Saiba tudo com a actualização do topten.pt

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza no âmbito do Projecto TopTen (www.topten.pt) actualizou as categorias de Automóveis e Frigoríficos. O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line que pretende orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos consumidores de energia de utilização diária: electrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório e ainda automóveis.

 

A eficiência energética é o critério fundamental na selecção dos mesmos, sendo também considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, no ambiente e o seu nível de qualidade. Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que estes têm um papel activo no combate às alterações climáticas e informar sobre o que cada um pode fazer para melhorar o seu desempenho ambiental. É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

 

Na passada semana, a Quercus efectuou uma actualização dos rankings relativos a automóveis e frigoríficos.

 

No caso dos automóveis, os critérios de ordenação incluíram as emissões de dióxido de carbono, causadoras do agravamento de efeito de estufa e consequentes alterações climáticas, a emissão de outros poluentes atmosféricos, o ruído causado e ainda o uso de recursos, reflectindo a reciclagem que é possível efectuar dos materiais do veículo.

 

Os veículos encontram-se divididos por classes: mini-carros, pequenos carros, compactos, classe média, classe média superior e carrinhas de seis ou mais lugares. Saiba, por exemplo, que as marcas BMW, Ford, Honda e Toyota apresentam os melhores modelos nas classes entre os mini-carros e a classe média superior.

 

No caso dos frigoríficos e combinados à venda em Portugal, a Quercus notou uma grande evolução na sua eficiência energética. No espaço de apenas nove meses o número de modelos de classe A++ triplicou, estando actualmente 11 modelos disponíveis no mercado. Os frigoríficos encontram-se distribuídos em várias subcategorias para facilitar a escolha do modelo mais adequado às necessidades de cada família.

 

A Quercus considera que os consumidores devem procurar e exigir equipamentos que consumam menos energia. A tecnologia tem evoluído nesse sentido, mas existe ainda muito a fazer. Este projecto pretende também alertar os produtores e representantes das marcas para a necessidade de investimento no desenvolvimento de aparelhos mais eficientes, promovendo assim a poupança de energia e recursos.

 

 

Lisboa, 20 de Agosto de 2009

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb