Sustentável (IMS) no Facebook.

O IMS é um valor numérico que revela o nível e a qualidade da mobilidade de cada pessoa. O IMS resulta de uma fórmula que conjuga as respostas às questões que representam os três eixos em causa – económico, social e ambiental –, originando um número entre 0 e 100. Quanto mais elevado, mais sustentável é o seu comportamento.

Sabe realmente quanto poderia estar a poupar?

Seguro automóvel, combustível, revisões e reparações são apenas alguns dos custos que os proprietários de um automóvel particular têm ao final do mês. Mas afinal qual é o custo médio mensal que tem o seu veículo particular? Faça as contas com a ajuda deste Simulador de Poupança