15 Anos de Olimpíadas de Ambiente

A Final Nacional da 15ª edição das Olimpíadas do Ambiente decorreu de 6 a 9 de Maio, na cidade da Horta, ilha do Faial, depois de ultrapassadas as duas eliminatórias que aconteceram em Janeiro e Março. Nos últimos quinze anos de actividade, o projecto envolveu directamente mais de 405 000 jovens, do 7º ao 12º ano de escolaridade e centenas de professores. A presente edição contou com a participação de cerca de 41 000 alunos oriundos de todos os distritos e ilhas do país, representando o maior número de sempre de escolas inscritas na história do projecto.

pastedGraphic.pdf

 

Nesta celebração da Educação e do Ambiente 77 finalistas da modalidade “Ambiente à Prova” compareceram na última e grande comemoração pedagógica daquela que é a mais abrangente iniciativa nacional de Educação Ambiental. Marcaram igualmente presença os 5 professores responsáveis pelos projectos premiados na modalidade “Ambiente e Cidadania”. Durante os dias da Final estiveram em exposição os dez melhores trabalhos da modalidade “Ambiente e Arte” – duas das mais recentes modalidades deste projecto.

 

Inerentes aos vastos conhecimentos provados ao longo dos últimos meses, muitasforam as actividadesrealizadasneste fim-de-semana especial. Entre acções de campo, provas orais e testes escritos, váriasforam as temáticas discutidas, sempre com o ambiente como pano de fundo e com particular incidência na região açoriana: Conservação da Natureza, Recursos Naturais, Poluição, Estilos de Vida, Ameaças Globais, Política Ambiental e a Realidade Portuguesa.

 

O ponto mais alto desta iniciativa ficou naturalmente marcado pela atribuição dos prémios a todas as categorias a concurso. Assim, entre uma enorme emoção e, acima de tudo, boa disposição que tão bem caracteriza os participantes, os vencedores das várias categorias foram:

 

Modalidade “Ambiente à Prova”

 

Categoria Sénior

 

  • Grande Vencedor – Salomão Fernandes, Bragança
  • Menções Honrosas – Lucas Lopes, Aveiro
  • Menções Honrosas – Edgar Pereira, Leiria

 

Categoria Júnior

 

  • Grande Vencedor – Beatriz Soares, Porto
  • Menções Honrosas – Carolina Gonçalves, Braga
  • Menções Honrosas – Carmen Machado, Beja

 

Modalidade “Ambiente e Cidadania”

 

  • “Arunca... conhecer para preservar” – E.B.I. Gualdim Pais
  • “Bologta: a bolota que tem um blogue” – E.S. Quinta das Palmeiras
  • “Castelo Branco – Habitat de cegonhas” – E. Cidade de Castelo Branco
  • “Monção mais verde” – EPRAMI
  • “Pensar a Terra; agir no Valsassina” – Colégio Valsassina

&

  • Menção Honrosa - “Eco-Animação” – E.B. 2,3 S. Dr. Hernâni Cidade

 

Modalidade “Ambiente e Arte”

 

  • E.B.S. Lajes do Pico

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

 

Promovidas pela Universidade Católica Portuguesa, pela Quercus e pelo Zoomarine, as Olimpíadas do Ambiente têm o Alto Patrocínio da Presidência da República e, este ano, contam com a parceria da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar da Região Autónoma dos Açores, do "Objectivo 2015 - Campanha do Milénio", da "Fundação Gonçalo da Silveira", do “Centro Regional de Excelência - Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e da Escola EB 2,3 Silva Gaia (Coimbra). São igualmente apoiadas pelas seguintes entidades: Águas do Algarve, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, Movijovem – Pousadas da Juventude, Rodoviária de Lisboa, Susana Gateira e Universidade dos Açores.

 

Como é hábito, começam já esta semana os preparativos das XVI Olimpíadas do Ambiente, cuja Final Nacional decorrerá em Maio de 2011, em Faro, sob a égide das Águas do Algarve SA (Anfitrião) e a Universidade do Algarve (Parceiro).

 

Mas porque os bons planos para o futuro são sempre assentes nas meritórias experiências do passado, à Secretaria Regional do Mar e do Ambiente (Governo dos Açores) não foram poupados elogios por parte de todos os participantes, promotores e apoiantes. O empenho, o profissionalismo, a dedicação e a paixão pelo Ambiente que a SRAM demonstrou no âmbito das XV Olimpíadas, em geral, e pela respectiva Final Nacional, em particular, firmaram-se indubitavelmente como uma extraordinária referência que pode e deve servir de exemplo para todo o Portugal – um ideal de trabalho, organização, hospitalidade e sustentabilidade perfeitamente partilhados com as Olimpíadas do Ambiente e pelos milhares de docentes e discentes que a elas todos os anos se dedicam.

 

Pois que venha o futuro! Como a Final Nacional que agora termina na Horta claramente demonstrou, há razões para sermos optimistas. E há um caminho claro a percorrer – e que durante os próximos meses aponta para o Algarve…

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb