Incêndio ameaça Sítio do Romeu da Rede Natura 2000, em Trás-os-Montes

qualidade ar incendiosA Quercus alerta para a ocorrência do incêndio florestal que deflagrou hoje, ao início da tarde, junto da aldeia de Cortiços, no concelho de Macedo de Cavaleiros, ameaçando o Sítio do Romeu da Rede Natura 2000, onde existe o maior sobreiral de Trás-os-Montes.

O local integra o Sítio de Importância Comunitária do Romeu da Rede Natura 2000, onde ocorre um sobreiral associado a outros habitats e espécies raras como o zimbro, que são muito importantes para a conservação da nossa floresta autóctone.

Têm ocorrido nos últimos anos diversos incêndios em Sítios classificados ao abrigo da Rede Natura 2000, com graves prejuízos ambientais para estas áreas, sem que as autoridades competentes dêem a atenção que estes merecem.

A Quercus considera que existe um desajustamento das medidas públicas de defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente a falta de apoio ao investimento aos proprietários, o que contribui para a ausência de execução das acções de gestão da floresta, situação que favorece o risco de propagação dos incêndios no espaço rural e as lamentáveis ocorrências de danos em pessoas e bens.

Considerando o risco de reacendimento, o grande perímetro da área ardida e os valores naturais desta área classificada do Romeu, independentemente do incêndio ser dominado, a Quercus apela às autoridades competentes para que mantenham meios de vigilância activos nos próximos dias.



Lisboa, 16 de julho de 2014

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb