Projeto Green Cork/Quercus: Continente é o parceiro que recolhe mais rolhas em Portugal

 

ROLHAEm 2008, foi estabelecida uma parceria entre a Quercus e o Continente para implementação do projeto Green Cork. Este projeto tem por objetivo recolher rolhas de cortiça, enviá-las para reciclagem e, deste modo, promover a cortiça e financiar a (re)arborização através do projeto Floresta Comum. Com pontos de recolha em todas as lojas do país, o Continente é o maior parceiro na recolha de rolhas, com mais de 90% dos totais recolhidos anualmente.

 

Nas lojas do Continente já foram entregues cerca de 200 toneladas de rolhas de cortiça, o que permitiu à Quercus distribuir milhares de árvores autóctones para iniciativas de (re)arborização. Só no ano de 2012, com a iniciativa “Rolhas que dão Folhas” - promovida pelo Continente - foram entregues mais de 45 mil sacos cheios de rolhas de cortiça pelas 854 escolas participantes.

 

No mês em que se celebra o dia da floresta autóctone (23 novembro) é lançada uma nova campanha de recolha de rolhas para escolas e IPSS.

 

A valorização económica da cortiça nas suas diversas aplicações permite a preservação de um dos hotspots de biodiversidade do mediterrâneo e de uma cultura rural e tradicional portuguesa ligada ao montado de sobro. A principal aplicação deste material nobre é, sem dúvida, a rolha e a possibilidade da sua reciclagem aumenta os benefícios ambientais associados à sua utilização. O Continente, reconhecendo a importância de preservação do montado de sobro, empenhou-se com a Quercus em ações de divulgação, sensibilização e promoção da reciclagem das rolhas de cortiça.

Separar as rolhas, em casa ou num restaurante, é dar oportunidade para que este material seja reutilizado noutras aplicações, diminuindo a quantidade de resíduos e garantindo o armazenamento do CO2 na cortiça durante mais tempo. O destino das rolhas deixou então de ser o Lixo e passou a ser um Rolhinhas ou o Balcão de Informação das lojas Continente. A partir daqui, e usando apenas a logística já existente sem aumentar as emissões de CO2, as rolhas são encaminhadas para reciclagem. Em 2012, para assinalar o Ano Internacional da Floresta, o Continente promoveu  a iniciativa “Rolhas que dão Folhas” e premiou as 20 escolas que recolheram mais rolhas, proporcionalmente ao número de alunos.

 

Uma nova campanha de recolha de rolhas teve início no passado dia 1 de novembro, mês em que se celebra o Dia da Floresta Autóctone (23), prolongando-se até 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente). Esta campanha, que tem como destinatários escolas e IPSS, vai premiar as 4 entidades que se destacarem em termos de recolha de rolhas. O prémio pode variar a nível do local, mas consistirá sempre numa visita a um espaço que respeite os valores naturais e da sustentabilidade e constitua uma experiência de aproximação à natureza e à construção de cidadãos ambientalmente responsáveis.

 

 

- Valorize a cortiça - Reduza resíduos – Suporte a reflorestação com espécies autóctones -

 

 

Vila Nova de Gaia, 4 de novembro de 2014

 

 

A Direção da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

logos green cork

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb