"O que nos une a todos – A Contabilidade da nova economia": proposta da Quercus foi apresentada em Evento Paralelo na Rio+20 (2)


No dia 21 de junho de 2012, a Quercus apresentou, na Rio+20, o documentário “O que nos une a todos – A Contabilidade da nova economia”, que aborda várias questões estruturais que o desafio da sustentabilidade nos coloca.

 

A apresentação decorreu entre as 14:00h e as 15:45h (hora do Brasil, menos quatro do que em Portugal), no Espaço Arena da Barra, Auditório ARN-2, localizado na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 340, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e contou com a presença da Sra. Ministra da Agricultura, Mar e Ordenamento do Território, Doutora Assunção Cristas.

 

A primeira questão abordada é o problema da dispersão dos benefícios (serviços de ecossistema) e encargos (poluição) que se dispersam por todo planeta.

 

Para capturar estas “externalidades”, a Quercus avança com a proposta da constituição de um suporte jurídico global e a construção um sistema de contabilidade sobre este património comum. Para a constituição deste suporte, propõe-se a utilização de uma aproximação jurídico-formal da noção de Património Comum da Humanidade aos sistemas climático e oceânico, reconhecendo a existência de um Património Natural Intangível da Humanidade.

Esta abordagem implica a obtenção de um Ecosaldo de cada país relativamente à manutenção dos sistemas naturais globais, a institucionalização da sua gestão e a criação de um sistema de acertos de contas e compensações, baseado em princípios de reciprocidade, equidade e justiça.

 

O documentário é todo filmado em Portugal, recorrendo a imagens aéreas, às quais se juntam animações multimédia, tornando possível visualizar as relações de consumo e disponibilização de serviços ambientais a nível local e global.

 

Este evento paralelo da Rio+20 conta a participação do IIDMA - Instituto de Internacional de Derecho Medio Ambiental de Madrid, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Gaia”.


 

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2012

 

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb