5 anos da PONG-Pesca: assinatura do novo protocolo e estreia nacional do documentário “Sandgrains”

PONG-Pesca  Comemorações dos 5 anos - Cartaz - MNo dia 16 de novembro de 2014 – Dia Nacional do Mar – a Plataforma de Organizações Não Governamentais sobre a Pesca (PONG-Pesca) celebrará 5 anos de existência. Para assinalar a data, as oito organizações que agora compõem a plataforma* irão organizar dois eventos abertos ao público, na segunda-feira, dia 17 de novembro, pelas 17:30, no Teatro do Bairro, em Lisboa: a apresentação do novo protocolo de entendimento da plataforma e a estreia nacional do documentário “Sandgrains” (Grãos de Areia).

Primeiro, os responsáveis pelas 8 ONG irão proceder à assinatura e apresentar o novo protocolo de entendimento da plataforma. O novo documento formaliza a adesão de duas novas associações – o Observatório do Mar dos Açores (OMA) e da WWF Portugal – e pretende integrar as aprendizagens acumuladas durante os primeiros anos de existência da plataforma, de forma a adequa-la à fase de implementação da nova Política Comum de Pescas (PCP), quer em termos de orientações, quer em termos de regras de funcionamento e metodologias de trabalho.

Por outro lado, mantendo a promoção da exploração sustentável dos recursos pesqueiros em todas as suas vertentes, ecológica, social e económica, tendo em vista a conservação dos ecossistemas marinhos e também o desenvolvimento das comunidades ligadas a esta atividade como principal foco, o novo protocolo define também outras áreas de interesse que serão abordadas pela plataforma, tendo em conta a necessidade de lidar com as pescas de forma integrada com as restantes atividades e impactos humanos nos ecossistemas marinhos e costeiros. A exploração dos recursos não vivos e a gestão integrada do meio marinho e costeiro são alguns exemplos.

Em seguida, pelas 18:30, será apresentado em estreia nacional o documentário “Sandgrains” (Grãos de Areia), em parceria com a Associação Caboverdeana de Lisboa e que contará com a presença do realizador Jordie Montevecchi.
Sinopse - Após uma longa ausência, José Fortes regressa a Cabo Verde e encontra sua comunidade transformada. O peixe, fonte de rendimento e alimento durante gerações e gerações, está a desaparecer do mar e a população local vê-se forçada a vender a areia das suas praias para sobreviver. A razão para isto pode ser vista ao redor do arquipélago: navios europeus que regressam a casa com peixe proveniente de águas Cabo-verdianas. “Sandgrains” é um documentário financiado coletivamente e produzido sob licença criativa comum.

A entrada nos dois eventos é gratuita mas sujeita a pré-inscrição e ao limite de lotação do Teatro do Bairro. Os pedidos de inscrição devem ser enviados para o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Lisboa, 5 de novembro de 2014

* Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação dos Elasmobrânquios (APECE), Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Observatório do Mar dos Açores (OMA), Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena), Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e WWF Portugal – World Wildlife Fund.

logos pong

Mais vídeos aqui.