Selo Topten vai distinguir no mercado os modelos de baixo consumo presentes em www.topten.pt

 

selo topten.jpgDecorreu no passado dia 10 de Abril, pelas 11 horas, na loja Media Markt de Alfragide a sessão de lançamento do Selo Topten, que contou com a presença de representantes das várias marcas que já aderiram a esta iniciativa, desenvolvida pela Quercus com o objetivo de divulgar, no mercado, os produtos distinguidos pelo projeto Topten, em www.topten.pt, como os mais eficientes em termos de consumo energético.

 

Neste lançamento, foi feita uma entrega simbólica às 16 empresas já aderentes: Ford, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Renault, Toyota, Mazda, Tensai, Gorenje, LG, Liebherr, Whirlpool, Miele, Canon, Oki e Philips. Este conjunto de marcas abrange já todas as oito categorias que neste momento existem no Topten.pt, incluindo máquinas de lavar roupa e loiça; lâmpadas de baixo consumo; frigoríficos; arcas e congeladores; impressoras e multifunções, monitores e ainda automóveis. A Quercus entregou, gratuitamente, a estas marcas um Selo personalizado para cada um dos seus modelos reconhecidos em www.topten.pt, podendo utilizá-lo no respetivo modelo ou em materiais publicitários do mesmo.



 

De acordo com Francisco Ferreira, da Quercus, presente nesta sessão de lançamento, "este Selo é uma ferramenta para divulgar as marcas mais eficientes, com mais preocupações em desenvolvimento tecnológico e boas práticas ambientais dos consumidores. Será mais uma útil ajuda para os consumidores identificarem, diretamente nos suportes publicitários e nos pontos de venda, os produtos menos consumidores em termos energéticos".

Para Manuel Coimbra, Director da Media Markt Portugal, superfície onde decorreu esta sessão, “esta inicitiva é muito importante pois vem reforçar a informação que prestamos aos consumidores para a compra de equipamentos mais eficientes”.


 

O objectivo é conseguir abranger o maior número de marcas presentes emwww.topten.pt, entre o total das 71 actualmente representadas nas oito categorias do Projecto.

No sentido de acompanhar a evolução do mercado, a Quercus realiza, anualmente, a atualização das várias categorias de produtos. Como tal, a renovação, destituição ou nova atribuição do Selo será feita de acordo com as atualizações, de modo a que os produtos assinalados nas lojas correspondam sempre aos que estão listados em www.topten.pt.

Sobre o Projeto Topten (www.topten.pt)
O Projecto Topten propõe-se orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos consumidores de energia usando como critério fundamental, na seleção dos mesmos, a eficiência energética e considerando também o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, no ambiente e o seu nível de qualidade. Através de uma ferramenta de pesquisa online os consumidores podem facilmente escolher e comparar os melhores produtos disponíveis no mercado, em diferentes categorias (eletrodomésticos, lâmpadas, equipamentos de escritório e automóveis), de acordo com o seu desempenho, o consumo de energia ou outros recursos, entre outras características. Os critérios de seleção estão publicados, têm por base os regulamentos e normas em vigor, procurando sempre ser mais exigente que estes e são totalmente transparentes e independentes dos fabricantes/importadores. Este projeto pretende que os consumidores façam escolhas inteligentes no momento em que precisam de comprar/substituir um produto ou equipamento.

A Quercus tem vindo a desenvolver, desde 2007, o projeto Topten em Portugal. Este projeto integra 19 países europeus e foi também recentemente alargado aos Estados Unidos da América e à China.

 

Lisboa, 10 de abril de 2012

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 



 selo topten1 selo topten2

 Reportagem Bom Dia Portugal, RTP

 





 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb