Quercus realiza ação de recolha de sementes no Parque Natural da Serra da Estrela - 19 de Outubro, Manteigas

sementesEstá aberta a época para a colheita de sementes florestais para o projeto Floresta Comum. Os últimos três meses do ano são os mais intensos no que respeita ao número de espécies florestais autóctones com sementes prontas a colher. Existem também sementes possíveis de colher ao longo de todo o ano, embora em menor número de espécies.

As sementes serão colhidas em locais específicos que garantam a sua qualidade genética e posteriormente encaminhadas para o viveiro do ICNF mais próximo da sua zona de proveniência. Estes viveiros produzirão plantas florestais para serem doadas através do projeto Floresta Comum.

Neste sentido, após uma primeira ação de recolha decorrida ontem, 28 de setembro, em Mondeguinho, Gouveia, haverá outra saída de campo também no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), a 19 de outubro, abrangendo vários locais do concelho de Manteigas.  A ação terá início às 10h00 e terminará pelas 16h00. Estão abertas as inscrições para os voluntários que queiram participar.

A par da recolha de sementes, estas ações têm como objetivo sensibilizar os participantes para a importância das espécies florestais autóctones e em particular das espécies recolhidas. Será promovido o convívio entre os participantes, sugerindo-se que as refeições sejam feitas ao longo do dia no meio da natureza, através de um piquenique partilhado.

As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou tlm. 931 104 568.

Para mais informações poderá ser consultado o site: www.florestacomum.org


Guarda, 29 de Setembro de 2014

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
A Direção do Núcleo Regional da Guarda da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb