Quercus apresenta amanhã, 28 Março, em Manteigas, o projeto LIFE TAXUS - Restaurar bosquetes de teixo

No próximo dia 28 de Março, a Quercus irá apresentar em Manteigas o projeto "LIFE TAXUS - Restaurar bosquetes de teixo [9580* Florestas Mediterrânicas de Taxus baccata]", iniciativa que conta com o co-financiamento do Programa LIFE+ da União Europeia. O projeto teve início em Julho de 2013 e termina em Dezembro de 2016, estando a ser implementado nos únicos dois Sítios de importância Comunitária onde ainda existe o habitat em Portugal: Peneda-Gerês e Serra da Estrela. A intervenção na Serra da Estrela incide sobre baldios comunitários distribuídos pelos concelhos de Manteigas, Covilhã e Seia, e na Peneda-Gerês em terrenos do Estado sob gestão do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O projeto LIFE TAXUS tem como objetivo central contribuir para a recuperação deste habitat prioritário, de forma a manter a diversidade do mosaico florestal, melhorando as áreas existentes e incrementando a área de ocupação na Rede Natura 2000. De forma a alcançar este objetivo, pretende-se promover ações que favoreçam a regeneração natural e/ou reduzam os riscos de incêndio, com a limpeza de caminhos e das orlas dos bosquetes, promover a conexão entre as várias áreas onde o habitat ocorre, e incremento da área de ocupação com a plantação de espécies características do habitat onde o Teixo domina ou co-domina, em conjunto com espécies como o azevinho (Ilex aquifolium), a tramazeira (Sorbus aucuparia) ou o bidoeiro (Betula celtiberica). As plantas a utilizar estão a ser produzidas ex situ nos viveiros florestais do Sabugal, geridos pelo ICNF.


Também se pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de preservar um habitat florestal muito raro e extremamente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas através de uma ampla campanha de divulgação do projeto, onde se inclui um programa de sensibilização para a comunidade escolar.


O projeto também envolve diversas entidades

O projeto coordenado pela Quercus conta localmente com o apoio de diversas entidades, que de forma direta ou indireta contribuem para alcançar os objetivos definidos no projeto, nomeadamente o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), o Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de São Pedro, o Conselho Diretivo dos Baldios de Unhais da Serra, a Assembleia de Compartes da Lapa dos Dinheiros e o Conselho Diretivo dos Baldios de Unhais da Serra.

O acompanhamento científico está a cargo do CEG – IGOT (Centro de Estudos Geográficos – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa).


Apresentação do projeto

A apresentação pública do projeto "LIFE TAXUS - Restaurar bosquetes de teixo [9580* Florestas Mediterrânicas de Taxus baccata]", irá decorrer amanhã, dia 28 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Manteigas, com o apoio do Município de Manteigas, e terá o seguinte programa:


14:00 – 14:30 Sessão de abertura
Nuno Sequeira – Presidente da Direção Nacional da Quercus - ANCN
José Manuel Custódia Biscaia – Presidente da Câmara Municipal de Manteigas
Rui Melo – Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro (ICNF) *
Luís Figueiredo - Director-Geral da Valormed - Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos*

 

14:30 – 15:00 Apresentação do projeto
Nuno Forner – Coordenador projeto LIFE TAXUS
Estevão Portela-Pereira (CEG – IGOTUL)

15:30 – 16:00 Ação de plantação

 


Lisboa, 27 de março de 2014


A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 



Visite o site em www.lifetaxus.quercus.pt

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb