Alterações climáticas: Quercus presente hoje, pelas 16h, nas ações de Nova Iorque, Lisboa, Porto e Faro

climate mobilizationHoje, 21 de setembro, decorrerão em todo o mundo inúmeras ações integradas num fim-de-semana de mobilização pelo clima à escala planetária. Uma chamada de atenção para os cidadãos de todo o mundo e um apelo aos Chefes de Estado e de Governo que participarão na Cimeira especial sobre o Clima a 23 de setembro, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Espera-se que esta reunião seja um importante passo para o ambicionado Acordo de Paris – o acordo global para travar as alterações climáticas a assinar em Dezembro de 2015. É fundamental que o mundo mude de rumo: só assim será possível manter o objetivo, ainda ao alcance, de evitar as consequências catastróficas das alterações climáticas.

Este conjunto de eventos de mobilização pretende alertar para a necessidade de todos agirmos no sentido de se encontrar uma solução para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, causadoras do aquecimento global e das alterações climáticas.

A Quercus vai estar presente nas mobilizações de Nova Iorque, Lisboa, Porto e Faro.


Nova Iorque - 16h30 (hora de Portugal Continental)
A maior marcha climática de sempre

A Marcha pelo Clima em Nova Iorque vai iniciar-se hoje às 11.30h (hora local – 16.30h em Portugal Continental). Vai organizar-se junto à zona Oeste do Central Park entre as ruas 59ª e 86ª (ocupando perto de 2,5 quilómetros), percorrerá a 6ª avenida, a 42ª rua e terminará junto à 34ª rua, após passar pela 11ª avenida. O tempo de percurso será de aproximadamente duas horas e deverá mobilizar centenas de milhares de participantes, dividindo-se em seis temas:

1.    Uma frente de crise, uma oportunidade de mudança
2.    Conseguimos mudar o futuro
3.    Temos soluções
4.    Sabemos quem são os responsáveis
5.    O debate terminou (passar dos factos as ações)
6.    Para que tudo mudo, precisamos de todos

A Quercus estará presente com outras organizações não governamentais de ambiente no tema 3 da marcha – “Temos soluções”.

O objetivo principal é apelar aos Chefes de Estado, de Governo e Ministros que participarão na Cimeira da ONU dentro de dois dias, na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque, para anunciarem e se comprometerem com a resolução do problema das alterações climáticas, cujos prejuízos são visíveis à escala mundial e se agravarão significativamente se não invertermos o ritmo crescente de emissões de gases com efeito de estufa.



Lisboa, Praça do Rossio, 16h00
Mobilização contra as Alterações Climáticas

A Quercus associa-se hoje à mobilização da Avaaz em Lisboa. De bicicleta, a pé ou de patins, com a família ou amigos, o objetivo é reunir o máximo de pessoas possível. Haverá cartazes com corações verdes (a imagem usada mundialmente em todas as marchas), pinturas faciais, um painel gigante para pintar 'in loco' e ainda um planeta insuflável gigante. A concentração está marcada para as 16 horas, na Praça do Rossio, em Lisboa. A criatividade de todos os participantes neste evento será fotografada, filmada e enviada para Nova Iorque, como testemunho comum dessa participação.


Evento oficial no Facebook:https://www.facebook.com/events/514161385381869/



Porto, Parque da Cidade, 16h00
Marcha Porto pelo Ambiente

A Quercus marcará também presença na Marcha Porto pelo Ambiente, organizada pela Avaaz. Todos os participantes deverão comparecer no ponto de encontro – o Parque da Cidade – pelas 15 horas, de modo a poderem ser feitos os preparativos para a marcha. Também aqui os corações verdes simbolizarão esta causa, podendo ser usado em vários suportes, como t-shirts, bandeiras, telas ou simplesmente pintado nos rostos.

Evento oficial no Facebook: https://www.facebook.com/events/962660913760921/



Faro, Relvado do Teatro Municipal, 16h00
Concentração pelo Clima

No Algarve, a Concentração terá lugar no relvado do Teatro Municipal de Faro, pelas 16h00, contando com a colaboração do GlocalFaro, do Núcleo Regional da Quercus do Algarve e do Núcleo de Faro do PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza. Os participantes são convidados a apresenta propostas sobre medidas que devem ser implementadas a nível local. Como atividade complementar, a organização propõe ainda uma troca de sementes.


Evento oficial no Facebook: https://www.facebook.com/events/381813488634445/

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb