Apresentação da Declaração de GAIA

Amanhã, dia 10 de Setembro a Quercus organiza o Dia do Condomínio da Terra no Pavilhão de Portugal na EXPO Saragoça 2008, onde irá apresentar a proposta de texto da futura “Declaração de GAIA”, a declaração constitutiva do Condomínio da Terra.

 

O Condomínio da Terra é um projecto lançado pela Quercus que ambiciona harmonizar a tensão existente entre a necessidade humana de territorialidade (propriedade ou soberania) e a interdependência global das suas diversas acções, cujo corolário é a responsabilidade global originada pela unidade física e interdependente da Biosfera.

 Pretende-se desta forma dar início a um amplo debate internacional sobre as propostas contidas nesta Declaração que irá ser assinada na cidade de Gaia, a 22 de Abril de 2009, DIA DA TERRA.

 

GAIA é nome da Deusa grega da Terra, que deu origem igualmente à famosa Teoria de GAIA, de James Lovelock, que foi pioneira a explicar a Terra Viva, que se comporta como um sistema simples e auto-regulado constituído por componentes físicas, químicas, biológicas e humanas. A emergência das alterações climáticas veio confirmar os fundamentos desta teoria. Este é o motivo da escolha da cidade portuguesa de Gaia para assinatura desta declaração.

 

A integração dos sistema jurídico e económico com o funcionamento da Biosfera, baseado num modelo de gestão que organiza a nossa vizinhança global como um condomínio, será a principal ideia inovadora. Esta Declaração estará disponível no site www.condominiodaterra.org a partir de dia 10 de Setembro, pelas 16.30h.

 

 

EXPO SARAGOÇA 2008 - 10 de Setembro - Pavilhão de Portugal

DIA DO CONDOMÍNIO DA TERRA

 

11.00 - Recepção aos convidados.

Manhã livre na EXPO.

16.00 – Intervenção Presidente da QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, 

Prof. Doutor Hélder Spínola.

16.30 – Conferência “Organizar a vizinhança global - O Condomínio da Terra”, pelo Dr. Paulo Magalhães.

17.00 – Intervenção da Prof. Josilda Lima, Universidade do Estado da Bahía, Brasil

17.30 – Apresentação do texto da futura “DECLARAÇÃO DE GAIA”, a declaração constitutiva do Condomínio da Terra, a ser assinada na cidade de Gaia, em 22 de Abril de 2009. Apresentação a cargo do Prof. Doutor Artur Sá, da Comissão Nacional da UNESCO.

18.00 – Pausa para Café

18.15 – Intervenção Senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gaia, Dr. Mário Fontemanha.

18.45 – Intervenção do Prof. Doutor Martí Boada, Prémio Global 5OO das Nações Unidas e membro do Comité Espanhol no Programa das Nações Unidas para o Ambiente

19.00 – Encerramento.

 

 

Lisboa, 9 de Setembro de 2008 

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb